Brasil tem dois dos 10 parques aquáticos mais visitados do mundo; conheça

Toboáguas gigantescos, piscinas com ondas, lagos artificiais repletos de arraias. Não faltam, ao redor do mundo, parques aquáticos repletos de atrativos fascinantes, com potencial para agradar todos os tipos de turistas: da família em busca de um dia refrescante a jovens loucos por adrenalina.

Dos dez mais visitados do mundo em 2022, dois são brasileiros: o Thermas dos Laranjais, de Olímpia (SP), e o Hot Park Rio Quente, Rio Quente (GO).

Os dados são do Theme Index, relatório anual divulgado no primeiro semestre feito pela TEA (Themed Entertainment Association), associação internacional sem fins lucrativos representante do setor do mercado de entretenimento temático do mundo, em conjunto com a consultoria multinacional AECOM.

Veja a seguir os 10 parques aquáticos mais visitados do mundo em 2022:

1. Disney's Typhoon Lagoon (Lake Buena Vista, Flórida/EUA)

O Typhoon Lagoon é um parque aquático que faz parte do Walt Disney World Resort, em Lake Buena Vista, na Flórida, e lidera os mais visitados com 1,915 milhão de pessoas apenas em 2022. Seguindo as tradições dos parques da marca do Mickey, oferece uma enorme infraestrutura de entretenimento para o público.

Lá dentro o turista pode se divertir em atrativos como a Typhoon Lagoon Surf Pool (segundo a Disney, a maior piscina de ondas da América do Norte), o Ketchakiddee Creek (uma área com dez atividades aquáticas infantis) e o toboágua Crush 'n' Gusher, que tem cerca de 120 metros de extensão.

E há mais toboáguas divertidos no Typhoon Lagoon, como o Miss Adventure Falls, que é atravessado por boias que levam até quatro pessoas, em um percurso relativamente suave que agrada tanto adultos quanto crianças.

Disney's Typhoon Lagoon, na Flórida
Disney's Typhoon Lagoon, na Flórida Imagem: Steve Bozak/www.flickr.com/photos/34513998@N02/13390096664
Continua após a publicidade

2. Universal's Volcano Bay (Orlando, Flórida/EUA)

Aberto diariamente, durante a alta temporada este parte da Universal Orlando tem limitação da capacidade e pode até ter entrada indisponível, o que requer atenção. Em 2022, cerca de 1,85 milhão de pessoas visitaram o parque de Orlando.

Dentre suas atrações, há no coração da ilha o poderoso vulcão Krakatau. Com seus 60 metros ele despeja água de suas refrescantes cachoeiras. Outra atração é o toboágua Ohyah, e os túneis de lava Maku Puihi, para seis pessoas, ideal para famílias numerosas.

A estrutura de restaurante também é satisfatória: são mais de 60 opções exclusivas inspiradas na região do Pacífico Sul. Vão desde costelas havaianas defumadas caramelizadas até carne de porco desfiada com molho de manga.

O 'vulcão' Krakatau é uma das atrações do Universal's Volcano Bay, em Orlando
O 'vulcão' Krakatau é uma das atrações do Universal's Volcano Bay, em Orlando Imagem: Divulgação/ Universal's Volcano Bay

3. Aquaventure Water Park (Bahamas)

São mais de 570 mil metros quadrados de pura adrenalina e emoção no Aquaventure Water Park, nas Bahamas. A entrada é gratuita para hóspedes do resort Atlantis Paradise Island Bahamas, mas há também o passe diário.

Continua após a publicidade

Ano passado, o maior parque aquático do Caribe recebeu mais de 1,751 milhão de visitantes e garantiu o Top 3 para o Caribe.

Ao todo, são 20 áreas de natação, 11 piscinas, rápidos toboáguas — dentre eles o Templo Maia e o Power Tower —, corredeiras, e ainda 8 quilômetros de praias de areia branca à disposição.

Bahamas Aquaventure Water Park, em Nassau, nas Bahamas
Bahamas Aquaventure Water Park, em Nassau, nas Bahamas Imagem: Reprodução/Tripadvisor

4. Thermas dos Laranjais (Olímpia-SP/Brasil)

O primeiro parque aquático brasileiro da lista é o Thermas Laranjais. Inaugurado em 1987, é o mais visitado da América do Sul e recebeu em 2022 mais de 1,729 milhão de visitantes.

Localizado em Olímpia, que está sendo comparada a Orlando, o Thermas Laranjais tem 55 atrações em uma área de 300 mil metros quadrados. Os brinquedos radicais são seu carro-chefe.

Continua após a publicidade

O maior destaque é a Montanha-Russa Aquática, a única em operação no Brasil, na qual o visitante desliza numa boia que é empurrada por jatos de água ao longo de todo o trajeto de 370 metros de extensão.

Outro brinquedo que garante boas doses de adrenalina é o Lendário, um toboágua com cinco pistas, duas de boias e três de cápsulas, onde o turista pode alcançar velocidades que ultrapassam os 70 quilômetros por hora.

Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), é o mais visitado da América do Sul
Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), é o mais visitado da América do Sul Imagem: Divulgação

5. Therme Erding (Erding/Alemanha)

Em seu site, esse parque aquático alemão afirma ter o maior banho termal do mundo. Talvez isso foi o que atraiu os 1,7 milhão de visitantes em 2022.

Com palmeiras originais do Mar do Sul, o Erding tem 2.850 metros de toboáguas oriundos de 28 entradas com três níveis de dificuldade. Há também uma piscina de ondas e o Rio Crazy, que deixa você ser levado pela correnteza.

