Topo

Região remota dos Estados Unidos surpreende turistas com "onda petrificada"

A chamada "The Wave" é uma das imagens mais marcantes do Arizona - Katie Darby/Creative Commons
A chamada "The Wave" é uma das imagens mais marcantes do Arizona Imagem: Katie Darby/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

07/06/2016 22h43

O Arizona é famoso por abrigar o Grand Canyon, um dos cartões-postais mais visitados dos Estados Unidos. 

Mas nem todos sabem que, neste Estado americano, existem outros destinos onde a natureza é capaz de surpreender (e muito) os turistas.

Um deles é a área conhecida como Paria Canyon-Vermilion Cliffs Wilderness, que o Arizona divide com o Estado de Utah e que abriga uma formação geológica batizada de "The Wave" (A Onda).

Detalhes da formação geológica "The Wave", nos Estados Unidos - Scooter Lowrimore/Creatve Commons - Scooter Lowrimore/Creatve Commons
Detalhes da formação geológica "The Wave", nos Estados Unidos
Imagem: Scooter Lowrimore/Creatve Commons

A razão do nome é óbvia: a "Onda" é uma visão surreal que lembra o mar em movimento, mas na coloração ocre do arenito, a rocha sedimentária que forma a paisagem da região. 

Criadas por erosão ao longo de milhões de anos, suas ondulações estão situadas entre lindas montanhas e são cenário ideal para fotografias, embelezadas pelo céu azul quase sempre presente na área. 

E o campo de visão é amplo: a área onde está a "The Wave" chega a ter mais de 30 metros de comprimento. Dependendo da hora do dia e da intensidade do sol, todo o terreno muda de cor, adquirindo, às vezes, tonalidades extremamente intensas. 

Visão panorâmica da área onde está localizada a formação "The Wave" - Mark Doliner/Creative Commons - Mark Doliner/Creative Commons
Visão panorâmica da área onde está localizada a formação "The Wave"
Imagem: Mark Doliner/Creative Commons

Um dos melhores momentos para fotografar o local é ao meio-dia, quando quase não há sombras sobre as ondulações. 

As caminhadas até a "Onda" geralmente começam em um centro de visitantes localizado na cidade de Kanab, em Utah. Durante o trajeto, os turistas passam por cânions, túneis rochosos e outras lindas paisagens.   

E o passeio pode ser feito por aventureiros que estão em Las Vegas. Kanab fica a cerca de 320 quilômetros da Cidade do Pecado. 

Mais informações: www.blm.gov/az/st/en/prog/blm_special_areas/wildareas/paria_vermilion.html

Caminhada no Paria Canyon-Vermilion Cliffs Wilderness - Bureau of Land Management/Creative Commons - Bureau of Land Management/Creative Commons
Caminhada no Paria Canyon-Vermilion Cliffs Wilderness
Imagem: Bureau of Land Management/Creative Commons

Esta região dos Estados Unidos oferece paisagens surreais para o turista - Bureau of Land Management/Creative Commons - Bureau of Land Management/Creative Commons
Esta região dos Estados Unidos oferece paisagens surreais para o turista
Imagem: Bureau of Land Management/Creative Commons