Topo

Além de Madri e Barcelona: veja destinos da Espanha que merecem uma visita

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

14/12/2017 04h00

Madri e Barcelona estão entre os destinos turísticos mais populares da Europa. Mas a Espanha guarda joias urbanas e naturais que também merecem uma visita. São cidades, monumentos e praias capazes de encantar o mais viajado dos turistas. Abaixo, veja sete locais do território espanhol que devem estar no seu roteiro. 

Ibiza

Ibiza, na Espanha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Madri e Barcelona são cidades realmente baladeiras. Mas faça uma visita a Ibiza nas épocas mais cálidas do ano e você verá o que é uma verdadeira gandaia. Todos os verões, este balneário do mar Mediterrâneo atrai viajantes do mundo inteiro em busca de baladas animadíssimas e com clima de pegação: lá estão, por exemplo, as tradicionais Pachá e a Privilege, que recebem a discotecagem de DJs mundialmente famosos e, não raro, visitas de celebridades. Também no verão, festas insanas a bordo de embarcações entretêm os viajantes durante o dia, assim como belas praias ideais para curar a ressaca (há, inclusive, populares orlas para nudistas em Ibiza e região).

Segóvia

Na Plaza del Azoguejo, o centro efervescente de Segóvia, o monumento mais importante da cidade: o grande aqueduto - Fellipe Fernandes/UOL - Fellipe Fernandes/UOL
Imagem: Fellipe Fernandes/UOL

Segóvia é uma das mais interessantes cidades históricas da Espanha. Trata-se de um centro urbano que tem como um de seus principais cartões-postais um aqueduto com quase 30 metros de altura construído pelos romanos no século 1 a.C: trata-se de uma das obras romanas mais bem preservadas na Península Ibérica e que rende grandes fotos. Além disso, Segóvia possui lindas ruazinhas e praças, fazendo dela um lugar extremamente agradável para caminhar a esmo. A Catedral de Santa María (construída a partir de 1525) e o palácio conhecido como Alcázar são outros dos monumentos imperdíveis da cidade.

Sevilha

Vista geral de Sevilha, do topo da catedral da cidade - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Cálida, musical, fotogênica: estes são apenas alguns dos adjetivos para descrever Sevilha, uma das mais importantes cidades do sul da Espanha. Este centro urbano abriga o que muitos consideram uma das praças mais lindas do mundo, a Plaza de España, com sua fonte e arcadas tão marcantes que já serviram até de cenário para um dos filmes da saga "Star Wars". Ver uma apresentação ao vivo de flamenco é, também, uma das oportunidades mais imperdíveis para quem está em Sevilha. E o rio Guadalquivir, que compõe paisagem com lindas edificações da cidade, é outra linda visão local.  

Córdoba

Córdoba, na Espanha - SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto - SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto
Imagem: SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto

Localizada a menos de 150 quilômetros ao nordeste de Sevilha, Córdoba é outra cidade do sul espanhol que merece estar no roteiro de quem viaja pela região. Antigo domínio mouro na Península Ibérica, o local abriga uma mesquita suntuosa que foi convertida em catedral e cuja arquitetura e história fizeram a edificação (junto com o centro histórico de Córdoba, também lindíssimo) ser considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Ruínas romanas e espaços públicos como a bela Plaza de Séneca completam a paisagem de um dos centros urbanos mais interessantes de toda a Espanha.  

Caminho de Santiago

Caminho de Santiago, na Espanha - Fotografemocji/Getty Images/iStockphoto - Fotografemocji/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Fotografemocji/Getty Images/iStockphoto
Localizado entre a Espanha e a França, e com ramificações em Portugal, o Caminho de Santiago é uma das peregrinações mais famosas do mundo. Trata-se de um conjunto de rotas através das quais viajantes andam por centenas de quilômetros, passando entre cidadezinhas medievais, paisagens rurais e cenários perfeitos para intensos momentos de contemplação, que fascinam quem está em busca de autoconhecimento e de um grande desafio. O principal destino da jornada é a cidade de espanhola de Santiago de Compostela, onde se encontra o que seria o túmulo do apóstolo São Tiago.  

Bilbao

Bilbao, na Espanha - MykReeve/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - MykReeve/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: MykReeve/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Parte do País Basco, Bilbao é uma interessante cidade para ser visitada no norte da Espanha. Trata-se de um centro urbano que costuma agradar (e muito) quem gosta de cultura e arquitetura. Lá está, por exemplo, o famoso Museu Guggenheim (cuja edificação leva a assinatura do aclamado arquiteto Frank Gehry), além de construções projetadas por outros figurões da arquitetura, como Norman Foster. Excelentes restaurantes e uma vida noturna animada completam o cardápio oferecido por Bilbao. Em épocas cálidas do ano, use a cidade como base para visitar San Sebastián, destino litorâneo com praias movimentadas e muito frequentado por surfistas.   

Marbella

Marbella, na Espanha - monysasi/Getty Images/iStockphoto - monysasi/Getty Images/iStockphoto
Imagem: monysasi/Getty Images/iStockphoto

Além das praias de Ibiza e San Sebastián, a Espanha abriga outros belos destinos litorâneos para o turista. Um dos mais famosos deles é Marbella, parte da chamada Costa del Sol, localizado às margens do mar Mediterrâneo e com enormes resorts para quem busca acomodação de conforto e com ampla infraestrutura. Além das praias, é um lugar que oferece restaurantes finos, vida noturna animadíssima admirada por turistas do mundo inteiro e spas para quem está em busca de um detox durante as férias.