Continua após a publicidade

O local ainda oferece uma área de spa com a VitalTherme & Saunas, para maiores de 16 anos. Ao todo são 24 saunas disponíveis e cerca de 150 atividades esperando os turistas.

Therme Erding, em Erding, na Alemanha, é o parque aquático mais visitado do velho continente
Therme Erding, em Erding, na Alemanha, é o parque aquático mais visitado do velho continente Imagem: Reprodução/Facebook

6. Chimelong Water Park (Guangzhou/China)

Localizado dentro do Guangzhou Chimelong Resort, esse parque aquático chinês foi inaugurado em 2007 e é o primeiro a ser reconhecido internacionalmente, principalmente por sua qualidade e instalações avançadas.

Ele teve 1,62 milhão de visitantes no ano passado.

Três de suas principais atrações são: o BehemothBOWL 60, o Tornado 60 e o Kids Tornado 24, que garantem experiências únicas e irreplicáveis.

Continua após a publicidade
Chimelong Water Park se consolidou pelos parâmetros internacionais e é o mais visitado da China
Chimelong Water Park se consolidou pelos parâmetros internacionais e é o mais visitado da China Imagem: Reprodução/ TripAdvisor

7. Aquatica (Orlando, Flórida/EUA)

Localizado em Orlando, na Flórida, o Aquatica é um dos mais famosos parques aquáticos dos Estados Unidos. Em 2022, mais de 1,54 milhão de pessoas o visitaram.

Neste destino turístico, os viajantes encontram uma enorme variedade de toboáguas, como o Ray Rush (na foto, com quase 20 metros de altura e no qual os visitantes atravessam, sobre boias, um percurso radical que inclui a passagem por uma esfera translúcida) e o Dolphin Plunge, onde os aventureiros encaram uma queda de 76 metros dentro de um tubo transparente, que cruza uma área submersa repleta de golfinhos.

Já no Big Surf Shores & Cutback Cove, os turistas podem surfar em duas piscinas de ondas. O Aquatica abriga ainda uma área com mais de 7.800 m² de praias de areia branca.

No 'Dolphin Plunge', tobogã fechado atravessa um tanque com golfinhos, no Aquatica Orlando
No 'Dolphin Plunge', tobogã fechado atravessa um tanque com golfinhos, no Aquatica Orlando Imagem: Danilo Verpa/Folhapress
Continua após a publicidade

8. Aquaventure (Dubai/Emirados Árabes Unidos)

Dubai abriga um famoso parque aquático que somente ano passado teve 1,5 milhão de visitantes. Trata-se do Aquaventure Waterpark, que faz parte do complexo do resort Atlantis, The Palm.

O local oferece atrativos para todos os perfis de turista, com mais de 10 toboáguas e um sistema de rios artificiais com 2,3 quilômetros de extensão (que pode ser atravessado sobre boias, em um percurso que dura mais de 45 minutos). Há também uma ampla área com brinquedos infantis.

O Aquaventure Waterpark também abriga uma praia privativa de areia branca com 700 metros de extensão (ideal para quem quiser pegar um bronze sob o sol do Oriente Médio) e atrações com animais aquáticos: em um dos setores do parque é possível entrar na água com arraias.

Aquaventure Waterpark, em Dubai (Emirados Árabes Unidos)
Aquaventure Waterpark, em Dubai (Emirados Árabes Unidos) Imagem: Divulgação/Aquaventure Waterpark

9. Hot Park Rio Quente (Rio Quente-GO/Brasil)

O segundo parque aquático brasileiro presente no Top 10 global é de Goiás: trata-se do Hot Park Rio Quente. Ano passado, cerca de 1,43 milhão de pessoas visitaram o parque.

Continua após a publicidade

Com seus 55 quilômetros quadrados de estrutura, 6,5 milhões de litros de água que se renovam a cada três horas, o Hot Park tem 30 interações nas piscinas e mais de 20 atrações.

Dentre elas há uma orla de coqueiros com ondas, a Praia do Cerrado com quadras de areia para jogar vôlei, futevôlei e beach tennis.

Ainda nas piscinas, a criançada vai amar o Hotibum e o toboágua Acqua Race promete três percursos diferentes em descidas de até 110 metros e velocidade de 30 km/h.

Hot Park Rio Quente, em Rio Quente (GO) é o segundo brasileiro na lista dos 10 mais visitados do mundo em 2022
Hot Park Rio Quente, em Rio Quente (GO) é o segundo brasileiro na lista dos 10 mais visitados do mundo em 2022 Imagem: Divulgação

10. Aquapalace (Praga/República Tcheca)

Diretamente da República Tcheca, o Aquapalace é o maior parque aquático do país e afirma entregar temperaturas de verão durante todas as estações.

Continua após a publicidade

Ele está integrado no Aquapalace Hotel Praga e recebeu 1,2 milhão de visitantes ano passado, pegando o segundo lugar dentre os mais visitados na Europa.

O Water World reproduz ondas do mar e entrega muita adrenalina aos banhistas e tem três palácios para chamar de seu: o dos Tesouros, com navio pirata e ondas artificiais; o das Aventuras, com diversos toboáguas; e o do Relaxamento, com banheiras de hidromassagem.

Aquapalace, em Praga, na República Tcheca
Aquapalace, em Praga, na República Tcheca Imagem: Divulgação

*Com informações de matéria publicada em 09/11/2018

*

Acarajé ou akará? Só tem feijoada no Brasil? E quem são os "brasileiros-africanos" do Benin? Pela primeira vez na África, o chef João Diamante mergulha entre passado, presente e futuro da história e do sabor brasileiro. Assista agora "Origens - Um chef brasileiro no Benin":

Continua após a publicidade

Brasileiros da África

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes