Topo

Visão surreal: México tem região com lagoas cor-de-rosa; conheça

Nuvens ganham reflexo em lagoa rosa de Las Coloradas, no México - javarman3/Getty Images/iStockphoto
Nuvens ganham reflexo em lagoa rosa de Las Coloradas, no México Imagem: javarman3/Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

25/03/2019 04h00

A cidade de Cancún, no Caribe mexicano, atrai viajantes do mundo inteiro com seu mar azul-turquesa. Mas, a aproximadamente 280 quilômetros dali, também situada na Península de Yucatán, há uma atração que surpreende os turistas com outra coloração chamativa: é um lugar conhecido como Las Coloradas, onde existem lagoas cor-de-rosa, oferecendo uma visão que lembra o cenário de um filme de ficção científica.

A presença de microrganismos está entre os fatores que deixam a água local assim, que tem um alto nível de salinidade (esta zona é usada para extração de sal).

Em dia de sol forte, cor de lagoa de Las Coloradas fica intensa - DC_Colombia/Getty Images/iStockphoto - DC_Colombia/Getty Images/iStockphoto
Em dia de sol forte, cor de lagoa de Las Coloradas fica intensa
Imagem: DC_Colombia/Getty Images/iStockphoto

E, de tão impressionante, diversos turistas têm ido até até lá para fazer fotos que, provavelmente, irão receber uma enxurrada de curtidas nas redes sociais.

Las Coloradas fica bem perto do oceano Atlântico, produzindo um contraste fascinante com o azul do mar.

A cor exótica das lagoas fica extremamente realçada em dias de sol forte (consulte a previsão do tempo antes de programar uma viagem até lá). Nestes momentos, não raro, se enxerga o reflexo das nuvens na superfície aquática.

As lagoas cor-de-rosa estão em uma área de extração de sal da Península de Yucatán - Karliux_/Getty Images/iStockphoto - Karliux_/Getty Images/iStockphoto
As lagoas cor-de-rosa estão em uma área de extração de sal da Península de Yucatán
Imagem: Karliux_/Getty Images/iStockphoto

Para curtir estas belezas, os visitantes realizam caminhadas guiadas por um trecho delimitado ao redor da água e podem admirar a área de diferentes ângulos. O terreno é marcado por altas concentrações de sal. Nadar, entretanto, é proibido.

Mas há mais o que fazer por lá: as lagoas cor-de-rosa fazem parte de uma região de natureza abundante, dentro da qual é possível observar animais como flamingos e pássaros coloridos.

Como chegar

Muitos turistas vão até Las Coloradas a partir de Cancún ou Playa del Carmen, onde operam agências de turismo que organizam o passeio. A viagem de carro entre o balneário do Caribe e as lagoas rosadas dura cerca de 3h30.

No caminho a Las Coloradas, a cidade de Valladolid merece uma visita - LUNAMARINA/Getty Images/iStockphoto - LUNAMARINA/Getty Images/iStockphoto
No caminho a Las Coloradas, a cidade de Valladolid merece uma visita
Imagem: LUNAMARINA/Getty Images/iStockphoto

Também é possível alugar um veículo e ir até lá de maneira independente. A estrada passa pela bela cidade histórica de Valladolid: vale a pena, na ida ou na volta, reservar um tempo para conhecer este antigo centro urbano e seus edifícios do período colonial, alguns datando dos séculos 16 e 17.

No tour a Las Coloradas, leve óculos escuros, chapéu ou boné e protetor de pele: os raios solares na área das lagoas cor-de-rosa podem ser bem agressivos.