Topo

Paris sem Notre-Dame: conheça outras igrejas lindas da capital francesa

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL, de Paris

02/06/2019 04h00

O incêndio que destruiu parcialmente a catedral de Notre-Dame, em Paris, em breve vai completar dois meses. Hoje, não é possível nem chegar perto da igreja, que passa por um amplo processo de reconstrução e se encontra cercada por barreiras para manter o público a uma distância segura das obras.

A capital francesa, entretanto, oferece outros templos cristãos lindíssimos que prometem encantar quem gosta de história e arquitetura religiosa. O UOL fez uma peregrinação pela Cidade Luz e indica, aqui, oito igrejas que merecem uma visita em Paris.

Basílica de Sacré-Coeur

Basílica de Sacré-Coeur (do Sagrado Coração), em Paris - TomasSereda/Getty Images/iStockphoto - TomasSereda/Getty Images/iStockphoto
Imagem: TomasSereda/Getty Images/iStockphoto

A basílica de Sacré-Coeur (do Sagrado Coração) sempre rivalizou em beleza com Notre-Dame.

Localizado no topo de Butte Mortmartre, em um dos pontos mais altos de Paris, este templo oferece vistas panorâmicas incríveis para a capital francesa.

Sua arquitetura, por sua vez, tem influência bizantina, e impressiona os visitantes com suas linhas arredondadas e estrutura branca.

No interior, os turistas se surpreendem com um teto decorado com um mosaico com nada menos do que 480 m².

É possível subir na cúpula da basílica e, de lá, curtir mais visões inesquecíveis de Paris. Trata-se de um local imperdível (e altamente lotado de turistas) na Cidade Luz.

Mais informações: www.sacre-coeur-montmartre.com
Endereço: 35 rue du Chevalier de la Barre

Igreja de Saint-Sulpice

Igreja de Saint-Sulpice, em Paris - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Saint-Suplice é uma das maiores igrejas de Paris e fica em uma região extremamente prática para os turistas: a construção é praticamente vizinha do Jardim de Luxemburgo, um dos principais cartões-postais da capital francesa.

O templo foi construído a partir do século 17 e exibe uma fachada de estilo neoclássico coroada por duas lindas torres.

No interior, um dos destaques é a Chapelle de la Vierge (Capela da Virgem), com uma decoração projetada por Giovanni Niccolò Servandoni, artista dos séculos 17 e 18 de grande reputação na França.

A Chapelle de Saints Anges (Capela dos Anjos Sagrados), por sua vez, abriga duas pinturas feitas, no século 18, por Eugène Delacroix, incluindo a impressionante "La Lutte de Jacob avec l'Ange" (A Luta de Jacó com o Anjo").

Repare, ainda, no órgão do século 18 (considerado um dos melhores entre as igrejas de Paris) e no belíssimo vitral mostrando a ressurreição de Cristo que marcam o interior do templo.

Endereço: Place Saint-Sulpice
Mais informações: http://pss75.fr/saint-sulpice-paris/

Igreja de Saint-Germain-des-Prés

Igreja de Saint-Germain-des-Prés, Paris - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Localizada a cerca de 500 metros da Saint-Sulpice, no lindo Boulevard Saint-Germain, a Saint-Germain-des-Prés é uma igreja com uma das histórias mais antigas de Paris.

O templo beneditino fica em um sítio de veneração cristã com mais de 15 séculos de história e sua estrutura atual começou a ser erguida no século 10, passando por diversas renovações arquitetônicas ao longo do tempo.

Lá dentro, turistas admiram um lindo coro de estilo gótico e uma capela de adoração a são Sinforiano que remonta ao século 11.

Vale também observar a pintura "L'Entrée à Jérusalem" ("A Entrada em Jerusalém"), feita por Flandrin em 1846, e a Chapelle de la Vierge (Capela da Virgem), que abriga uma bela escultura de mármore, feita no século 19, da Virgem Maria segurando o Menino Jesus.

Endereço: 3 place Saint-Germain-des-Prés
Mais informações: www.eglise-saintgermaindespres.fr

Igreja de la Madeleine

Igreja de la Madeleine, em Paris - CAHKT/Getty Images/iStockphoto - CAHKT/Getty Images/iStockphoto
Imagem: CAHKT/Getty Images/iStockphoto

Situada entre a Place de la Concorde e o Palais Garnier, em uma das regiões mais lindas de Paris, a igreja de la Madeleine teve seu edifício construído entre os séculos 18 e 19.

