Topo

De praias a passeios em elefantes, Tailândia tem opções para todos os tipos de turistas

Rafael Castilho

Do UOL, em Phuket

20/12/2012 13h01

O sul da Tailândia é uma região de rica cultura, culinária e litoral inesquecíveis. Um tesouro ainda pouco explorado pelos brasileiros. As praias paradisíacas, porém, contrastam com as cenas de um desastre ainda presente na memória: o mais devastador tsunami da história, acontecido em 2004. A trégua com a natureza já dura, felizmente, alguns anos e por isso mesmo quem pensa em conhecer as paisagens do país pode se programar.

Minutos antes de aterrissar na ilha de Phuket, o mar de cor esmeralda já chama a atenção pelas janelinhas da aeronave. O nome da localidade deriva da palavra malaia "bukit" ("montanha de cristal"). As grandes formações rochosas, abundantes na região, explicam a denominação da província considerada atualmente como a pérola do sudeste asiático por todos os seus atrativos, naturais e culturais.


A área abriga, entre outras, a praia mais famosa e também mais agitada do país, Patong. Repleta de guarda-sóis e com espaço sempre disputado, sua encosta é palco para toda a espécie de vendedores. Por ser o coração da ilha, ali é possível desfrutar de esportes náuticos, ótimos hotéis, bares e diversão, principalmente na extensão da Bangla Road. O boxe tailandês, esporte nacional, encontra ali diversas arenas. Para compras, há as lojinhas para turistas na avenida beira-mar - onde a lei que impera é a da barganha - ou no maior shopping do sul da Tailândia, o Jungceylon Shopping Complex.

Mas Phuket é muito mais do que Patong. A areia fina e água cor esmeralda-turquesa das mais de 20 praias da área têm de tudo para conquistar o turista. Se o seu estilo for o aventureiro, alugue uma motocicleta e explore cada recanto da maior ilha da Tailândia (também é possível conhecer a área de táxi ou de tuk-tuk -triciclo com cabine para transporte de passageiros-, mas vale acertar o preço com o motorista antes da saída).

Ao norte de Patong está Surin, conhecida como a região milionária da ilha. A área conta com resorts internacionais e grande variedade de restaurantes e bares. É o melhor lugar para desfrutar de drinques acompanhados de camarões gigantes. Ao sul estão Karon, Kata e Kata-noi, outras praias que merecem uma visita pelas lindas paisagens.

  • Rafael Castilho/UOL

    Pequeno habitante do Siam Safari Elephant Camp, na região da baía de Chalong

Cansado de praia?
O centro Phuket guarda uma rica história na arquitetura de seus prédios e casarões construídos no início do século 20, sob a influência de britânicos, portugueses e chineses. Não deixe de passar pelas ruas Phuket e Phangnga ou de admirar prédios como o da Prefeitura, do banco Chartered e da Estação de Polícia, com seu imponente relógio.

A província também oferece um interessante roteiro gastronômico para os visitantes. Restaurantes como Gusto, Sea Hag, Acqua, Lucky Tom’s, Mom Tri’s Kitchen são uma ótima pedida. Os mais audaciosos podem se arriscar em aulas de culinária, adquirindo ou aprimorando conhecimentos sobre a exótica e saborosa cozinha tailandesa.

Os famosos passeios de elefante ficam principalmente no noroeste da Tailândia, na região de Chiang Mai. Mas a sudoeste de Phuket também há uma reserva ambiental, o Siam Safari Elephant Camp. Os tours podem ser agendados tanto nos hotéis quanto nas várias barracas de turismo espalhadas pelas praias.

Quem viaja acompanhado de crianças não pode perder o Phuket Fantasea, um grande parque de entretenimento com apresentações culturais, bem ao estilo de Las Vegas.

Arredores
Várias ilhas cercam a baía de Nga Phang, província vizinha a Phuket. Uma delas tornou-se internacionalmente conhecida, pois foi cenário para o clássico "007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro" e acabou ganhando o nome de Ilha Bond. Outro destino popular é Coral, perfeito para mergulhos e prática de esportes náuticos.

Mochileiros e casais apaixonados vão se encantar pelas ilhas Phi Phi, a cerca de duas horas de Phuket. Divididas em Don e Le, somente a primeira é habitada. Ali estão os hotéis e o centro comercial. Já de longe é possível avistar os paredões que formam o local. Chegando ao porto, o tom da água muda: de tão transparente, peixes coloridos roubam a cena e parecem nadar no ar, enquanto os famosos barcos "longtails" ganham o horizonte.

  • Rafael Castilho/UOL

    É impossível não admirar e não registrar a maravilhosa natureza de Phi Phi


A melhor praia de Phi Phi Don fica bem perto do Centro, a Long Beach, mas há outras paisagens imperdíveis em Tong Cope e na Baía de Loh Ba Kao, que ficam do outro lado dessa ilha. Em um passeio de barco privativo é possível explorar todas as baías de Phi Phi Lay, como a famosa Baía Maia, cenário do filme "A Praia". A vida marinha é encantadora em toda a região. A praia dos Macacos, as ilhas de Bamboo e Mosquito são outras paradas imperdíveis, seja de dia ou à noite, para contemplar o céu estrelado da Tailândia.

 


O que você precisa saber:

  • A Tailândia não exige visto para brasileiros.
  • Se você estiver viajando por outros países da região (Indonésia, Mianmar, Camboja) e comprar aquelas típicas estátuas de Buda, declare o clássico souvenir ao entrar na Tailândia. A legislação do país proíbe a saída de alguns tipos de imagem e você pode ter problemas quando embarcar de volta para casa.
  • Nem tudo é um paraíso. Em Patong, caminhar no calçadão da praia, à noite, requer um pouco mais de cuidado. O local costuma ser ponto de venda de drogas e prostituição.