Topo

Não sabe esquiar? Veja outras maneiras para curtir a neve na América do Sul

iStock
Imagem: iStock

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

01/08/2019 04h00

A temporada de viagens para diversos destinos de esportes de neve na América do Sul vai até, pelo menos, o mês de setembro. Se, em 2019 ou nos próximos anos, você pretende visitar algum destes locais pela primeira vez, é bom saber de uma coisa: esquiar não é tarefa simples para muita gente.

Deslizar ladeira abaixo em encostas de montanhas nevadas requer equilíbrio, agilidade, concentração e uma certa dose de coragem. É normal, portanto, que muitos turistas não encarem este tipo de atividade ao frequentar resorts de esqui. Mas há outros programas extremamente divertidos (e que têm a ver com neve) que podem ser realizados nestes lugares. A seguir, conheça algumas destas atividades.

Esquibunda

Esquibunda no parque Piedras Blancas, em Bariloche, Argentina - Hernan Villar/Turismo de Bariloche - Hernan Villar/Turismo de Bariloche
Imagem: Hernan Villar/Turismo de Bariloche

O nome é engraçado e o passeio é divertido: o esquibunda (em espanhol, chamado de "trineo") constitui uma atividade que entretém (e muito) adultos e crianças em Bariloche, destino de esportes de neve na Argentina que bomba de turistas brasileiros durante o inverno na América do Sul.

A brincadeira é realizada no parque Piedras Blancas (na foto), na ladeira sul do Cerro Otto: no local, o público senta em espécies de pranchas e desliza em pistas que atravessam três quilômetros da montanha, cruzando bosques e curtindo a neve de maneira lúdica.

E, antes da descida, os turistas precisam tomar um teleférico para ir ao topo da montanha: de lá de cima, se descortina uma vista incrível, com o lago Nahuel Huapi aparecendo na paisagem.

O esquibunda também pode ser praticado no complexo Parques de Farellones, acessível desde a cidade de Santiago, no Chile.

Zipline

Zipline no parque Piedras Blancas, em Bariloche, Argentina - Divulgação/Turismo de Bariloche - Divulgação/Turismo de Bariloche
Imagem: Divulgação/Turismo de Bariloche

Diversos destinos de esportes de neve também oferecem a oportunidade para o visitante voar sobre suas paisagens.

No parque Piedras Blancas, em Bariloche, por exemplo, é possível curtir o Zipline, uma espécie de tirolesa na qual o público desliza deitado ao longo de cabos de aço, como se estivesse em um asa-delta.

O percurso tem nada menos do que 1.500 metros de extensão e passa sobre belos cenários da região. Durante o trajeto, os participantes admiram as montanhas nevadas da região de Bariloche.

Tirolesas

Tirolesa, atividades ao ar livre, turistas - Marina113/Getty Images/iStockphoto - Marina113/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Marina113/Getty Images/iStockphoto

E há também as tirolesas tradicionais, que podem ser encontradas em vários destinos de neve da América do Sul.

A Reserva Biológica Huilo Huilo, por exemplo, que fica no Chile e abriga pistas de esqui, tem um circuito de tirolesas de 1.650 metros de extensão chamado Vuelo del Condor (Voo do Condor), no qual os participantes cruzam paisagens montanhosas, ficam a uma altura vertiginosa e passam sobre copas de árvores.

Já no complexo Parques de Farellones, facilmente acessado desde a capital chilena, Santiago, é possível curtir um complexo de tirolesas com extensões que variam entre 180 e 540 metros.

Hidromassagens

Portillo, Chile - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

E que tal curtir uma paisagem nevada fantástica a partir de hidromassagens ao ar livre?

Isso é possível no resort de esqui de Portillo, no Chile, onde o turista que não quer esquiar pode passar parte do dia dentro de uma água quentinha que fica de frente para a lagoa chamada Laguna del Inca, cercada por lindas montanhas cobertas de neve.

Trata-se de um lugar extremamente agradável e que, apesar do frio intenso em seu entorno, promete manter o turista em um ambiente cálido e tranquilo, completamente oposto ao clima de adrenalina das pistas de esqui.

Passeio de trenó

Passeio de trenó com cachorros, destinos de neve - alexei_tm/Getty Images/iStockphoto - alexei_tm/Getty Images/iStockphoto
Imagem: alexei_tm/Getty Images/iStockphoto

Localizado no noroeste da Patagônia argentina, o Chapelco Ski Resort oferece uma atividade bem única na América do Sul para quem não sabe esquiar.

Trata-se de um passeio em trenó puxado por cachorros siberianos, que atravessa bosques nevados e que, segundo o resort, agrada tanto a adultos quanto a crianças.

Chapelco também abriga teleféricos que propiciam vistas incríveis para as paisagens da área.

Motos de neve

Passeio com motos de neve em Huilo Huilo, no Chile - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Encostas nevadas de diversos destinos sul-americanos de esqui podem ser exploradas em passeios realizados com motos de neve.

Este tipo de atividade é realizado, por exemplo, no Chapelco Ski Resort, na Argentina. Nos tours, o público atravessa estreitas trilhas no meio de bosques nevados.

Já na Reserva Biológica Huilo Huilo, no Chile (na foto), os turistas usam motos de neve para fazer um percurso de 15 quilômetros na região do vulcão Mocho-Choshuenco, entrando em contato com lindas paisagens montanhosas.

E o resort de esqui Caviahue, na Patagônia argentina, promove excursões em motos de neve através de seu terreno nevado durante a noite.

Tubing

Tubing na neve, destinos de inverno - Yobro10/Getty Images/iStockphoto - Yobro10/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Yobro10/Getty Images/iStockphoto

O complexo Parque de Farellones, no Chile, é um dos melhores lugares da América do Sul para quem quiser curtir a neve sem esquiar.

No local, os visitantes se divertem fazendo tubing, atividade que consiste em encarar descidas na neve sobre boias. É uma brincadeira que pode ser feita tanto por crianças quanto por adultos.

Há também pistas para a prática de tubing em Las Leñas, um dos principais destinos de esqui da Argentina (localizada na província de Mendoza) e que é muito popular entre brasileiros.