Com formato de templo grego, o local, visto de fora, não parece uma igreja.

Ao ingressar na edificação, entretanto, os visitantes se deparam com diversas obras religiosas, como um mosaico de estilo neobizantino belíssimo criado pelo artista Charles-Joseph Lameire, além de esculturas e pinturas de passagens bíblicas.

A igreja de la Madeleine também costuma ser palco para excelentes apresentações de música clássica.

Endereço: Place de la Madeleine
Mais informações: www.eglise-lamadeleine.com

Igreja de Saint-Thomas d'Aquin

Igreja de Saint-Thomas D'Aquin, em Paris - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Esta bela igreja foi construída a partir do século 17 e, em 1804, recebeu a visita do papa Pio 7º, que estava em Paris para a coroação do imperador Napoleão 1º em Notre-Dame.

O templo fica a poucas quadras da Pont Royal, no rio Sena, em uma acolhedora travessa do Boulevard Saint-Germain.

Trata-se de outro sítio religioso da capital francesa que exibe um órgão lindíssimo, além de obras de arte como a escultura "Vierge à l'Enfant", feita pelo artista Gilles Guérin, que mostra a Virgem com o Menino Jesus.

Endereço: 1 place Saint Thomas d'Aquin
Mais informações: www.eglisesaintthomasdaquin.fr

Igreja de Notre-Dame-des-Blancs-Manteaux

Igreja de Notre-Dame-des-Blancs-Manteaux, em Paris - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A igreja de Notre-Dame-des-Blancs-Manteaux fica na charmosa região do Marais, tradicionalmente habitada por uma população judaica e que, atualmente, atrai turistas com barzinhos e restaurantes charmosos (esta é a área para provar um delicioso falafel em Paris).

A estrutura atual do templo começou a ser construída no século 17 e, em seu interior, o visitante encontra um ambiente bem iluminado por enormes janelas com vitrais coloridos (um deles é assinado pelo artista Raphaël Lardeur e mostra o rei francês Luís 9º, hoje também conhecido como são Luís).

A igreja é também marcada por bonitos baixos-relevos mostrando passagens do Velho e do Novo Testamento, além de um púlpito, construído com marfim e madeira, que é uma verdadeira obra de arte.

E, lá, há ainda uma capela do século 19 dedicada a santa Genoveva (sainte Geneviève, em francês), que é a padroeira de Paris.

Mais informações: www.ndbm.fr
Endereço: 12 rue des Blancs-Manteaux

Paróquia de Saint-Augustin

Paróquia de Saint-Augustin, Paris - Beboy_ltd/Getty Images/iStockphoto - Beboy_ltd/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Beboy_ltd/Getty Images/iStockphoto

A paróquia de Saint-Augustin fica na região do Boulevard Haussmann (uma linda via de Paris) e chama a atenção dos transeuntes com sua estrutura superlativa.

Erguida entre os anos de 1860 e 1871, sua arquitetura, assinada pelo célebre Victor Baltard, exibe elementos românicos e bizantinos. O edifício, por sua vez, tem cerca de 100 metros de altura.

Lá dentro, vale a pena admirar atentamente as capelas, decoradas com arte sacra de alta qualidade.

Endereço: 1 avenue César Caire
Mais informações: www.saintaugustin.net

Catedral Saint-Louis des Invalides

Catedral Saint-Louis des Invalides, Paris - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Catedral Saint-Louis des Invalides já vale ser visitada apenas por sua localização, ao final da encantadora e arborizada Avenue de Breteuil.

Mas há outros fatos que justificam a visita: além de sua estrutura bela e imponente, o complexo onde se localiza este templo abriga o túmulo de ninguém menos do que Napoleão Bonaparte.

Trata-se de um lugar bem concorrido entre os turistas, que também podem explorar, no local, um museu que conta a história militar da França.

A entrada é paga.

Mais informações: www.invalides.org

Endereço: Esplanade des Invalides - 129 rue de Grenelle
Mais informações: www.invalides.org