UOL Viagem

Paraty

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde ficar Agências de viagens

Parques e reservas


Grande parte das matas de Paraty está protegida por estar em parques nacionais ou estaduais e Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

Parque Nacional da Serra da Bocaina - Criado em 1971, inicia-se na Ponta da Trindade, na divisa com São Paulo, seguindo para oeste, até encontrar o Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba, no Núcleo Picinguaba. A área integra ainda a APA do Cairuçu e a Reserva Ecológica da Juatinga. O parque se estende por uma área de 134 mil hectares entre São Paulo e Rio de Janeiro, dos quais mais de 35 mil fazem parte de Paraty. Caminhadas ecológicas, geralmente monitoradas, como a do trecho do Caminho do Ouro, e cavalgadas são alguns dos passeios que o visitante pode fazer para conhecer melhor esse cantinho da mata atlântica. Parque Nacional da Serra da Bocaina, São José do Barreiro, SP.

Reserva Ecológica da Juatinga - Criada em 1991, visa preservar as comunidades caiçaras e possui oito mil hectares de remanescentes florestais de mata atlântica. Abrange as praias Grande, Itanema, Itaoca, Calhaus, Cajaíba, Juatinga, Martim de Sá, Ponta Negra, Antiguinhos, Antigos e do Sono. A maioria delas acessível somente por trilha ou barco. Instituto Estadual de Florestas (IEF) - www.ief.rj.gov.br.

APA do Cairuçu - Abrange 63 ilhas e grande parte do continente coincidindo com o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Dentro da APA a cultura da pescaria artesanal é preservada e os locais têm permissão para pescar com redes como faziam os índios Guaianás, os primeiros moradores da região. Abriga a igreja Nossa Senhora da Conceição, que data de 1686. APA do Cairuçu, rodovia BR-101 (Rio-Santos), trevo do Patrimônio, no acesso para Trindade. www.cairucu.org

Parque Ecológico de Paraty-Mirim - A antiga Área de Lazer de Paraty-Mirim foi transformada em parque ecológico para evitar que a expansão turística comprometesse o ecossistema local. Abriga a praia, o rio e a reserva indígena de Paraty-Mirim. Também está situada dentro da APA do Cairuçu. Além da igreja Nossa Senhora da Conceição, contempla ruínas de casarios coloniais, tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Atualizado em Maio de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro