Topo

"Mar de estrelas": Maldivas têm praias que brilham durante a noite

Visto nas Maldivas, o fenômeno é conhecido como "mar de estrelas" - Getty Images/iStockphoto
Visto nas Maldivas, o fenômeno é conhecido como "mar de estrelas" Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

15/05/2018 04h00

Um chão coberto por estrelas: é esta a impressão que o turista pode ter ao se deparar com uma das imagens mais intrigantes e bonitas das Maldivas, arquipélago recheado de paisagens paradisíacas no oceano Índico.

Fenômeno de bioluminescência é atração turística nas Maldivas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Fenômeno de bioluminescência é atração turística nas Maldivas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em diversas épocas do ano, as orlas de algumas ilhas do país brilham de maneira intensa durante a noite, principalmente na faixa em que o mar se encontra com as praias. É uma visão que realmente lembra a via láctea ou alguma obra de arte psicodélica extremamente criativa (e que é conhecida internacionalmente como "sea of stars", ou mar de estrelas).  

Trata-se de um fenômeno de bioluminescência causado por uma espécie de fitoplâncton que existe na área e que, ao ser agitada pelas ondas oceânicas (ou qualquer outro tipo de movimento), emite luz, cintilando fortemente quando a água marítima varre a areia das praias. 

Praia das Maldivas, no oceano Índico, fica iluminada durante a noite - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Praia das Maldivas, no oceano Índico, fica iluminada durante a noite
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Não é possível prever exatamente quando este espetáculo da natureza irá ocorrer: tudo depende de fatores como o clima (que deve estar com a temperatura alta) e do nível da maré (que deve estar baixo). Mas, segundo a Visit Maldives (entidade oficial de promoção turística do arquipélago), há grande incidência da bioluminescência entre os meses de outubro e abril. 

E é, sem dúvida, uma atividade extremamente fascinante caminhar à noite pela praia e sentir que o mar está espelhando o céu que o cobre. Nas Maldivas, há até resorts que promovem jantares bem ao lado do "mar de estrelas", em um cenário pra lá de romântico.    

Detalhe de praia das Maldivas marcada pelo "mar de estrelas" - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Detalhe de praia das Maldivas marcada pelo "mar de estrelas"
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Um dos locais mais famosos das Maldivas para admirar o fenômeno é a ilha de Vaadhoo, localizada a cerca de 15 minutos de barco do Aeroporto Internacional de Velana, o principal do arquipélago. 

Com aproximadamente 500 habitantes, Vaadhoo possui infraestrutura hoteleira e também pode ser visitada por pessoas que estão hospedadas em outras ilhas do país asiático. 

Além do "mar de estrelas", arquipélago das Maldivas tem paisagens paradisíacas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Além do "mar de estrelas", arquipélago das Maldivas tem paisagens paradisíacas
Imagem: Getty Images/iStockphoto