ROTEIROS NACIONAIS

Ecoturismo

Serra da Canastra, em Minas Gerais, é o berço do Velho Chico

Favoritar

Gostou desse roteiro?

Daniel Ribeiro
Do UOL, em Minas Gerais

Todo velho já foi criança um dia. O Rio São Francisco, conhecido como Velho Chico não foge à regra. Com 2.800 quilômetros de extensão ele atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, sendo um dos mais importantes rios brasileiros e responsável por uma parcela significativa da economia dos municípios que banha. A Serra da Canastra, em Minas Gerais, abriga a nascente do São Francisco em um parque de natureza preservada, propício para contemplação e relaxamento.

O acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra é feito pelo município de São Roque de Minas, a 334 quilômetros de Belo Horizonte. É possível se hospedar próximo ao parque, onde há diversas pousadas e campings. Os paredões de pedra da Canastra são um convite aos aventureiros adeptos da escalada. Para os menos radicais, há trilhas que levam os exploradores aos principais pontos do parque, além de acesso por carros 4x4.

A nascente do rio São Francisco fica em um vale a 1.300 metros de altitude. A criação do parque foi uma iniciativa para proteger a fonte, que pode ser vista do alto de uma ponte de madeira. No local, há uma estátua de São Francisco, que deu nome ao rio. Dali do alto, avista-se a união de dois pequenos córregos que surgem de um charco e dão origem ao rio que viaja pelo interior do país para desembocar no Oceano Atlântico. Do ponto onde está a imagem do santo, o turista também terá uma vista panorâmica da região.

O rio forma um cânion para descer a serra com uma série de cachoeiras e piscinas naturais avistadas de um mirante. O parque é todo sinalizado pelo Ibama e o acesso mais fácil é feito de carro por estradas de terra. A principal atração do destino é a Casca d’Anta, a primeira queda do São Francisco, que pode ser vista de cima do mirante de onde se derrama a cachoeira de 186 metros ou da parte de baixo. Para chegar à piscina formada pela queda, existe a opção de ir pela trilha de três quilômetros ou de carro, por um percurso de 40 km. A água é limpa e relativamente quente, geralmente a uma temperatura de 20°.

  • Divulgação

    Turistas aproveitam cachoeiras e piscinas naturais formadas pelo rio São Francisco e seus afluentes na Serra da Canastra

A cultura dos fazendeiros do interior de Minas tem marcas no local, que antes de ser Parque Nacional, era ocupado por fazendas particulares. Um dos resquícios dessas tradições é o Curral de Pedras, que se tornou atração turística. O curral é um conjunto de muros construído sem argamassa, somente com as pedras encaixadas, que servia para manejar o gado delimitando as áreas onde eles podiam pastar. Na época, todo o transporte do material foi feito apenas com carros de boi. As construções são preservadas e estão na área do chapadão, planalto no alto da serra com vista de longo alcance. É curioso observar os diferentes tamanhos de pedras que se encaixam perfeitamente e conseguem manter o equilíbrio dos muros. 

Um passeio imperdível é a Cachoeira dos Rolinhos, a mais alta da Canastra, mas que só pode ser vista de certos ângulos da parte baixa do Parque. São três quedas de 300 metros de água de despencam da serra. Na época das chuvas, surge uma quarta queda, chamada de Cachoeira Seca. Para ter acesso a esse ponto é preciso percorrer um caminho de dez quilômetros em terreno acidentado e atravessar o rio, por isso ao menor sinal de chuva é recomendado que o turista retorne ou cancele o passeio.

Uma das atrações secundárias da Serra é a Cachoeira do Fundão, uma queda d’água de 80 metros do rio Santo Antônio, afluente do Velho Chico. O caminho até lá guarda belas vistas panorâmicas e animais da fauna local, como lobo guará, tamanduá bandeira e o veado campeiro. A Cachoeira do Fundão cai em uma piscina natural que recebe sol o dia todo, mantendo a água em temperatura agradável no verão. 

