Topo

Vinícolas, calmaria e cenários além da praia exibem Califórnia menos óbvia

Degustação de vinhos no Les Marchands Wine Bar & Merchant, em Santa Barbara - Divulgação
Degustação de vinhos no Les Marchands Wine Bar & Merchant, em Santa Barbara Imagem: Divulgação

Mari Campos

Colaboração para o UOL

05/12/2019 04h00

Mar, surfe, calçadões lotados de gente sarada e skatistas em Venice, a calçada da fama em Hollywood, os museus de Los Angeles, o píer de Santa Monica, os cafés hipsters em Abbot Kinney. São muitos os atrativos californianos para os mais distintos perfis de turistas.

Há, porém, uma Califórnia menos óbvia e a curtíssima distância da maior cidade do estado e possível de ser explorada de carro - o chamado Golden State adota até o slogan "Road Trip Republic" ("República das Viagens de Carro"). Veja algumas dicas para visitar em uma semana cenários variados, que vão de belas praias a charmosas vinícolas.

Casas coloniais e (muito) vinho

Vista das casas coloniais de Santa Bárbara - Unsplash - Unsplash
Vista das casas coloniais de Santa Bárbara
Imagem: Unsplash

Em Santa Bárbara, o calçadão à beira-mar repleto de palmeiras desta apaixonante localidade abriga muitos jardins, praças bem cuidadas, casinhas coloniais brancas e uma infinidade de bares, lojas, cafés e restaurantes.

Para explorar o destino, há farta oferta para aluguel de bicicletas, tours guiados em bondinhos antigos e, na orla, cruzeirinhos de uma a três horas de duração para ver a cidade a partir do mar e procurar os muitos golfinhos e leões-marinhos que chegam por lá. As reservas podem ser feitas na hora, no próprio Waterfront.

Vista do cruzeiro em Santa Bárbara - Divulgação - Divulgação
Vista do cruzeiro em Santa Bárbara
Imagem: Divulgação

Quando o fim de tarde chega, a melhor pedida é rumar para Funk Zone, uma antiga área abandonada totalmente revitalizada nos últimos anos, que hoje reúne lojas, bares, restaurantes, cervejarias artesanais, vinícolas urbanas e wine rooms, como a deliciosa Pali Wines. Para comer e beber à noite, é o descolado Lark, queridinho das celebridades, que anda ganhando os holofotes por ali.

Babi's Beer Emporium, em Santa Bárbara - Divulgação - Divulgação
Babi's Beer Emporium, em Santa Bárbara
Imagem: Divulgação

Do hotel Belmond El Encanto, localizado no topo de uma das colinas de Santa Barbara e um dos mais tradicionais da cidade, a gente tem vistas panorâmicas para a cidade toda e suas praias.

Outro destaque local é a região vinícola, que ficou internacionalmente conhecida por causa do filme "Sideways". Hoje, são mais de 120 vinícolas diferentes no vale, incluindo as premiadas The Brander Vineyard, Rusack Winery e Buttonwood Farm.

Clos Solene Winery - Divulgação - Divulgação
Clos Solene Winery, uma das muitas vinícolas de Santa Bárbara
Imagem: Divulgação

A cidade também é base perfeita para explorar, por exemplo, a produção do Vale de Santa Ynez - a uma hora de viagem do centro da cidade. É possível reservar tours de meio-dia ou dia inteiro, com visitas a vinícolas e degustações, nas próprias recepções dos hotéis. Boa parte deles inclui também uma parada em Buellton que, apesar do tamanho diminuto, está se tornando um verdadeiro pólo de destilarias e cervejarias artesanais.

No caminho de volta a Los Angeles, é parada imperdível a pequena Solvang, um pedaço da Dinamarca em plena Califórnia. Ali há famílias falando puro dinamarquês entre elas, arquitetura típica e padarias e docerias dinamarquesas sempre cheias.

Solvang - Divulgação - Divulgação
Solvang é um pedaço da Dinamarca em plena Califórnia
Imagem: Divulgação

Na sequência, vale também para conhecer as pequenas Oxnard (com seu novo mercado The Annex e o gigante complexo de compras The Collection) e Ventura Beach.

Ventura tem um centro charmoso, com direito a muitos cafés convidativos e um belo museu da época das missões jesuítas. Há também muitos bares e cervejarias artesanais, como o descolado Fluid State Beer Garden, e o Ventura Píer e seu Ventura Harbour são perfeitos para um café ou drinque ao pôr do sol. Outra parada para os shopaholics são os Camarillo Premium Outlets, que promete descontos em grandes grifes de moda de até 70%.

