Topo

Calçada da fama e mais: Califórnia é ideal para mergulho na cultura pop

Turistas na Calçada da Fama, em Hollywood - Getty Images
Turistas na Calçada da Fama, em Hollywood Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

25/05/2019 04h00

Quase todo mundo sabe: a Califórnia é o paraíso mundial da cultura pop. E, neste famoso Estado norte-americano, os turistas podem fazer diversos passeios de imersão no universo do cinema, da música, das séries de televisão e de outras áreas do show business.

Já imaginou ficar cara a cara com um "clone" do seu ídolo favorito? Ou conhecer os estúdios de gravação de algumas das mais famosas produções televisivas da história? Tudo isso é possível no chamado Golden State, principalmente em Los Angeles e arredores. A seguir, veja como realizar este tipo de tour no território californiano.

Calçada da Fama

Calçada da Fama, em Hollywood - Divulgação/Visit California - Divulgação/Visit California
Imagem: Divulgação/Visit California

A Calçada da Fama é uma das imagens mais famosas da região de Hollywood, em Los Angeles: legiões de turistas que visitam a cidade fazem questão de posar para fotos ao lado de algumas das muitas estrelas que marcam esta via e homenageiam personalidades do cinema, da televisão, do rádio, do teatro e de outras áreas do show business.

Chamado em inglês de Hollywood Walk of Fame, este destino ocupa dois lados do Hollywood Boulevard e dois lados da Vine Street. Feitas com metal, as estrelas têm um custo individual de instalação e manutenção de US$ 30 mil e são apresentadas em cerimônias públicas gratuitas que, geralmente, contam com a presença dos astros homenageados.

Entre os nomes que podem ser vistos na Calçada da Fama estão Will Smith, Viola Davis e Javier Bardem.

Mais informações: www.visitcalifornia.com/br/attraction/cal%C3%A7ada-da-fama-em-hollywood

Studio Tour

Studio Tour no Universal Studios Hollywood - Myles McGuinness/9mphoto/Visit California - Myles McGuinness/9mphoto/Visit California
Imagem: Myles McGuinness/9mphoto/Visit California

Parte do complexo do Universal Studios Hollywood, o Studio Tour é um passeio que leva o público para os bastidores de megaproduções do cinema americano.

No tour, os visitantes ficam sabendo dos detalhes da realização de filmes famosos que usaram tecnologia avançada para suas épocas (como "Tubarão") e fazem percursos com óculos 3D por cenários que remetem a filmes como "Velozes & Furiosos" (no qual o turista pode se sentir no meio de uma corrida de rua) e King Kong, que imerge os participantes na projeção extremamente realista de uma selva (com direito, logicamente, a uma aparaição emocionante do King Kong).

Visitas a cenários de clássicos como "Psicose" também fazem parte do cardápio.

Mais informações: www.universalstudioshollywood.com/things-to-do/rides-and-attractions/the-world-famous-studio-tour/?view=3

Cars Land

Cars Land, no Disney California Adventure Park - Myles McGuinness/9mphoto/Visit California - Myles McGuinness/9mphoto/Visit California
Imagem: Myles McGuinness/9mphoto/Visit California

O Disney California Adventure Park (em Anaheim, ao lado de Los Angeles) abriga uma atração chamada Cars Land, que recria diversos cenários da franquia "Carros".

No local, é possível ver o famoso Flo's V8 Café, as paisagens desérticas de Radiator Springs e as chamativas formações rochosas que aparecem nesta história da Pixar.

Um dos principais destaques do Cars Land é o Radiator Springs Racers, que recria a sensação das corridas vistas em "Carros", com direito à participação de Relâmpago McQueen.

Mais informações: disneyland.disney.go.com/destinations/disney-california-adventure/cars-land/

Warner Bros. Studios Tour

Ross em cena de "Friends" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No Warner Bros. Studios Tour, em Los Angeles, os turistas podem conhecer os estúdios de gravação e cenários de alguns mais famosos filmes e séries televisivas de todos os tempos.

Fazem parte do roteiro locais que remetem a sucessos como "Friends" (na foto) e "Gilmore Girls".

Os fãs de "Friends", por exemplo, tem tudo para se deleitar na visita à réplica da cafeteria Central Perk, muito frequentada por Ross, Joey, Rachel e companhia.

Mas vale lembrar: a disponibilidade dos estúdios de gravação e sets de filmagem está sujeita a mudanças por conta das produções realizadas regularmente nos sets.

Mais informações: www.wbstudiotour.com/pt/tour/studio/

Mundo Mágico de Harry Potter

Mundo Mágico de Harry Potter, no Universal Studios Hollywood - Lisa Corson/AFAR Media/Visit California - Lisa Corson/AFAR Media/Visit California
Imagem: Lisa Corson/AFAR Media/Visit California

Dentro do complexo de entretenimento Universal Studios Hollywood fica o Mundo Mágico de Harry Potter, com brinquedos inspirados no mundo dos famosos personagens de J.K. Rowling e até estabelecimentos que servem a famosa cerveja amanteigada.

A atração possui áreas que recriam os cenários dos filmes do bruxinho, com a paisagem marcada pelo Castelo de Hogwarts.

Lá dentro, os turistas exploram locais como salões tomados por retratos que falam e pelo escritório do Dumbledore.

Os visitantes também podem se aventurar em um passeio em 3D em cima de uma vassoura e curtir a montanha-russa chamada "Voo do Hipogrifo".

Mais informações: www.universalstudioshollywood.com/things-to-do/rides-and-attractions/the-wizarding-world-of-harry-potter/

Madame Tussauds Hollywood

Estátua de Tom Hanks no Madame Tussauds Hollywood - Divulgação/Visit California - Divulgação/Visit California
Imagem: Divulgação/Visit California

E que tal ficar cara a cara com sua celebridade favorita (ou, ao menos, com uma cópia praticamente perfeita dela)?

Isso é possível no Madame Tussauds Hollywood, museu que exibe estátuas de cera, em tamanho real, de mais de 120 personalidades do cinema, da televisão, da música, dos esportes e até mesmo de super-heróis.

A semelhança com as celebridades da vida real é, as vezes, assustadora.

No museu, o público pode admirar réplicas de gente como Tom Hanks, Anne Hathaway, Kobe Bryant e Rihanna.

Mais informações: www.madametussauds.com/hollywood/en/

NOVIDADES PARA 2019

E a Califórnia será presenteada com interessantes atrações turísticas do universo pop em breve.

No dia 31 de maio, a Disneyland, na cidade de Anaheim (perto de Los Angeles), irá inaugurar o Star Wars: Galaxy's Edge, uma área temática com diversos atrativos (incluindo montanhas-russas e simuladores), restaurantes e cenários inspirados na franquia "Guerra nas Estrelas".

Na época do Halloween, por sua vez, será aberta no Universal Studios Hollywood, como parte da programação das "Horror Nights", uma área temática de "Stranger Things".

Entre os atrativos desta novidade estão labirintos inspirados nas temporadas 2 e 3 da série e que prometem dar muitos sustos no público.