Topo

Destinos imperdíveis da Alemanha: conheça castelos, rios e cidadezinhas

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

27/12/2017 04h00

Apesar de ter fama de país gelado, a Alemanha é um dos destinos mais interessantes da Europa. É verdade que a nação germânica está longe de exibir praias paradisíacas, mas este "defeito" é compensado por suas cidades vibrantes, paisagens rurais lindíssimas e construções de cair o queixo. Abaixo, veja passeios imperdíveis para fazer na terra de Angela Merkel. 

Berlim

O vilarejo fica nos arredores de Berlim, capital alemã (na foto) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Destruída na Segunda Guerra Mundial, separada por um muro durante boa parte do século 20, Berlim ressurgiu, neste começo de século 21, como uma das cidades mais legais da Europa. Aqui, o turista respira História em locais como o Memorial do Holocausto e o Museu Pergamon, só para depois se encantar com obras arquitetônicas imponentes como o Portão de Brandemburgo e a cúpula do Parlamento alemão, projetada pelo renomado arquiteto Norman Foster. Se o clima não estiver muito frio, trata-se de uma cidade extremamente agradável para longas caminhadas, que podem passar ao longo do rio Spree, em áreas verdes como o Tiergarten e em áreas descoladas como Kreuzberg. E, para os boêmios, Berlim oferece algumas das melhores discotecas da Europa.

Veja também:

Castelo de Neuschwanstein

O castelo Neuschwanstein foi feito a mando do rei bávaro Ludwig 2º - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Fica na Alemanha uma edificação que teria inspirado a arquitetura dos castelos da Bela Adormecida e da Cinderela, da Disney. É o Castelo de Neuschwanstein, situado na localidade de Hohenschwangau e erguido no século 19 a mando do rei Ludwig 2º como lugar para passar seus momentos de descanso. A construção realmente lembra os símbolos da Disney e fica no meio de um lindo cenário montanhoso da região da Bavária. Seu estilo é o neorromânico e vários de seus ambientes foram inspirados nas obras do compositor Richard Wagner, de quem Ludwig 2º era fã. É possível visitar o castelo, mas espere dividir o espaço com multidões de outros turistas. Para informações sobre horários de visitas, acesse: www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/admiss.htm

Frankfurt

Frankfurt, na Alemanha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Frankfurt é uma das principais portas de entrada da Alemanha para quem chega ao país de avião e vale a pena passar um par de dias nesta moderna metrópole europeia. Trata-se da capital financeira da Alemanha e que, dentro de sua paisagem recheada de arranha-céus, oferece diversos atrativos para o turista. Entre elas está o jardim botânico Palmengarten (que promete entreter adultos e crianças), o museu Städel (um dos principais da Alemanha) e a linda praça Römerberg, onde fica a prefeitura local e que é marcada por edificações em estilo germânico. Em dias de clima ameno ou cálido, vale muito a pena fazer passeios pelas belas margens do rio Meno, que corta Frankfurt.

Cruzeiros no rio Reno

Rio Reno passa ao lado da vila de Boppard, na Alemanha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Se você gosta de fazer viagens de navio, a Alemanha pode ser um destino perfeito para suas férias. Isso porque são realizados cruzeiros fluviais no rio Reno (um dos principais do país) durante boa parte do ano. Além de oferecer visão privilegiada para as lindas paisagens rurais que existem ao redor deste curso d'água, tais jornadas passam por algumas das mais fotogênicas cidades alemãs, como Colônia (que possui uma das mais impressionantes catedrais do mundo), Breisach, Kehl e Mannheim. E estes cruzeiros também costumam abranger cidades de outros países da Europa, como Basileia (na Suíça), que fica às margens do Reno. 

Floresta Negra

Floresta Negra, na Alemanha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Na região sudoeste da Alemanha fica a famosa Floresta Negra, um dos destinos naturais mais lindos de todo o continente europeu. Trata-se de uma extensa área parcialmente forrada por enormes árvores (através das quais é possível realizar longas caminhadas), marcada por fotogênicas montanhas e pontuada por lindas cidadezinhas históricas, como as belíssimas Hornberg, Altensteig e Oppenau. Schiltach é outro dos centros urbanos locais que merece uma visita, especialmente por suas vielas românticas e lindas edificações em estilo germânico. Também vale fazer viagens de carro pelas estradas que cortam a região onde está a Floreste Negra.

Heidelberg

Heidelberg, na Alemanha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com sua paisagem cortada pelo rio Neckar, onde aparece uma romântica ponte com arcos, Heidelberg é uma das cidades mais bonitas de toda a Alemanha. Este centro urbano é coroado por um imponente castelo e, além disso, é habitado por uma numerosa população universitária, o que lhe proporciona uma vida noturna extremamente animada (que provavelmente irá encantar viajantes mais jovens). Com uma extensa área reservada só para pedestres, o centro antigo de Heidelberg constitui uma região extremamente agradável para caminhadas, durante as quais o turista pode admirar monumentos como a igreja Heiliggeistkirche e as obras do museu Kurpfälzisches, com pinturas de artistas celebrados na Alemanha como Carl Spitzweg. 

Munique

Munique, na Alemanha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Munique é uma das metrópoles que não deveriam ser negligenciadas em uma visita ao território germânico. A cidade mistura, como poucos outros destinos no país europeu, a modernidade da Alemanha do século 21 com antigas tradições que encantam os visitantes. Um dos principais atrativos do local é a sua Oktoberfest, a festa cervejeira anual mais famosa do mundo. Além desta balada insana, porém, Munique oferece interessantes atrações, como a praça Marienplatz (cercada de obras-primas da arquitetura, como o edifício Neues Rathaus) e o museu da construtora de carrões BMW. O museu Brandhorst, por sua vez, é um dos principais museus de arte contemporânea da Alemanha, com obras de artistas como Damien Hirst.