Topo

Conheça Santa Barbara, o balneário das estrelas na Califórnia

MARINA VALLE

Colaboração para o UOL, de Santa Barbara

29/12/2011 07h00

É raro que uma cidade de praia reúna uma considerável diversidade de atrativos como Santa Barbara. E que ainda preserve seu charme e tranquilidade. A chamada ‘Riviera Americana’ se tornou um dos refúgios preferidos das celebridades do entretenimento, talvez por sua natureza atraente e temperatura agradável, onde, segundo os locais, o sol brilha uma média de 300 dias por ano. Entre os famosos que trocaram a agitação de Malibu por Santa Barbara estão Michael Douglas, Ellen DeGeneres e Oprah Winfrey, cuja mansão de veraneio, de 50 milhões de dólares, é só mais uma entre as dezenas de luxuosas propriedades que se espalham pelas montanhas da cidade.


Assim como Oprah, Santa Barbara também vive de entretenimento. Há teatros, muitas salas de cinema, shows, concertos de música clássica, exposições de arte e até o Festival Internacional de Cinema (sbfilmfestival.org).

No calçadão de palmeiras perfeitamente enfileiradas da Shoreline Drive, moradores e turistas caminham, andam de bicicleta e patins. Partidas de vôlei rolam o dia todo nas areias. O agito acontece nos bares, restaurantes, e cafés, que se concentram em grande parte na State Street e ruas próximas, também salpicadas de lojas e pequenas galerias. Na Shoreline Drive estão os dois shoppings a céu aberto, o La Arcada, com cafés bacanas, e o Passeo Nuevo, com Victoria’ s Secret, Abercrombie & Fitch, The Gap, entre outras lojas. Ali também está o Museu de Arte de Santa Bárbara (www.sbmuseart.org/), com uma instalação de videoarte permanente sobre as borboletas da região, e o Fórum da cidade, o Santa Barbara Courthouse (www.santabarbaracourthouse.org/sbch/), de arquitetura colonial, onde há entrada livre para subir (de elevador) em sua torre, para apreciar a vista em 360 graus da cidade.

Do alto da torre, olhando para o norte, é possível avistar a Antiga Missão de Santa Barbara (santabarbaramission.org/), a mais bem conservada missão hispânica remanescente em terras californianas, reconstruída por várias vezes devido aos consequentes terremotos da região. Fundada em 1786, a chamada ‘Rainha das Missões’ exerceu influência sob os primeiros habitantes da região, os povos Canaliños, que ali foram cristianizados pelos franciscanos até a Espanha perder a Califórnia para o México, em 1822. No interior do edifício há pinturas bíblicas e esculturas de santos e anjos, além de objetos e artesanatos dos indígenas.

Para um programa em família, próximo à Antiga Missão está o Museu de História Natural (sbnature.org) da cidade, em frente ao pequeno parque Rocky Nook, que conta com playground e mesinhas para piquenique, entre pinheiros e eucaliptos. Estique com as crianças no Zoológico de Santa Barbara (santabarbarazoo.org). A Santa Barabara Trolley Company (www.sbtrolley.com) tem um tour que faz paradas em todos estes lugares, com saídas de hora em hora do píer Stearns Wharf.

  • Marina Valle/UOL

    Fundada em 1786, a Antiga Missão de Santa Barbara é a mais antiga remanescente na Califórnia


O magnata Ty Warner, que ficou milionário vendendo bichinhos de pelúcia, construiu e mantêm no Stearns Wharf o Ty Warner Sea Center (sbnature.org/seacenter). As crianças se divertem observando os aquários, que contam com diversos animais marinhos, cardumes de peixes, até tubarões. Outro museu, que agrada crianças e adultos, é o Santa Barbara Maritime Museum (www.sbmm.org), localizado no porto de Santa Barbara. Ali estão atracados um veleiro de 1916 e barco pesqueiro de 1917. Já no edifício de dois andares, são exibidos objetos de bordo, mapas náuticos, exibições de vídeos e games multimídia sobre pesca e navegação.

Para quem prefere conhecer a vida marinha do Pacífico fora do aquário ou dos museus, a agência Truth Aquatics (www.truthaquatics.com) organiza passeios para observar baleias na Ilha de Santa Cruz, a 35 km da costa e uma das oito que compõe o Parque Nacional de Channel Islands (www.nps.gov/chis). É bem provável que apareçam baleias jubarte, baleias azuis, entre os meses de abril a agosto e as baleias-cinzentas-do-Pacífico, de dezembro a abril.

As ilhas do Parque Nacional também atraem visitantes que desembarcam para acampar, fazer trilhas ou mergulho. O acesso às ilhas é arranjado somente por barcos e aviões privativos, de concessão do parque nacional, que restringe o número de pessoas a fim de preservar o parque. Recomenda-se que as reservas sejam feitas com antecedência nos centros de visitantes oficiais do parque (outdoorsb.noaa.gov/), em Santa Barbara ou em Ventura.

Santa Barbara também recebe grandes hordas de borboletas da espécie monarca, de cor alaranjada, que retornam para reprodução. É no inverno, entre novembro e fevereiro, a melhor época para fazer uma trilha até a Gruta Ellwood, partindo da praia de mesmo nome, para observar milhares dessas borboletas – são tantas que os galhos dos eucaliptos ficam cobertos delas.

A região das vinícolas, conhecida como vale de Santa Inez, fica a aproximadamente 45 minutos de Santa Bárbara. Tem chamado a atenção de enólogos pela qualidade dos vinhos e variedade de casas produtoras. O ideal é alugar um carro por um dia e para visitar com calma algumas vinícolas, entre as vilas de Buellton, Solvang, Santa Ynez, Los Olivos, Los Alamos e Lompoc. A estrada Foxen Road Trail que corta as plantações, hotéis e restaurantes locais serviram de cenário para o filme ‘Sideways: entre umas e outras’. A região é privilegiada, pois recebe os ventos frios vindos do Pacífico, que durante a noite, resfriam e favorecem o cultivo principalmente das uvas Pinot Noit, de casca fina e delicada.

Para conhecer o restante das praias em Santa Barbara, a maneira mais agradável é alugar uma bicicleta na estação AMTRAK. Lá, você vai notar uma enorme árvore, considerada a maior e mais antiga figueira da Califórnia, com mais de 130 anos. Mas para chegar a Arroyo Burro Beach, Isla Vista e Goleta Beach, esta última, ao lado do campus da Universidade de Santa Bárbara (UCSB), a pedalada é mais longa. Já para visitar outras praias como El Captain e Refugio Beach, o acesso fica melhor de carro pela estrada expressa. Os surfistas conseguem pegar as melhores ondas em Goleta e Refugio na estação de inverno. No verão, estudantes da UCBS lotam Isla Vista com seus longboards. Mas tente mesmo bater perna pelas praias o quanto puder, porque com tantos famosos por lá, em Santa Bárbara, ‘cada mergulho é um flash’.