Para aproveitar ao máximo as atrações do Parque Nacional da Canastra, o turista pode se hospedar em uma das muitas opções de hotéis e pousadas em São Roque de Minas. Apesar de a Serra e o Parque ocuparem seis municípios de Minas Gerais e o melhor acesso ser pela cidade de Piumhi, São Roque abriga a portaria principal e está mais próximo da nascente e principais cachoeiras.

Desemboque, o berço do triângulo mineiro

Para aproveitar tudo o que a Canastra pode oferecer, três dias são suficientes. A distância entre uma cachoeira e outra acabam fazendo valer a pena reservar um período do dia para cada uma. Uma boa opção para o fim do passeio ou para intercalar em um dia com pouco ânimo para cachoeiras e banho de rio, é visitar o vilarejo de Desemboque.

  • Divulgação

    Nossa Senhora do Desterro, igreja matriz do povoado de Desemboque tombada pelo Iphan

O vilarejo histórico é o povoado mais antigo da região e terra natal do ator Lima Duarte. Fundado em 1743, Desemboque se tornou o maior centro comercial e centro de mineração do triangulo mineiro no século 18. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), a igreja Nossa Senhora do Desterro de Desemboque iniciou sua construção no mesmo ano de fundação do vilarejo.

Durante o garimpo do ouro, a vila chegou a ter 1.500 habitantes, mas conserva apenas 20 casas e cerca de 100 moradores permanentes. Toda a vida do lugar acontece em torno da igreja, que abriga também um cemitério em seu terreno cercado por um muro de pedras. A construção é simples, mas impressiona por ser isolada em meio a uma paisagem rural que remonta o Brasil da época.

A calmaria bucólica de Desemboque parece contradizer os dias de glória e agito do vilarejo. Ali se concentraram bandeirantes que partiram rumo ao sertão em busca de ouro quando o metal passou a ser escasso na nascentes da Canastra. De Desemboque partiram muitos desbravadores, mas também para lá retornaram muitos deles com medo ou sequelas de ataques dos índio caiapó à medida que avançavam ao centro do país.

A falta de estrutura turística não é empecilho para quem quiser conhecer um pouco da história do lugar. Os locais são hospitaleiros e é difícil o turista sair do destino sem experimentar uma boa cachaça artesanal e até um tutu de feijão com a autêntica linguiça mineira. Desemboque pertence ao município de Sacramento, próximo ao portão 3, no extremo oeste do Parque Nacional da Serra da Canastra.

SERVIÇO

Mais informações:
http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/198-parque-nacional-da-serra-da-canastra 
www.serradacanastra.com.br

Parque Nacional da Serra da Canastra

Horário de visitação: das 8h às 18h. Recomenda-se entrar até às 16h no máximo.

O Parque Nacional tem 4 acessos: são as portarias instaladas em São Roque de Minas (8 km da cidade), nos distritos de São José do Barreiro (9 km) e São João Batista (1 km) e em Sacramento (65 km da cidade). Os acessos via Sacramento e São João Batista são por longas estradas de terra, que podem ficar precárias na época das chuvas.

Por São José do Barreiro, o visitante tem acesso direto à parte de baixo da Cachoeira Casca D'Anta, a maior atração da Canastra. Por São Roque de Minas, fica mais fácil chegar à parte alta do Parque Nacional, onde estão a nascente do rio São Francisco e a parte de cima da Cachoeira Casca D’Anta (há uma trilha até a parte de baixo e vice-e-versa). 

Como chegar

De carro: O acesso principal a São Roque de Minas é pela rodovia MG 050, que liga Belo Horizonte à região nordeste do Estado de São Paulo. Chegando à cidade mineira de Piumhi, o visitante deve entrar no primeiro trevo (para quem vem de Belo Horizonte e Rio de Janeiro) ou no segundo trevo (para quem vem de São Paulo) e atravessar a cidade seguindo a indicação das placas até a rodovia secundária de 60 km que leva a São Roque de Minas.

De ônibus: Saem diariamente de São Paulo, Ribeirão Preto e Belo Horizonte para Piumhi, a 500 quilômetros da capital paulista. Chegando a Piumhi, a única opção de transporte coletivo para São Roque de Minas é a linha da empresa Transimão que sai diariamente às 6h30, 14h e 18h.

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos