Topo

Siga os passos de Claudia Raia para fazer um roteiro clássico por Madri

Raisa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2015 07h00

Para Claudia Raia, Madri é o tipo de cidade que não se esgota em poucos dias. A atriz e dançarina - que é apaixonada pela energia flamenca e pelo drama que carrega o idioma local - já visitou a cidade algumas vezes.

Experiente no assunto, a atriz compartilhou uma série de dicas e razões pelas quais não se cansa do lugar e, justamente por isso, não pode deixar de ser incluída em sua próxima eurotrip.

Claudia Raia passeia em Madrid ao lado dos filhos, Enzo e Sophia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Claudia Raia passeia em Madri ao lado dos filhos, Enzo e Sophia
Imagem: Arquivo pessoal

"Já fui com namorado, com a família toda, só com os meus filhos... Acho um lugar alegre, que tem uma vida noturna incrível, e com muita coisa para fazer, restaurantes ótimos, museus lindos. Adoro Madri!", diz.

Claudia, que está em São Paulo com o espetáculo "Raia 30 - O Musical", foi à Espanha em maio deste ano. "Sempre que estou em Madri, aproveito para ver os musicais que estão em cartaz", conta. Desta última vez, passou cinco dias na cidade na companhia dos filhos, Enzo e Sophia.

Na hora de escolher onde se hospedar, optou pelo conforto e localização: no Paseo de la Castellana. "Fica no coração do melhor comércio da cidade. Fora que dá para ir andando ao Museu do Prado e ao Parque do Retiro.", destaca.

Tanto um quanto o outro estão, na visão da atriz, entre as melhores opções do que pode ser visto na cidade: "São os meus preferidos. O Museu do Prado para mim é ‘hors-concours’. Já fui várias vezes e sempre tenho a impressão de que falta algo ainda por ver, assim como Reina Sofia. Adoro passear pelo parque e visitar o monastério El Escorial".

A Puerta do Sol, um dos lugares mais famosos da capital espanhola, onde se encontra o quilômetro zero das estradas espanholas, merece a visita, sobretudo para quem está na cidade pela primeira vez. E a lista segue: "Quem for, tem que visitar a Catedral de San Isidro, o Mercado de San Miguel e a Plaza Mayor, sem dúvidas", indica

A atriz já visitou a cidade diversas vezes e dá as suas dicas sobre o lugar - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Em viagens com a família, ela sugere contratar um city tour
Imagem: Arquivo pessoal

Menu do chef
Na hora de comer, a lista também é extensa e a marisqueria O`Pazo, que está na cidade desde 1969, é a primeira a ser lembrada. "Tem pratos deliciosos à base de frutos do mar, como o Polvo a la Gallega que vale muito a pena", afirma Claudia.

Para o almoço, o Ten con Ten é certeiro: ali, ela sugere comer uma espécie de rolinho primavera recheado com pato. A maratona gastronômica termina na Calle de Zurbano, onde está o restaurante do chef Sergi Arola (que também tem um restaurante em São Paulo). "Escolhemos comer um menu surpresa chamado "descubrimiento" e amamos! É uma cozinha criativa e moderna", diz.

Claudia destaca que todas as opções são bastante conhecidas, tanto por espanhóis quanto por turistas. Por isso, ela aconselha fazer reserva antes. Do contrário, a fila de espera pode tornar a escolha bastante infeliz.

Por uma questão de praticidade, a atriz optou por não usar o transporte público, ideia que pode caber perfeitamente em uma viagem de família: "Contratei um serviço de city tour e adorei." Ela não diz o mesmo do teleférico. "Você consegue ter a vista da cidade toda, é bonito, mas não é um passeio que eu faria de novo".

Apesar de ser louca por compras, as roupas não são o principal ponto de sua mala. "Acho que para qualquer viagem você não pode esquecer de levar os remédios que costuma usar, e que são difíceis de comprar caso precise", revela.

Sua prioridade mudou após não conseguir comprar antibióticos sem receita em uma viagem internacional. "Depois dessa experiência, ando sempre com uma farmacinha na mala", ensina.