Mercados natalinos

Berlim, Munique e Viena mostram Natal de brilhar os olhos

Por Juliana Simon

Berlim

Com muita comida e shows para uma plateia variada, um dos mercados mais tradicionais é o da praça Gendarmenmarkt, no antigo lado oriental.
Divulgação/VisitBerlin
Em Breitscheidplatz, no agitado centro comercial do antigo lado ocidental, outra feira famosa.

Alvo de um ataque terrorista em 2016, o local conta com forte segurança e barreiras físicas em todas as entradas, mas não perde o encanto e fica lotada por locais e turistas
Divulgação/VisitBelin

Comidinhas típicas

As inúmeras barraquinhas são uma festa para olhos e estômago, como as que vendem as plätzchens (típicas bolachas natalinas), frutas glaceadas e stolen (o panetone alemão).
Juliana Simon/UOL

Esquenta (literalmente)

Outra cena comum é ver muita gente amontoada em frente a barracas com uma variedade imensa de punschs...
Juliana Simon/UOL
... uma espécie de quentão local. À base de laranja, cerveja, vodca, sem-álcool e caipirinha, ele aquece todo mundo no intenso inverno berlinense.
Getty Images

Munique

Na região da Bavária, o Natal também é celebrado com eventos caprichados. Na capital, a célebre Marienplatz se transforma.
Getty Images

Artesanato natalino

A venda de enfeites variados também é o forte destes mercados, com ideias para todos os cantos da casa e muito além das bolinhas e luzinhas.
Juliana Simon/UOL

Pirâmide natalina

Impossível não se deparar alguma weihnachtspyramide, outro ícone da data na Alemanha. Nesta esquina da cidade, sua versão gigante decora um dos muitos quiosques.
Juliana Simon/UOL

Para dar de presente

Em um mecanismo simples, o ar quente das quatro velas acesas na base faz com que a hélice do topo destas se movimente. Lembrança típica e ideal para todas as idades.
Juliana Simon/UOL

Papai Noel é você?

Apesar de também ser figurinha fácil em mercados do mundo todo, na Europa o bom velhinho divide os holofotes com a figura que teria inspirado sua criação: São Nicolau.
Juliana Simon/UOL

Lanche bávaro

Como em outros mercados, em Munique impossível passar fome. Queijos e embutidos locais recheiam sanduíches para um lanche rápido. E, claro, uma farta oferta de pretzels.
Juliana Simon/UOL

Passou só pelo aeroporto?

Não se preocupe. Até mesmo no Franz Josef Strauss tem um mercado de Natal com tudo ao que os mais apaixonados pela data têm direito - até pista de patinação no gelo.
Juliana Simon/UOL

Viena

No país vizinho, Áustria, a tradição das feiras natalinas não fica atrás. O da Rathausplatz, por exemplo, atrai multidões em ônibus lotados de toda a Europa nos fins de semana.
WienTourismus/Christian Stemper
Igualmente cheio, mas voltado principalmente para o público vienense, um dos mercados mais interessantes é o da Karlsplatz. Além de amplo espaço para crianças, prioriza a exposição e venda de produtos locais.
Juliana Simon/UOL

Coroa do Advento

O enfeite de ramos verdes com quatro velas também é um item básico do Natal na Alemanha e na Áustria. Ao lado da Catedral de St Stephen, por exemplo, é possível encontrar os produtos caprichados - e provar a inesquecível sopa de cebola no pão.
Juliana Simon/UOL

Longe da muvuca

Para quem prefere fazer as compras em paz e comer e beber sem aperto, uma boa opção é o mercado montado em frente ao lindo Palácio Belvedere.
WienTourismus/Christian Stemper

Zum wohl! ("Saúde!")

Depois de tanto passeio, nada melhor que um glühwein (vinho quente). Cada mercado tem sua caneca própria, que pode ser comprada como um souvenir.
Alisa Anton/Unsplash
Publicado em 19 de dezembro de 2019.

Reportagem e edição
Juliana Simon

A jornalista viajou a convite da Lufthansa, Visit Berlin e Vienna Tourism

Continue navegando por Nossa