Topo

Viagem

Roteiros de praia


Frio? Veja praias nordestinas onde, mesmo no inverno, o sol é frequente

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

28/08/2019 04h00

Oficialmente, o inverno brasileiro deste ano vai até o dia 23 de setembro.

Isso significa que diversas cidades do país, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, estarão propensas a enfrentar temperaturas baixas por mais quase um mês.

No território verde e amarelo, entretanto, há lugares aonde a friaca chega com pouca frequência.

São os famosos balneários nordestinos, abençoados com o calor do astro-rei durante boa parte do ano e que, de quebra, oferecem lindas praias para o turista.

Em setembro, há considerável incidência de chuvas em muitos destes locais. Mas, mesmo assim, é possível encontrar, no Nordeste, dias para curtir uma praia com o céu limpo e o clima cálido.

A seguir, veja onde fazer isso.

Porto de Galinhas (PE)

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com temperaturas intensas em setembro, Porto de Galinhas, em Pernambuco, é um dos lugares mais lindos no Nordeste para uma viagem praiana.

Entre os destaques do balneário, estão as piscinas naturais que se formam no meio do oceano quando a maré está baixa (e que são visitadas em passeios feitos com jangadas coloridas).

Nestes locais, os turistas admiram uma água cristalina e imagens intrigantes, como uma piscina natural que lembra o mapa do Brasil.

Além disso, Porto de Galinhas abriga uma extensa rede hoteleira (com estabelecimentos para todos os níveis de conta bancária).

Fernando de Noronha (PE)

diegograndi/Getty Images/iStockphoto
Imagem: diegograndi/Getty Images/iStockphoto

Fernando de Noronha é outro destino pernambucano de primeira grandeza (e onde, nas próximas semanas, a temperatura estará alta).

Lá estão algumas das praias mais lindas do Brasil, como a Baía dos Porcos, que é cercada por imponentes formações rochosas, banhada por um mar cristalino e que fica perto do icônico Morro Dois Irmãos.

A Baía do Sancho (na foto), por sua vez, já foi eleita por diversas vezes a melhor praia do mundo pelo prêmio "Traveler's Choice", do site TripAdvisor.

E a praia do Atalaia oferece, na maré baixa, uma piscina natural na qual os viajantes conseguem fazer snorkel e admirar lindos peixes coloridos. De lá, é possível ver o fotogênico Morro do Frade.

Conde (PB)

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O município de Conde fica a cerca de 40 km da cidade de João Pessoa, a capital da Paraíba, e reúne faixas de areia lindíssimas em seu território.

Lá estão, por exemplo, as praias de Tambaba (com parte de sua orla frequentada por adeptos do naturismo) e Coqueirinho (na foto), uma orla dominada por coqueiros e com um mar agradável para um banho.

E o melhor: toda esta região litorânea é marcada por fotogênicas falésias avermelhadas. É possível subir nelas e fazer grandes fotos panorâmicas lá de cima.

O clima ajuda: neste mês de setembro, a temperatura em Conde irá chegar diversas vezes a 28ºC.

Boipeba (BA)

Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A ilha de Boipeba, na Bahia, encanta o viajante que busca, para suas férias, sensação de isolamento e muito contato com a natureza.

Com temperaturas agradáveis em setembro, o local é marcado por extensas praias de areia fofa protegidas por quilômetros de coqueiros (o que, nas áreas com pouca presença de banhistas, pode gerar no turista a impressão de estar em uma ilha deserta).

Com aconchegantes pousadas, clima de vila hippie e uma zona de campings, a praia de Moreré é o melhor lugar para se hospedar em Boipeba.

A praias de Bainema e da Cueira (na foto), por sua vez, costumam oferecer um mar quentinho e uma atmosfera de absoluta tranquilidade para o público.

E a Ponta dos Castelhanos é um lugar onde o mar ingressa em uma grande área de manguezal no sul de Boipeba, gerando uma paisagem selvagem pra lá de interessante.

Maracajaú (RN)

marchello74/Getty Images/iStockphoto
Imagem: marchello74/Getty Images/iStockphoto

O Rio Grande do Norte oferece um ótimo lugar para quem quiser passar muito tempo no mar nos próximos dias.

Trata-se do balneário de Maracajaú, que é parte do município de Maxaranguape, a aproximadamente 50 km de Natal.

Lá, uma das atividades mais populares é contratar um passeio de barco e ir até uma área no meio do mar onde existem bancos de corais. Quando a maré está em um nível ideal, é possível nadar em piscinas naturais nesta área.

Por causa desta característica, Maracajaú é conhecida como "o Caribe do Rio Grande do Norte".

Icaraí de Amontada (CE)

Jarbas Oliveira/UOL
Imagem: Jarbas Oliveira/UOL

No Ceará, não faltam praias que oferecem clima cálido mesmo durante o inverno brasileiro.

Um dos mais legais destes destinos litorâneos é Icaraí de Amontada, situada a aproximadamente 210 km da cidade de Fortaleza.

Trata-se de um balneário que ainda detém uma atmosfera de vila de pescadores e cuja paisagem é marcada por coqueiros e um oceano que, durante a maré baixa, exibe belíssimas piscinas naturais.

Cansou da água do mar? Pois saiba que, na região, também dá para fazer passeios de bugue e tours de barco pelo rio Aracatiaçu.

Península de Maraú (BA)

JunotPhotography/Getty Images
Imagem: JunotPhotography/Getty Images

A Península de Maraú é outro lugar para curtir um clima cálido mesmo no inverno, com áreas marítimas paradisíacas para um mergulho.

Um de seus principais atrativos é a praia de Taipu de Fora (na foto): na maré baixa, este destino é constantemente marcada por piscinas naturais, com água calma e cristalina. Uma areia fofinha e um extenso coqueiral completam a paisagem.

Taipu de Fora também conta com uma boa infraestrutura hoteleira.

Itacaré (BA)

DrC_Photography/Getty Images/iStockphoto
Imagem: DrC_Photography/Getty Images/iStockphoto

Além de Boipeba, quer curtir outro destino baiano que ofereça muito isolamento e contato com a natureza?

Então vá para a Itacaré, com praias paradisíacas e clima tropical mesmo no inverno.

Um dos lugares mais bonitos da região é a Praia da Engenhoca, que é parte da chamada Trilha das Quatro Praias, acessada através da rodovia BA-001.

É um local onde não entram carros e que é marcada por muita vegetação (e ótimas ondas para a prática do surfe).

Mais Roteiros de praia