Topo

Série perto do fim: conheça locais onde 'Game of Thrones' foi filmada

Jon Snow e Daenerys Targaryen em cena de "Game of Thrones" - Divulgação
Jon Snow e Daenerys Targaryen em cena de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/04/2019 04h00

Marcada para o próximo dia 14 de abril, a estreia da oitava e última temporada de "Game of Thrones" está deixando fãs de Jon Snow e companhia em estado de incontrolável ansiedade.

Porém, enquanto novos episódios de "GoT" não aparecem na telinha, que tal conhecer alguns dos locais onde a série foi gravada?

Ao longo de toda a sua trajetória, Game of Thrones exibiu imagens de locações incríveis para os espectadores. E esta tradição deve ser mantida nesta derradeira parte de sua história.

A seguir, veja alguns dos mais fantásticos lugares que serviram de cenário para uma das tramas mais famosas dos últimos tempos.

Dubrovnik (Croácia)

Fortaleza de Lovrijenac, em Dubrovnik, na Croácia - ValeryEgorov/Getty Images/iStockphoto - ValeryEgorov/Getty Images/iStockphoto
Imagem: ValeryEgorov/Getty Images/iStockphoto

Dubrovnik é uma cidade histórica da Croácia que fica junto ao mar Adriático e que é famosa por ter um lindo centro histórico cercado por imensas muralhas.

Trata-se de um destino que foi uma importantíssima locação para "Game of Thrones", servindo de cenário para Porto Real, a capital dos Sete Reinos.

Um dos locais de Dubrovnik utilizados pela série é a Fortaleza de Lovrijenac, construído na Idade Média e que, na história de "GoT", marca o local da Fortaleza Vermelha.

A Escadaria Jesuíta, por sua vez, foi pano de fundo para a célebre (e infame) "caminhada da vergonha" da personagem Cersei Lannister.

Castelo de Ward (Irlanda do Norte)

Castelo Ward -  VisitBritain/Divulgacao -  VisitBritain/Divulgacao
Imagem: VisitBritain/Divulgacao

Situado no condado de Down, na Irlanda do Norte, o Castelo de Ward foi outra fundamental locação de "Game of Thrones".

Seus campos, pátio e torre do relógio compuseram, em partes da série, o cenário da localidade de Winterfell.

Hoje, o lugar pode ser visitado por turistas, em passeios que têm como temática a série de Jon Snow e companhia.

Trsteno Arboretum (Croácia)

Jardim botânico Trsteno Arboretum, na Croácia - Tuomas_Lehtinen/Getty Images/iStockphoto - Tuomas_Lehtinen/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Tuomas_Lehtinen/Getty Images/iStockphoto

O Trsteno Arboretum é um arboreto (local onde são cultivadas árvores e plantas para exibição turística e fins científicos) que fica na localidade croata de Trsteno, a cerca de 30 minutos do centro histórico de Dubrovnik.

Em "Game of Thrones", este lugar usado como jardim da Fortaleza Vermelha, aparecendo em diversas cenas da série.

Com uma história que remonta ao século 15, o Trsteno Arboretum é um ótimo lugar para passar parte do dia caminhando no meio de muita natureza, que inclui árvores com dezenas de metros de altura.

E a Croácia emprestou mais paisagens para "GoT": o centro urbano de Trogir, por exemplo, serviu de cenário para a cidade de Qarth, parte de Essos.

Thingvellir National Park (Islândia)

Parque Nacional Thingvellir, na Islândia - Michael Ver Sprill/Getty Images/iStockphoto - Michael Ver Sprill/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Michael Ver Sprill/Getty Images/iStockphoto

Localizado na Islândia, o Parque Nacional Thingvellir é famoso por proporcionar uma experiência extremamente inusitada para os turistas: lá, é possível mergulhar em uma fenda entre as placas tectônicas dos continentes europeu e americano, através de uma água translúcida que permite visibilidade de quase 100 metros.

Este local também abriga a linda Oxararfoss e ótimos pontos para admirar a aurora boreal (o período mais propício para ver o fenômeno na Islândia é entre os meses de setembro e abril).

Além disso, o Parque Nacional Thingvellir foi cenário para "Game of Thrones", em uma cena de batalha envolvendo os personagens Brienne e Sandor Clegane.

E há outros cenários islandeses em "GoT", como a enorme geleira de Vatnajökull.

