Topo

Como é viajar na melhor companhia aérea do mundo de 2019

A Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo pela premiação Skytrax World Airline Awards  - Divulgação/Qatar Airways
A Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo pela premiação Skytrax World Airline Awards Imagem: Divulgação/Qatar Airways

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

09/10/2019 04h00

Todos os anos, a premiação Skytrax World Airline Awards (considerada uma espécie de Oscar da aviação) elege a melhor companhia aérea do mundo e, em 2019, a escolhida foi a Qatar Airways, empresa sediada no Qatar.

Mas o que faz a Qatar Airways ser tão elogiada? A seguir, veja como é voar com a empresa.

Alcance global

Avião da Qatar Airways, companhia aérea do Qatar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Pertencente ao riquíssimo Estado do Qatar, a Qatar Airways é uma das companhias aéreas que mais crescem no mundo.

Atualmente, a empresa voa para mais de 160 destinos ao redor do globo, na América do Norte, América do Sul (incluindo o Brasil), Europa, Ásia, África e Oceania.

E novas rotas continuam sendo adicionadas ao cardápio: em 2019, a Qatar começou a atender lugares como Lisboa (Portugal), Rabat (Marrocos), Izmir (Turquia) e até Mogadíscio, na Somália.

Trata-se de uma das empresas aéreas com maior alcance global nos dias de hoje.

Aviões modernos

Boeing 787 Dreamliner da Qatar Airways  - Sitikka/Getty Images - Sitikka/Getty Images
Imagem: Sitikka/Getty Images

A Qatar Airways é dona atualmente de mais de 250 aeronaves. São, em sua grande maioria, modelos modernos e eficientes.

A companhia possui 10 Airbus A380, que têm, cada um, capacidade para 517 passageiros e que estão, nos dias de hoje, entre os maiores aviões comerciais do planeta.

Também fazem parte da frota um total de 30 aeronaves Boeing 787 Dreamliner, com janelas amplas e iluminação que ajuda o passageiro a dormir melhor.

E a empresa conta ainda com dezenas de jatos Boeing 777, um dos aviões mais eficientes do mundo para voos de longa distância.

Melhor classe executiva

Poltronas viram cama de casal na nova classe executiva da aérea Qatar Airways - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esta foi a quinta vez que a Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo pelo Skytrax World Airline Awards.

Na edição da premiação de 2019, a empresa também ganhou o título de "melhor classe executiva do globo" e "melhores assentos de classe executiva do mundo".

Aeronaves da Qatar oferecem uma classe executiva chamada QSuite (na foto acima), que se aproxima bastante de uma experiência de primeira classe.

A QSuite abriga assentos que se transformam em camas para duas pessoas, possibilitando que casais e famílias se aconcheguem no avião durante o voo.

Nesta classe executiva, há também grupos de assentos que podem ser posicionados em uma configuração para formar um espaço de socialização para familiares e amigos, permitindo que as pessoas realizem as refeições ou vejam filmes em grupo, como se estivessem na sala de casa. E tudo regado a refeições e bebidas refinadas.

Mas não é barato viajar lá: uma passagem de ida e volta entre o Brasil e o Qatar na QSuite chega a custar mais de R$ 30 mil.

Classe econômica

Classe econômica da Qatar Airways - Divulgação/Qatar Airways - Divulgação/Qatar Airways
Imagem: Divulgação/Qatar Airways

A Qatar Airways também possui uma classe econômica elogiada (e que ficou em terceiro lugar no ranking de melhores classes econômicas do mundo da premiação Skytrax World Airline Awards, atrás da Japan Airlines e da Singapore Airlines).

O sistema de entretenimento oferecido pelos monitores disponíveis para cada assento deste espaço conta com mais de 4.000 opções de filmes, séries de TV, documentários, jogos e afins.

Diversos modelos de aeronaves da empresa, por sua vez, como os Airbus A380 e os Airbus A319, oferecem wi-fi na classe econômica.

E, atualmente, a Qatar está colocando novos assentos na classe econômica de diversos de seus aviões, que prometem propiciar mais espaço para os viajantes.

Eles contam, por exemplo, com duas superfícies de apoio para as refeições e objetos pessoais, como notebooks, além de apoio de cabeça móvel e adaptável à altura do passageiro e sistema de inclinação que deve dar mais espaço para todos.

Serviços

O Museu de Arte Islâmica leva a assinatura do mesmo arquiteto que projetou a pirâmide do Louvre - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Em terra, os passageiros da Qatar Airways também podem ter acesso a serviços atrativos.

Um deles é um tour pela cidade de Doha, capital do Qatar, que clientes da companhia podem fazer caso se vejam em uma longa conexão no aeroporto local, o Aeroporto Internacional de Hamad (hoje um importante ponto de conexão para voos internacionais no mundo).

Trata-se de um passeio pago (que custa cerca de US$ 20), mas que é uma boa opção para quem não quiser passar horas no terminal de embarque esperando pelo voo.

O tour recolhe os viajantes no aeroporto e os leva para uma excursão que visita cartões-postais de Doha como o Souq Waqif (mercado cheio de lojinhas com produtos do Oriente Médio), o Corniche (um calçadão à beira das águas do golfo Pérsico marcado por edifício modernos) e o belo Museu de Arte Islâmica (na foto acima), que tem sua arquitetura assinada pelo chinês-americano I.M. Pei, responsável pela pirâmide do museu do Louvre, em Paris.

Hub de primeira classe

Aeroporto Internacional de Hamad, no Qatar - sansara/Getty Images - sansara/Getty Images
Imagem: sansara/Getty Images

A Qatar Airways tem como "hub" (principal centro de operações) o Aeroporto Internacional de Hamad, que serve a cidade de Doha, capital do Qatar.

E trata-se de um local que, nos dias de hoje, se encontra seguramente entre os mais lindos aeroportos do mundo.

Este aeroporto será a principal porta de entrada para a Copa do Mundo de 2022 e abriga edificações cheias de formas curvas, que podem lembrar dunas e as ondas do mar (duas imagens muito relacionadas com o Qatar).

Seus terminais de embarque, por sua vez, são constantemente palco para exibições de obras de arte que entretêm os passageiros à espera de um voo.

VÍDEO: Veja como será a cabine de um avião no futuro

UOL Notícias