Topo

Excêntrica e luxuosa, Dubai tem atrações que impressionam; veja 7 passeios

O que era uma vila de pescadores se transformou em uma das regiões mais cosmopolitas do mundo - Divulgação/Turismo Dubai
O que era uma vila de pescadores se transformou em uma das regiões mais cosmopolitas do mundo Imagem: Divulgação/Turismo Dubai

Maiara Camargo

Colaboração para o UOL, de Dubai*

03/08/2019 04h00

Se você já viu Dubai em filmes, fotos e séries e imagina uma cidade supermoderna com um toque de Las Vegas e o glamour de Singapura, sim, você tem razão.

A cidade é superlativa. Muitas das maiores construções do mundo estão lá, incluindo shoppings, prédio, pista de esqui, loja de doce e até uma roda gigante.

Uma certa excentricidade marca presença. Mas o fato é que é impossível deixar Dubai sem se impressionar com a capacidade humana de transformar o ambiente ao seu redor. O que era uma pequena vila de pescadores cercada por areia se transformou em uma das regiões mais cosmopolitas do mundo.

Para te inspirar no roteiro, aqui vai uma lista de top 7 passeios imperdíveis em Dubai.

Burj Khalifa

A emoção começa no elevador do Burj Khalifa, que sobe mais de 120 andares em 1 minuto  - Divulgação/Turismo Dubai - Divulgação/Turismo Dubai
A emoção começa no elevador do Burj Khalifa, que sobe mais de 120 andares em 1 minuto
Imagem: Divulgação/Turismo Dubai

Uma visita ao maior arranha-céu do mundo precisa estar na sua lista. São 828 metros de altura e 160 andares num complexo de apartamentos, escritório e um hotel cinco estrelas da Armani.

Para a visita ser ainda melhor, vale subir no mirante At the Top, que fica no 125º, ou visitar o The Lounge, no 152º andar. A emoção começa no elevador, que sobe mais de 120 andares em 1 minuto apenas. Lá do alto, dá pra ver Dubai em 360 graus. Escolha um dia sem névoa para admirar os prédios, o deserto, o mar e fazer aquela selfie matadora.

Na saída, vale almoçar em um dos restaurantes do maior shopping do mundo, localizado no mesmo complexo, reservar a tarde para compras, e esperar o show das fontes dançantes, que rola de hora em hora e fica especialmente bonito durante a noite. Se der, instale-se em um dos bares e prove a shisha, acessório usado para fumar tabaco saborizado, que é mania por lá.

Praia

As praias tem areia branca fininha e água cristalina e morna - Divulgação/Turismo Dubai - Divulgação/Turismo Dubai
As praias tëm areia branca fininha e água cristalina e morna
Imagem: Divulgação/Turismo Dubai

Que tal mergulhar no Golfo Pérsico? Pois bem, por lá te esperam areia branca fininha e água cristalina e morna (calorentos podem preferir um pulo na piscina).

Em Dubai existem duas maneiras de ir à praia: os clubes de praia e as praias públicas. Se o bolso permitir, separe um dia em um dos muitos beach clubs, como o Drift e o Summersalt.

Outra possibilidade é visitar o La Mer, espaço aberto ao público à beira-mar que combina sol e areia com compras no bairro de Jumeirah 1. Por lá, você encontra cabanas e cadeiras para alugar. Em qualquer praia da capital emiradense a presença dos prédios icônicos da cidade é marcante e rende fotos lindas. Aguente até o pôr do sol, vale muito a pena.

Marina

A Marina é um símbolo da poderosa capacidade de interferência no ambiente - Divulgação/Turismo Dubai - Divulgação/Turismo Dubai
A Marina é um símbolo da poderosa capacidade de interferência no ambiente
Imagem: Divulgação/Turismo Dubai

Um dos exemplos de projetos superlativos em Dubai, a Marina é um bairro construído na beira do mar e serve de símbolo da poderosa capacidade de interferência no ambiente. Além de muitos hotéis grifados (estão por lá Ritz-Carlton, Hilton, Sheraton, Sofitel) e prédios de arquitetura ultramoderna, o bairro possui a maior marina artificial do mundo.

Prepara-se para ver uma sequência interminável de iates e barcos de luxo. Vale conhecer o local e embarcar em uma das diferentes opções de passeio em barcos.

Pare para um mergulho em alto mar e pose em frente ao icônico skyline da cidade, especialmente no Atlantis, The Palm o majestoso hotel de luxo de Dubai. E certifique-se de voltar no horário do pôr do sol. A roda gigante de Dubai fica mais linda iluminada de dourado.