The Dark Hedges (Irlanda do Norte)

Outras dez locações espalhadas pelo país colocam os turistas em Westeros, o continente dividido pelos Sete Reinos. Um dos locais mais bonitos é conhecido como ?The Dark Hedges?, uma estrada de terra cercada por árvores retorcidas. Na ficção, ela vira a Estrada do Rei, que liga o Castelo Negro e a Muralha até a capital. Com árvores plantadas no século 18, este é um dos cenários naturais mais fotografados da Irlanda do Norte - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Dark Hedges é um lugar da Irlanda do Norte que se transformou em um dos cenários mais famosos de "Game of Thrones". Trata-se de uma via coberta por árvores retorcidas que, na série, faz parte da Estrada do Rei.

Por causa de "GoT", Dark Hedges virou um ponto turístico extremamente popular na Irlanda do Norte.

Este destino fica no condado de Antrim, a aproximadamente 80 quilômetros da capital, Belfast.

Tollymore Forest Park (Irlanda do Norte)

Tollymore Forest Park, na Irlanda do Norte - miroslav_1/Getty Images/iStockphoto - miroslav_1/Getty Images/iStockphoto
Imagem: miroslav_1/Getty Images/iStockphoto

Situado a cerca de 60 quilômetros de Belfast, a capital da Irlanda do Norte, o Tollymore Forest Park foi cenário de um acontecimento emblemático da primeira temporada de "Game of Thrones".

No meio das paisagens deste local, membros da família Stark encontram os animais da espécie Canis dirus, que viram grandes companheiros do clã.

Na vida real, o Tollymore Forest Park oferece um lindo cenário natural para os visitantes, com um extenso terreno forrado de árvores, cortado pelo rio Shimna, marcado por pontes de pedra e cercado por uma região montanhosa.

Muitas árvores desta área foram usadas na construção do Titanic.

Aït Benhaddou (Marrocos)

Vila de Aït Benhaddou, no Marrocos - gvictoria/Getty Images/iStockphoto - gvictoria/Getty Images/iStockphoto
Imagem: gvictoria/Getty Images/iStockphoto

A vila fortificada de Aït Benhaddou (na foto), no interior do Marrocos, é um dos lugares mais fotogênicos do norte da África e, não à toa, serviu de cenário para filmes como "Gladiador".

"Game of Thrones" também pegou emprestadas as paisagens deste interessante local para criar a localidade de Yunkai.

A cidade de Essaouira é outro destino marroquino que dá as caras na série.

Castelo de Almodóvar del Río (Espanha)

Castillo de Almodóvar del Río, na Espanha - eyewave/Getty Images - eyewave/Getty Images
Imagem: eyewave/Getty Images

A Espanha foi uma locação importantíssima para as últimas temporadas de "Game of Thrones".

Localizado na Andaluzia, o Castelo de Almodóvar del Río, por exemplo, foi usado na criação do Jardim de Cima, sede da Casa Tyrrell. Prédios históricos de Sevilha e o lindo destino basco de San Juan de Gaztelugatxe também mostram sua beleza na trama.

Já a praia de Itzurun, no País Basco, aparece na 7ª temporada da série, em cenas envolvendo a personagem Daenerys Targaryen.

Cenários da 8ª temporada

Anfiteatro de Itálica, na Espanha - master2/Getty Images/iStockphoto - master2/Getty Images/iStockphoto
Imagem: master2/Getty Images/iStockphoto

Construído pelo Império Romano e parte da região da Andaluzia, o Anfiteatro de Itálica é um palco proeminente da 7ª temporada de "Game of Thrones": lá ocorre um importante encontro entre Jon Snow, Daenerys Targaryen e Cersei Lannister.

Notícias dão conta de que Itálica irá aparecer novamente na 8ª temporada da série, assim como a cidade croata de Dubrovnik, que continuará sendo usada como Porto Real.

Os atores da trama também foram vistos novamente na localidade norte-irlandesa conhecida como Moneyglass (que serve de cenário para Winterfell) e na área de Larne Lough, também na Irlanda do Norte, que teve suas paisagens usadas em cenas do Castelo Negro e da Muralha.

Além disso, a exemplo do que aconteceu em outras temporadas, muitas das cenas indoor de "GoT" foram produzidas dentro de um enorme complexo de estúdios na cidade de Belfast, Irlanda do Norte.

COMO VISITAR

A febre por "Game of Thrones" foi enorme nos últimos anos e, hoje, há diversos tours especializados em visitar locações da série.

Na página do órgão Visit Belfast, por exemplo, o turista encontra uma enorme variedade de passeios inspirados pela trama que podem ser feitos na Irlanda do Norte.

esta página oferece passeios pela cidade croata de Dubrovnik, importante cenário de "GoT".

E até na Islândia é possível seguir os passos dos personagens da série, em excursões que chegam a durar cinco dias. Mais informações aqui.