Topo

No Brasil, jovens acham mais importante viajar do que investir em faculdade

iStock
Imagem: iStock

do UOL

24/07/2019 07h53

Seis entre dez pessoas da Geração Z -- composta por pessoas de 16 a 24 anos -- acreditam que vale mais a pena viajar do que investir em ensino superior, segundo dados de um estudo divulgado pela Booking.com.

A pesquisa foi realizada online com 21.807 pessoas desta faixa etária do Brasil e outros 28 países.

O estudo avaliou os gostos dos jovens e identificou que 67% da geração acham que o gasto que mais vale a pena é o feito com viagens.

No ranking elaborado pela Booking.com, os jovens elegeram os gastos que consideram essenciais para os próximos cinco anos: 81% pretendem gastar com viagens para conhecer o mundo, 79% preferem economizar e investir em ensino superior ou treinamento profissional.

Jovem viajando - iStock - iStock
Imagem: iStock

Em terceiro lugar, 76% acham que o dinheiro deve ser gasto para economizar na compra de um imóvel e, em quarto, 56% optarão em economizar para a aposentadoria.

Inclusos na lista também estão a predileção em gastar dinheiro em experiências ou produtos ecologicamente corretos (50%), com casamento e união civil (42%) e com produtos tecnológicos (36%).

Em último lugar da lista, 26% da Geração Z do país planejam gastar com roupas, calçados e acessórios de marca.

As viagens da Geração Z

Viajante - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A Booking.com também revelou desejos específicos da Geração Z sobre a preferência em viajar: 39% dos brasileiros do grupo analisado querem visitar pelo menos três continentes diferentes nos próximos 10 anos e 46% planejam estudar ou viver em um país diferente.

Dos jovens inseridos no grupo, 67% pretendem se aventurar em suas viagens e 56% pensam em visitar ou fazer uma trilha em um lugar radical.

A pesquisa feita pela Booking.com revela que 67% dos jovens brasileiros da Geração Z veem um sentido maior no ato de viajar: eles creem que viajar pelo próprio país ajuda no aprendizado e na autodescoberta.

Rio de Janeiro (44%), São Paulo (43%) e Minas Gerais (40%) são os três principais destinos favoritos da Geração Z no país, segundo o ranking.