Topo

Símbolo da Austrália, Uluru fechará para turistas a partir deste sábado

Monte Uluru, na Austrália - Corey Leopold/Tourism Australia
Monte Uluru, na Austrália Imagem: Corey Leopold/Tourism Australia

Do UOL

25/10/2019 09h08

Após dois anos do anúncio, o monólito Uluru, considerado sagrado para os aborígenes e símbolo do outback australiano, vai fechar para turistas a partir deste sábado (26). A decisão foi tomada para que o local "não vire um parque temático" e sofra danos culturais.

"É um local extremamente importante, não um parque de diversões ou um parque temático como a Disney. Se eu viajar para outro país e houver um sítio sagrado, uma área de acesso restrito, eu não entro ou escalo, eu simplesmente respeito", disse o representante do povo Anangu e presidente da diretoria do local, Sammy Wilson, em novembro de 2017.

A imprensa local e as redes sociais mostraram que houve uma real corrida para aproveitar as últimas semanas de abertura da atração. "Um amigo está no Uluru e me enviou essa foto - dizendo que é a maior lotação que já viu e que há uma fila de carros estacionados por um 1 km na estrada até a base do monte"

O maior monólito do mundo, que tem 348 metros de altura, fica dentro do Parque Nacional Uluru-Kata Tijuata e é considerado um monte sagrado para diversos povos locais.

Há anos, os Anangu e autoridades locais tentam impedir a escalada, considerada um "passeio obrigatório" para quem vai ao país. Apesar da proibição de escalada ter sido aprovada, no entanto, o turismo para conhecer a rocha não será proibido e os turistas poderão conhecer o monólito normalmente - tanto por terra como pelos passeios de helicóptero ou balão.

O povo Anangu é considerado o "protetor" do monólito há centenas de milhares de anos e os aborígenes acreditam que a pedra foi criada por seus antepassados no início da vida na Terra.