Helicóptero

No passeio é possível ter a visão de diferentes marcos da cidade - Divulgação/Turismo Dubai - Divulgação/Turismo Dubai
No passeio é possível ter a visão de diferentes marcos da cidade
Imagem: Divulgação/Turismo Dubai

Outro passeio chique para se fazer em Dubai é dar uma voltinha de helicóptero. Os preços para o tour de 12 minutos custam a partir de 650 aed por pessoa em uma aeronave que comporta seis passageiros.

Lá do alto, é possível ter a visão de um dos marcos da cidade: as muitas ilhas de mentirinha. Entre as mais impressionantes estão o Palm Islands, o maior arquipélago artificial do mundo, e a The World, que tem formato de mapa-múndi.

São concentrações de ilhas que estão em diferentes etapas de construção e representam um verdadeiro desafio arquitetônico. A ideia partiu do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, com o intuito de fortalecer o turismo local.

A Palm Jumeriah foi a primeira a ser construída e imita a forma de uma palmeira e atualmente abriga hotéis, condomínios, parques temáticos, aquário e muito mais. The World conta com 300 ilhas, formando o globo terrestre. Do alto, é lindo de se ver.

Refeição cultural

O SMCCU fica em uma torre de vento no bairro histórico Al Fahidi - Divulgação/Turismo Dubai - Divulgação/Turismo Dubai
O SMCCU fica em uma torre de vento no bairro histórico Al Fahidi
Imagem: Divulgação/Turismo Dubai

Que tal aproveitar uma refeição muçulmana típica enquanto aprende sobre os costumes e a cultura local em tapetes de estilo beduíno? Isso é apenas uma das atividades oferecidas pelo Centro de Entendimento Cultural Sheikh Mohammed (SMCCU).

Criado em 1998, o SMCCU fica uma torre de vento no bairro histórico Al Fahidi. O lugar lembra um cenário de filme e vale colocar no roteiro apenas pela arquitetura e região, onde estão situados restaurantes, cafés e outras paradas interessantes.

Durante a refeição -- café da manhã, brunch, almoço ou jantar, que custa a partir de 120 aed por pessoa, um guia local explica as tradições e fala de pontos singulares da religião, como a diferença de trajes para homens e mulheres e o mês de jejum, o Ramadã. Perguntas são bem recebidas e a comida é uma delícia.

Mesquita de Jumeirah

Um dos pontos mais interessantes é ouvir sobre as cinco orações diárias na Mesquita de Jumeirah - Divulgação/Turismo Dubai - Divulgação/Turismo Dubai
Um dos pontos mais interessantes é ouvir sobre as cinco orações diárias na Mesquita de Jumeirah
Imagem: Divulgação/Turismo Dubai

Continue o mergulho na cultura árabe visitando um dos marcos de Dubai, a Mesquita de Jumeirah, que tem entrada gratuita.

O local recebe pessoas de todas as religiões em visitas guiadas de 75 minutos todos os dias, excetos às sextas-feiras, às 10h e às 14h. Vale dizer que o fim de semana dos árabes ocorre de sexta-feira e sábado, domingo é dia útil.

Feriados, rituais e costumes islâmicos são explicados por um guia. Um dos pontos mais interessantes é ouvir sobre as cinco orações diárias e entender os chamados que invadem as ruas e estabelecimentos diariamente. Os turistas são aconselhados a vestirem roupas modestas para a visita. Na entrada da mesquita, também é possível emprestar um traje tradicional.

Souks

No souk de tecidos você encontra lenços, sedas, peças bordadas e afins - Divulgação/Turismo Dubai - Divulgação/Turismo Dubai
No souk de tecidos você encontra lenços, sedas, peças bordadas e afins
Imagem: Divulgação/Turismo Dubai

Outro passeio raiz é conhecer os souks (mercados) no coração de Dubai antiga. Comece atravessando o creek em um dos coloridos barquinhos que levam os locais. Depois, desembarque no souk de especiarias, os temperos e suas cores são encantadores.

Aproveite para comprar todas as lembrancinhas e presentes que você tem direito, é na região que você encontra os produtos mais autênticos. Tâmaras, chocolates em forma de camelo, óleos aromatizados, pashminas e o café árabe servem de ótimos souvenirs.

Siga para o souk de tecidos, onde você encontra lenços, sedas, peças bordadas e afins, e para o de perfumes - os vidrinhos são uma graça. Por fim, pare no souk do ouro, ali estão peças gigantes, como o maior anel do mundo (uma joia de 64 quilos que fica exposta).

Prepare-se para pechinchar e se divertir com a graça e simpatia dos vendedores que fazem de tudo para te fazer encher a sacola.

* A jornalista viajou a convite do Visit Dubai