Topo

Estas cidades turísticas têm decorações de Natal incríveis; conheça-as

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

15/12/2018 04h00

Ao redor do mundo, há cidades que, no fim do ano, ganham incríveis decorações natalinas, com gigantescas árvores brilhantes, ruas tomadas por luzes coloridas e um clima que tem tudo a ver com a data relacionada ao Papai Noel.

São lugares que costumam fazer a alegria dos turistas que querem curtir com intensidade a atmosfera do Natal e, ao mesmo tempo, fazer passeios entre interessantes paisagens urbanas. 

Tem vontade de realizar uma viagem assim? A seguir, conheça alguns dos lugares que exibem as decorações natalinas mais legais do planeta. 

Nova York (EUA)

29.nov.2018 - Árvore iluminada no Rockefeller Center, em Nova York, nos Estados Unidos - Wang Ying/Xinhua - Wang Ying/Xinhua
Imagem: Wang Ying/Xinhua

A cidade de Nova York tem um dos recantos natalinos mais famosos do mundo: trata-se do Rockefeller Center, em Manhattan, que, todos os anos, ganha uma árvore de Natal que atrai a visita de turistas do mundo inteiro. 

Neste ano, a árvore tem mais de 20 metros de altura e é coroada por uma estrela feita com três milhões de cristais Swarovski (o monumento fica em exposição até o dia 7 de janeiro de 2019). 

A Quinta Avenida é outro lugar que, neste fim de ano, ganha decorações natalinas encantadoras. 

Roma (Itália)

Árvore de Natal do Hotel de Russie, em Roma - Divulgação/Rocco Forte Hotels - Divulgação/Rocco Forte Hotels
Imagem: Divulgação/Rocco Forte Hotels

É lindo ver a infinidade de monumentos históricos que existem em Roma, na Itália, compondo paisagem como iluminadas decorações natalinas. Em 2019, o Netflix está patrocinando uma árvore de Natal com cerca de 20 metros de altura na Piazza Venezia, um dos principais points turísticos da capital italiana. 

Os arredores da Piazza di Spagna também costumam ganhar uma série de fotogênicas luzes de Natal. E, para quem gosta de extravagância, o Hotel de Russie (um dos mais luxuosos de Roma), está exibindo uma árvore de Natal decorada pelo joalheiro suíço De Grisogono (na foto), com ornamentos dourados e detalhes em diamantes.  

Paris (França)

Decoração de Natal em Paris, na França - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Paris é outra cidade europeia que costuma ficar lindamente decorada no final do ano, com árvores de Natal de design artístico e extremamente iluminadas embelezando suas (já belíssimas) ruas e praças.

A avenida Champs-Élysées, por exemplo, costuma ser, nesta época, um dos melhores lugares para caminhar em Paris, onde o turista pode admirar centenas de árvores iluminadas e com o Arco do Triunfo ao fundo. O centro comercial Bercy Village também ganha uma enorme decoração natalina, que, neste ano, ficou a cargo do artista Laurent Sanguinetti, que já trabalhou para a Hermès e Philippe Starck. 

Hong Kong (Região Administrativa Especial da China)

Decoração de Natal em Hong Kong - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Os arranha-céus ultramodernos de Hong Kong, que já brilham intensamente durante todos os meses, combinam (e muito) com a decoração natalina que aparece nesta região administrativa especial da China no fim do ano. 

Centros comerciais e praças deste destino turístico ganham árvores de Natal que são verdadeiras obras de arte e a fachada de muitos prédios costumam ficar iluminadas com coloridas imagens de motivos natalinos. Uma caminhada pelos calçadões que margeiam as águas do Victoria Harbour é uma boa opção para admirar parte desta beleza. 

Viena (Áustria)

Decoração de Natal em Viena, na Áustria - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Viena é uma cidade europeia que, no final do ano, ganha charmosas decorações natalinas, que entram em harmonia com o perfil elegante da capital austríaca. 

Faça um passeio para área conhecida como Rathausplatz (onde se localiza o prédio da prefeitura vienense) e se encante com árvores e obras arquitetônicas iluminadas como verdadeiras obras de arte. Os arredores da praça Stephansplatz, na qual se destaca a catedral da cidade, também abriga impressionantes decorações de Natal. 

Gotemburgo (Suécia)

Decoração de Natal em Gotemburgo, na Suécia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A turística cidade sueca de Gotemburgo tem uma longa tradição de oferecer fantásticas decorações natalinas para seus moradores e visitantes. 

Muitas das casas deste centro urbano nórdico costumam ganhar iluminações belíssimas, assim como espaços públicos como o centro de entretenimento conhecido como Liseberg, onde é possível ver espetáculos como balé no gelo e realizar encontros com o Papai Noel. 

Bruxelas (Bélgica)

Decoração de Natal em Bruxelas, na Bélgica - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Conhecida como Grand-Place (na foto acima), a principal praça da cidade de Bruxelas é uma das mais lindas do mundo: destacam-se no local o edifício da prefeitura de Bruxelas (construído no século 15 e com uma fotogência arquitetura gótica) e o prédio que abriga o Museu da Cidade de Bruxelas, com estilo neogótico.

Todo fim de ano, este espaço ganha uma lindíssima decoração por causa da proximidade do Natal: é um dos lugares mais lindos para curtir este tipo de beleza na Europa. Nesta edição de festival natalino, a maioria das decorações ficará em exposição até o dia 6 de janeiro de 2019. 

As praças Place de la Monnaie e Place Sainte-Catherine também são indicadas para quem quiser admirar luzes natalinas. 

Gramado (Rio Grande do Sul)

Natal Luz de Gramado (RS) - Cleiton Thiele/Serra Press - Cleiton Thiele/Serra Press
Imagem: Cleiton Thiele/Serra Press

No Brasil, Gramado é um destino imperdível para os turistas amantes das decorações natalinas. 

A cidade gaúcha sedia, anualmente, o evento Natal Luz que, nesta edição, se estende entre os dias 25 de outubro de 2018 e 13 de janeiro de 2019. 

Além de embelezar Gramado com muitas luzes coloridas, o Natal Luz promove, por exemplo, apresentações de corais natalinos, orquestra de violões e show de acendimento da árvore de Natal.  

Medellín (Colômbia)

Decoração de Natal em Medellín, na Colômbia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Na América do Sul, Medellín é uma das cidades mais legais para admirar decorações natalinas incríveis. 

Apesar de seu passado relacionado com Pablo Escobar e a violência gerada pelo tráfico de drogas, a metrópole colombiana tem se esforçado para virar um destino turístico popular. E o Natal, por lá, tem tudo para agradar os visitantes: o Parque Norte e a avenida La Playa são paradas obrigatórias para quem quiser ver luzes de Natal extremamente criativas e coloridas em Medellín.  

Mercados de Natal pelo mundo

Mercado de Natal de Tallinn, na Estônia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outra maneira de se imergir no clima natalino ao redor do mundo é frequentar alguns dos fantásticos mercados de Natal que existem em diversos países do planeta (principalmente na Europa). 

São lugares que, via de regra, são recheados de tendas e chalés nos quais os turistas têm a chance de se deliciar com comidas típicas, tomar bebidas quentes para combater o frio do inverno e ver apresentações musicais.  

Entre as cidades que têm os melhores mercados de Natal do globo estão Tallinn (na Estônia), Estrasburgo (na França), Praga (na República Tcheca), Montreal (no Canadá) e Copenhague (na Dinamarca).