Surpresas de Malibu

Muito além dos surfistas que fizeram a fama de séries antigas de TV, a cidade reúne bons restaurantes, como o Malibu Farm, no píer, e o Carbon Beach Club, dentro do Malibu Beach Inn. Além disso, revela belas paisagens em suas montanhas, o Malibu Creek.

Malibu Farm - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Malibu Farm
Imagem: Reprodução/Instagram

Lá estão vinhos premiados e, como a produção ainda é pequena, raros e degustados somente no local. A empresa Malibu Discovery promove diariamente tours privativos e em pequenos grupos para visitar as vinícolas.

Dentre as atrações do Creek está Paramount Ranch, um espaço da Paramount Pictures onde chegam a ser montadas cidades cenográficas inteiras durante as gravações de filmes e seriados - com sorte dá para ver algum movimento lá durante a visita.

Ao outro lado da mítica estrada Pacific Coast Highway, recentemente reaberta por completo, mais praias e beach clubs. Vale a parada em Zuma Beach, que conta com mais de dois quilômetros de areias branquinhas e ótima infra-estrutura para quem quer passar o dia. Com frequência golfinhos chegam bem pertinho da beira-mar.

Pacific Coast Highway - Divulgação - Divulgação
Pacific Coast Highway é uma das estradas mais icônicas dos EUA
Imagem: Divulgação

É por ali também que fica o pequeno restaurante The Sunset, que já recebeu Marilyn Monroe e John Kennedy em seus fortuitos encontros em outros tempos. Hoje, com uma pinta hispter mais descolada, serve pratos rápidos com bom custo x benefício e vista para o mar.

Os mais aventureiros ainda podem completar a estadia pela região incluindo em seus itinerários as trilhas para hiking Corral Canyon Park e Sara Wan Trailhead. Com sorte, dá também para avistar baleias e golfinhos no Point Dume Nature Preserve - com um sossego difícil de encontrar em outros cantos do estado.

Paraíso de "foodies"

Em menos de meia hora saindo do Aeroporto internacional de Los Angeles, é possível chegar à charmosa Torrance. Ao contrário de famosos destinos como West Hollywood ou Downtown LA, a pequena cidade de menos de 150 mil habitantes é um paraíso de zero trânsito, com tudo perto e fácil de explorar.

Torrence - iStock - iStock
Torrance fica ao lado de Los Angeles
Imagem: iStock

Com clima relax, belas praias, boa oferta hoteleira e bons museus - com destaque para o Torrance Art Museum, o Chen Art Gallery (de impressionante acervo oriental) e o divertido Western Museum of Flight (para fãs de aviação), é lá que se encontra a Torrance High School, famosa internacionalmente nos anos 90 por servir de cenário para séries como "Barrados no Baile" e "Buffy - A Caça-Vampiros". Além disso, a cidade abriga o terceiro maior shopping center dos EUA, o Dell Amo Fashion Center.

O que tem atraído turistas para lá, porém, é sua impressionante taxa per capita de bares e restaurantes, com diversas cervejarias artesanais, destilarias de gin e uísque e gastronomia com referências de Havaí à China.

Que a força esteja com você

Também ao lado de LA fica Anaheim, um dos mais importantes centros para feiras e convenções no país. É ali que ficam os parques californianos da Disney (incluindo a nova área de Star Wars, Galaxy's Edge, recentemente inaugurada e praticamente no centro da cidade) e da Universal, assim como o Knott's Berry Farm, um antigo parque temático inspirado nos personagens dos "Peanuts" que tem algumas das melhores montanhas-russas do Estado.

Galaxy's Edge - mercado - Divulgação - Divulgação
Galaxy's Edge, um dos parques de diversão mais recentes da Califórnia
Imagem: Divulgação

Há dois grandes shoppings na cidade e inúmeras opções em restaurantes, cafés, bares e cervejarias artesanais por toda parte. O destaque maior fica por conta do mercado Packing District, que revitalizou uma antiga área industrial da cidade com um mercado quase hipster repleto de lojas fora do óbvio e opções em bares e restaurantes.

Anaheim Packing District - Divulgação - Divulgação
Anaheim Packing District
Imagem: Divulgação

Também vale conhecer o The Blind Rabbit, um bar e restaurante com jeito de speakeasy que se vale de gastronomia e mixologia extremamente sensoriais para manter em franco crescimento sua legião de fãs. O mexicano Urbana também é pedida certeira, seja almoço, happy hour ou jantar.

The Blind Rabbit - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
The Blind Rabbit, o speakeasy mais charmoso de Anaheim (Califórnia)
Imagem: Reprodução/Instagram

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado, a capital da Califórnia é Sacramento.