Topo

Veja roteiro para comer como um verdadeiro veneziano

Ondine Cohane

New York Times Syndicate

01/06/2013 08h30

Se o belo vidro é uma das maiores atrações de Murano, na Lagoa de Veneza, os grupos imensos cheios de câmeras lotando os canais e os restaurantes pega-turista querendo vender pizza a eles com certeza não são. Graças a uma novidade gastronômica, porém, há motivos para voltar. 

  • Marco Ferro/Acquastanca/Divulgação

    Merengue é uma das sobremesas do Acquastanca

Inaugurado em abril de 2012 por Giovanna Arcangeli – que nasceu na ilha, planejou eventos no lendário Harry's Bar durante uma década e sabe tudo sobre preservar uma calma cultural em meio ao buchicho turístico – o Acquastanca é um refúgio de tudo isso. "Queria criar um local onde os clientes pudessem relaxar e apreciar boa comida numa atmosfera aconchegante e tranquila", ela explica.

Durante a minha visita, feita na hora do almoço, executivos locais faziam uma pausa, de pé, no bar, bebericando Soave do Veneto e beliscando cichetti (aperitivos como camarões fritos e salada de polvo); um grupo de venezianos e uma mulher bem vestida com a filha adolescente ocupavam as poucas mesas de frente para o canal. Situado no prédio onde antes havia uma confeitaria, o restaurante é estiloso, mas não exagerado: com vigas de madeira no teto, tijolinhos aparentes e piso de resina, o cenário é intimista, mas moderno.

Caterina Nason, chef e cunhada de Giovanna, dá ênfase aos pratos simples de frutos do mar, apropriados para uma casa à beira da lagoa. Os destaques incluem o espaguete com vôngole, aveludado e saboroso; orata crocante no forno com batatas; baccala com polenta e tagliolini com lula.

Um dos pontos fortes de Caterina são as sobremesas, por isso reserve um espacinho para as opções do dia como o bolo de limão e merengue, o tiramisu e a coviglia de café (um tipo de semifreddo). A carta de vinhos traz uma seleção interessante, principalmente das regiões de Veneto, Friuli e Trentino Alto Adige.

O Acquastanca serve de esconderijo para grupos como os daquela mesa de venezianos – não muito chique, mas com comida boa, onde você pode parar para tomar o café da manhã, jantar ou tomar só um espresso. E se tornou um sucesso principalmente porque é caseiro, mas ao mesmo tempo sofisticado numa cidade que está sempre lotada. E, se você realmente quiser se sentir como um dos moradores, peça uma "ombra" – um golinho de vinho branco que deriva do antigo costume veneziano de vender a bebida na rua, com os carrinhos na "ombra", ou sombra, para mantê-lo fresco.

Acquastanca, Fondamenta Manin 48, Murano, Veneza; 39-041-319-5125. Uma refeição média para dois, sem bebidas nem gorjeta, sai por cerca de 30 euros (cerca de US$ 39, com o euro a US$ 1,29).