Topo

Com paisagem avermelhada, lago da Tanzânia tem aparência extraterrestre

Vista aérea do lago Natron, na região norte da Tanzânia - Getty Images/iStockphoto
Vista aérea do lago Natron, na região norte da Tanzânia Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/05/2018 04h00

O continente africano é famoso por suas florestas e rica fauna, mas, no norte da Tanzânia, há um destino que impressiona turistas com características mais inusitadas.  

Trata-se do lago Natron, localizado na região da fronteira com o Quênia e que, nas épocas mais secas do ano, exibe uma paisagem parcialmente avermelhada que parece pertencer a um filme de ficção científica.

O lago Natron exibe paisagens dignas de filme de ficção científica - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O lago Natron exibe paisagens dignas de filme de ficção científica
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Composto por uma altíssima salinidade, o local é habitat para bactérias que são responsáveis por sua cor vermelha. Visto de cima, o lago dá às vezes a impressão de estar tingido de sangue, em uma tonalidade intensa que contrasta com o terreno árido que o rodeia. 

Viajantes costumam fazer longos tours pelos arredores do Natron (onde é também possível acampar): na área, eles encontram um cenário montanhoso de encher os olhos e capaz de gerar grandes fotografias.

O lago Natron é cercado por uma linda paisagem montanhosa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O lago Natron é cercado por uma linda paisagem montanhosa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

No horizonte aparece, por exemplo, o Ol Doinyo Lengai ("Montanha de Deus", no idioma maasai), um vulcão com um lindo formato cônico. 

Ao olhar para certas áreas do lago (nem todas elas apresentam a coloração avermelhada), é possível ver comunidades de milhares de flamingos, que se reúnem lá para procriar (e que, com sua estrutura esguia e plumagem com tons de rosa, deixam a paisagem ainda mais fascinante).   

Apesar da presença massiva destas aves, o Natron apresenta um ambiente pouco propício para muitas formas de vida: devido à sua alta quantidade de sal, há poucas espécies peixes em suas rasas águas (que têm menos de três metros de profundidade e elevada temperatura, ultrapassando frequentemente os 40ºC).  

É também possível admirar milhares de flamingos no lago Natron - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
É também possível admirar milhares de flamingos no lago Natron, na Tanzânia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

E, apesar de sua aparência remota, o Natron está na mesma região onde se encontram dois dos mais famosos pontos turísticos da Tanzânia: o lago fica entre o Parque Nacional Serengeti (onde se realizam alguns dos safáris mais legais da África) e o monte Kilimanjaro (a montanha mais alta do continente africano). Se houver tempo, vale a pena se programar para visitar todos estes destinos na mesma viagem. 

Com boa infraestrutura hoteleira e agências turísticas, a cidade de Arusha pode ser usada como base para explorar esta região da Tanzânia.

Bactérias estão entre os responsáveis pela coloração avermelhada do lago Natron - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Bactérias estão entre os responsáveis pela coloração avermelhada do lago Natron
Imagem: Getty Images/iStockphoto