Um dia em Serralves

Arte e natureza em um dos museus mais hypados da Europa

Por Adriana Negreiros

Localizado na cidade do Porto, em Portugal, Serralves ocupa o primeiro lugar de importância entre os museus de arte contemporânea do país e é um dos mais badalados de toda a Europa. Mas uma visita ao local oferece ao visitante muito mais do que pinturas, fotografias e esculturas.
Divulgação
A vista externa do museu, um projeto do arquiteto português Alvaro Siza, provoca, de imediato, um forte impacto. O branco de sua fachada de linhas sóbrias contrasta com o verde do parque onde está inserido e, nos dias de sol, com o azul do céu do Porto.
Filipe Braga
Em seu interior, o museu dialoga com a mata exuberante do parque. As grandes janelas permitem que a paisagem se integre ao ambiente interno. Muitas vezes, a impressão é de que a própria natureza é uma obra de arte (e talvez seja mesmo).
Marco Introini
Focado em arte contemporânea, o museu oferece ao público exposições de pintura, desenho, fotografia e escultura, bem como instalação, performance e vídeo. Ao todo, são 14 salas de exposição, distribuídas por três pisos.
Instagram/fundacao_serralves
A coleção Serralves é formada por mais de 4.300 obras produzidas a partir dos anos 1960. No dia 20 de fevereiro, o museu inaugurou a exposição dedicada a Arthur Jafa (foto), diretor de fotografia que já trabalhou com Spike Lee, Stanley Kubrick e Beyoncé.
Instagram/fundacao_serralves
Um dos espaços mais instagramáveis de Serralves é a biblioteca, com suas luminárias pendentes. O apelo estético, aliás, vai além da mera aparência: suas estantes comportam inúmeras obras fundamentais para o estudo da arte, como catálogos de exposições, livros de referência e publicações periódicas.
Divulgação
Depois ou antes de visitar o museu, recomenda-se dedicar algumas horas ao parque Serralves, incrustrado em uma área de 18 hectares.
Divulgação
O parque também funciona como um museu a céu aberto, com exposições de esculturas e instalações. As obras permanentes podem ser vistas em um percurso de 2,9 quilômetros chamado "Esculturas no parque". Na foto, a obra "Plantoir" (Colher de jardineiro), de Claes Oldenburg & Coosje van Bruggen.
Filipe Braga
Uma das maiores atrações de Serralves é o Treetop Walk, uma passarela elevada ao nível da copa das árvores. As alturas em relação ao solo variam entre 1,5 e 15 metros, num percurso de 260 metros. No topo do Treetop é possível apreciar a biodiversidade do parque, bem como posar para fotos, ler ou namorar
Instagram/fundacao_serralves
O passeio pelo parque é especialmente apreciado pelas crianças. Além de espaços para correr, há lagos com patos e uma quinta com animais como vacas, cavalos e ovelhas. Os mais mansos aproximam-se das cercas para receber carinhos (ou miminhos, como dizem os portugueses).
Divulgação
Por incrível que pareça, Serralves era uma propriedade privada. Durante 11 anos, a partir de 1944, o conde Carlos Alberto Cabral e sua esposa viveram ali, confortavelmente instalados em uma belíssima residência em estilo Art Decó dos anos 1930.
Filipe Braga
O parque, com seus jardins e matas, era nada menos do que a área externa da residência. Depois de passar por outros proprietários, o local foi comprada pelo governo português, em 1987. A casa está aberta à visitação.
Filipe Braga
O parque de Serralves abriga também a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, cujo nome é uma homenagem ao cineasta português falecido em 2015.
Divulgação
A programação da Casa mantém sintonia com o espírito do museu. Tem ênfase na cena contemporânea, com destaque para o próprio Manoel de Oliveira, cuja obra inspira uma exposição permanente, com sequências de filmes, desenhos, rascunhos e correspondências.
Instagram/fundacao_serralves
Serralves também tem uma intensa programação de oficinas, workshops e espetáculos artísticos, como o Serralves em Festa. Considerado o maior evento da cultura contemporânea em Portugal, o evento atraiu, em 2019, 264 mil visitantes.
Filipe Braga
Com apresentações de música, dança, teatro e circo, o Serralves em Festa reúne artistas de todo o mundo entre os meses de maio e junho. Entre as atrações, shows de rock a jazz, passando pelo funk brasileiro.
Divulgação
A estrutura de Serralves permite que se passe um dia inteiro por ali. