Topo

Encontre natureza com boemia no charmoso distrito de Lavras Novas (MG)

Renata Gama

Do UOL, em Lavras Novas

05/08/2013 15h50

Ecoturismo light e curtição perto de Belo Horizonte. O bucólico distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto, tem atraído visitantes de fim de semana em busca de proximidade com a natureza de dia e boemia à noite. Com isso, pousadinhas, bares, restaurantes e lojinhas de artesanato salpicam pelas casinhas coloridas e charmosas da pequena vila.

O cruzeiro, em frente ao largo da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, marca o início da área mais turística. Nas ruas que seguem, o casario bucólico ganha cores e movimento. E os bares lotam. Os mais movimentados são botecos simples ao bom e velho estilo mineiro, como Claudinho, Caiana, Carumbé. Há ainda restaurantes de culinária mineira em ambientes mais sofisticados, como o Pimenta Rosa.

Seu cenário de morros cortados por rios rende passeios até mirantes e cachoeiras. Os mais aventureiros encontram no lugar trilhas para caminhadas, corredeiras para rafting e canoagem e paredões para rapel. Agências locais oferecem roteiros que levam de carros com tração 4x4 para conhecer a região. Um dos mais interessantes é o da Represa do Custódio no qual um trecho da caminhada passa entre paredões rochosos e os muros do antigo reservatório de água construído pela mineradora Alcan.

As cachoeiras mais procuradas são as Três Pingos, Namorados, Engenho, Falcão e Castelinho. A cachoeira dos Prazeres é uma das mais bonitas da região, com queda d’água forte e abundante, mas o acesso é difícil, feito por trilha em mata fechada. É necessário chegar lá com guia.