12 horas

Bike, spa e cavalgada em roteiro alternativo por Trancoso

Por Leonardo Martins

Leonardo Martins
Idade: 49 anos
Profissão: guia e empresário
Leonardo Martins

9 HORAS

Prepare-se para um dia em contato com a natureza e momentos de relax. O roteiro começa no badalado Quadrado, epicentro da vila, onde é possível alugar uma bicicleta na Natural Eco Bike para dar início ao passeio guiado.
Getty Images
A primeira parte do tour é um trajeto de 8 quilômetros pelo Vale dos Búfalos.Durante o passeio, você passa por estradas de terra arborizadas, planas e de pouco movimento. O destino é a Fazenda Vale dos Búfalos, onde o grupo tem parada para apreciar vistas para o lindo cenário campestre.
Leonardo Martins

11 HORAS

O caminho de volta é pela areia, passando pelas praias de Patimirim, Itaporoca, Rio Verde e Coqueiros. Este trecho está sujeito às condições da maré. Mas não tem perigo: se ela estiver alta, existe um trajeto alternativo por estradinhas de terra.
Leonardo Martins

O passeio logo cedo, passando por lugares lindos, vai te dar a energia necessária para curtir o dia em Trancoso".

Leonardo Martins
Leonardo Martins

12 HORAS

O trajeto de bicicleta acaba no Quadrado, onde você devolve as bikes e pode curtir a praia dos Nativos (foto) ou a praia dos Coqueiros, divididas pelo rio Trancoso e a 15 minutos a pé do centrinho.
Ivan Ribeiro/Folhapress
Nas praias, você encontra barracas onde pode sentar, pegar um sol, pedir bebidas e petiscos ou até aproveitar para almoçar um peixe fresco na brasa. Nesse caso, a consumação é obrigatória. Caso não queira gastar, a sugestão é levar uma canga para ficar na areia.
Getty Images/iStockphoto

15 HORAS

Pertinho das barracas de praia, sai um passeio de caiaque oferecido pela pousada Mata N'ativa no rio Trancoso. É um trajeto tranquilo, acompanhado por um guia, que fala sobre as belezas naturais da região e da mata que compõe as margens do rio.
Alex Robinson Photography
O passeio termina próximo ao spa da pousada, que é aberto ao público. Ali, você pode relaxar na hidromassagem ou optar por tratamentos de beleza ou massagem, realizada em um bangalô ao ar livre.
Daniela Salci

17 HORAS

Com as anergias renovadas, é hora de curtir mais uma aventura em contato com a natureza. Partindo do Quadrado, o passeio a cavalo oferecido pelo guia Paulinho dura cerca de uma hora. É uma ótima pedida para ter um fim de tarde especial em Trancoso.
Divulgação
Há dois trajetos disponíveis, dependendo das variações da maré. Na baixa, o destino são as praias ao norte, no sentido Arraial d'Ajuda. Quando a maré está alta, o percurso é rumo ao sul, passando pela Praia dos Coqueiros.
Getty Images/iStockphoto

18:30 HORAS

Agora, sim, é hora de aproveitar o famoso Quadrado. Aproveite para bater perna nas lojas de artesanato da vila e escolher lembrancinhas, como as tradicionais garrafinhas com areias coloridas.
Getty Images/iStockphoto

21 HORAS

Depois desse dia intenso, um merecido jantar. Ali mesmo no Quadrado, você encontra lugares charmosos para aplacar a fome. No cardápio, há desde restaurantes de culinária nordestina a representantes da gastronomia internacional, passando por hamburguerias gourmet e pizzarias.
Instagram/orafanovaes
Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Leonardo vive há 20 anos em Trancoso. Ele se apaixonou pela região à primeira vista e decidiu largar tudo para viver "no paraíso", onde trabalha como guia e empresário de turismo.
Arquivo pessoal
Publicado em 05 de fevereiro de 2020.

Por
Pedro Fonseca

Continue navegando por Nossa