Topo

Mais de 60% das mortes por selfie ocorreram no mesmo país; veja o top 20

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/07/2017 13h25

Selfies são sucesso no Instagram. Em viagem, então, são indispensáveis -- e quanto mais radicais forem, mais curtidas vão ganhar. Por conta da busca por imagens cada vez mais incríveis, os números de mortes por causa de selfies estão aumentando. De acordo com um novo estudo, desde que a primeiro caso foi registrado, em março de 2014, foram 15 naquele ano, 39 em 2015 e 73 nos primeiros oito meses de 2016 -- um total de 127. Mais de 60%, 76, em um único país: a Índia.

A pesquisa "Me, Myself and My Killfile: Characterizing and Preventing Selfie Deaths" (Eu, eu mesmo e meu arquivo mortal: Caracterizando e prevenindo mortes por selfie), que alerta sobre os riscos de se fazer autorretratos, foi desenvolvida em parceria entre a Universidade Carnegie Mellon, da Pensilvânia, e o Instituto de Informação Indraprastha, de Déli, na Índia.

Há casos de eletrocutados, pessoas que foram engolidas pelo mar, outras que caíram de lugares altos -- como morros e prédios --, além de mortes ocasionadas por fotos feitas próximo a trens e com armas de fogo.

Policiamento reforçado

Mumbai parece ser o destino mais perigoso para tirar selfies. Em junho, a estudante Priti Prise, 17, morreu afogada ao tentar tirar uma foto à beira-mar -- ela não percebeu uma onda gigante, que invadiu o parapeito e a levou para o mar. O mesmo aconteceu com Tarannum Ansari, 18, em maio de 2016, e Meenakshi Priya Rajesh, 21, em maio deste ano.

Os incidentes alarmaram a polícia. "Reforçamos o policiamento em pontos de selfie quando a maré está alta. Quando o tempo está ruim, pedimos que as pessoas não se aproximem do mar para fazer selfies. Os policiais foram suficientemente instruídos para não deixar as pessoas fazerem façanhas perigosas”, disse o vice-comissário da polícia, Paramjeet Dahiya, ao "Times of India".

Os 20 países que registraram mortes por causa de selfies

Índia - 76
Paquistão - 9
Estados Unidos - 8
Rússia - 6
Filipinas - 4
China - 4
Espanha - 3
Indonésia - 2
Portugal - 2
Peru - 2
Turquia - 2
Romênia - 1
Austrália - 1
México - 1
África do Sul - 1
Itália - 1
Sérvia - 1
Chile - 1
Nepal - 1
Hong Kong - 1