Topo

Em centro da Nasa, na Flórida, turista pode simular viagem a Marte

Aparelho de realidade virtual do Kennedy Space Center Visitor Complex faz o turista sentir que está em Marte - Divulgação/Kennedy Space Center
Aparelho de realidade virtual do Kennedy Space Center Visitor Complex faz o turista sentir que está em Marte Imagem: Divulgação/Kennedy Space Center

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

28/02/2019 04h00

Você já pensou em simular uma viagem a Marte, um dos mais intrigantes planetas do universo, que motiva a produção de diversos filmes de ficção científica e, atualmente, está na mira de ambiciosos programas de exploração espacial? 

Trata-se de uma experiência possível de ser vivenciada (e que não é oferecida por um parque de diversões qualquer). 

A entidade que propõe este passeio é o Nasa Kennedy Space Center Visitor Complex, centro turístico localizado na Flórida, Estados Unidos.  

O Kennedy Space Visitor Complex tem simulador de viagem marciana - Divulgação/Kennedy Space Center - Divulgação/Kennedy Space Center
O Kennedy Space Visitor Complex tem simulador de viagem marciana
Imagem: Divulgação/Kennedy Space Center

Ao visitar o local, o público tem a chance de fazer parte de duas atividades extremamente interessantes: uma delas se chama ATX (sigla que, traduzida para o português, significa Experiência de Treinamento de Astronautas), na qual os visitantes simulam a preparação de astronautas para realizar viagens à Marte. 

"Ao entrar no centro de Experiência de Treinamento de Astronautas, os visitantes se veem cercados por um ambiente que oferece experiências reais de treinamento de astronautas", informa o Kennedy Space Center Visitor Complex. "Os participantes recebem emblemas parecidos com os da Nasa e uniformes especiais para mergulhar em suas missões no espaço". 

Na Flórida, turista se diverte em simulador de viagem ao espaço  - Divulgação/Kennedy Space Center - Divulgação/Kennedy Space Center
Na Flórida, turista se diverte em simulador de viagem ao espaço
Imagem: Divulgação/Kennedy Space Center

No local, os turistas simulam o lançamento e o pouso de uma nave tripulada rumo ao Planeta Vermelho. Além disso, podem se imergir em uma atividade de realidade virtual chamada Walk-on-Mars, durante a qual se "locomovem" pelo solo marciano. 

Toda esta experiência tem duração de cinco horas.

Trabalhando em Marte

Lá, também é possível embarcar em uma atividade batizada de Mars Base 1, "que proporciona a chance de 'viver em Marte' por até sete horas, como astronautas novatos", informa o Kennedy Space Center Visitor Complex. "Nesta atividade, o público tem de realizar operações de base, experiências científicas reais e tarefas de engenharia"

No passeio, turistas têm a chance de se divertir em um laboratório de alimentos  - Divulgação/Kennedy Space Center - Divulgação/Kennedy Space Center
No passeio, turistas têm a chance de se divertir em um laboratório de alimentos
Imagem: Divulgação/Kennedy Space Center

"É um programa que ensina o turista a utilizar as tecnologias reais da Nasa para encarar estes desafios", afirma o centro da Nasa.

Na simulação, os visitantes entram em uma réplica do que seria uma base científica marciana para cumprir tarefas em três diferentes áreas: centro de operações, laboratório de engenharia e na estufa de alimentos.

Um dos objetivos é realizar um projeto para que uma equipe de robôs retire, com eficiência, detritos de um painel de luz, restaurando a energia solar para uso na base marciana.

Os visitantes também podem simular o trabalho de robôs em Marte - Divulgação/Kennedy Space Center - Divulgação/Kennedy Space Center
Os visitantes também podem simular o trabalho de robôs em Marte
Imagem: Divulgação/Kennedy Space Center

Os turistas também entram em um laboratório para se juntar a cientistas que trabalham na produção de alimentos da Nasa e plantar, colher e analisar plantas que possam vir a ser cultivadas no Planeta Vermelho. 

Ao final, todos recebem um registro de vídeo da experiência e um relatório eletrônico detalhando suas conquistas. 

Grande parte dos trabalhos é feita em grupo, o que, segundo o Kennedy Space Center Visitor Complex, exige "pensamento analítico, comunicação e colaboração".

Os espaços de simulações de viagens a Marte são abertos a pessoas com mais de 10 anos - Divulgação/Kennedy Space Center - Divulgação/Kennedy Space Center
Os espaços de simulações de viagens a Marte são abertos a pessoas com mais de 10 anos
Imagem: Divulgação/Kennedy Space Center

Estes passeios no Kennedy Space Center Visitor Complex são abertos apenas para pessoas com mais de 10 anos de idade.

E um detalhe importante: para participar das simulações, é necessário possuir fluência em inglês para compreender as instruções dos orientadores que trabalham no local. 

No Kennedy Space Center, turistas também realizam outras atividades, como ver de perto uniformes reais de astronautas (como a vestimenta de Alan Shepard, que, segundo a Nasa, ainda exibe resquícios de poeira lunar, de quando ele pisou na lua em 1971) e admirar relíquias como a réplica de uma cápsula do Projeto Mercury, o primeiro programa de exploração espacial tripulada da agência.

Mais informações: www.kennedyspacecenter.com/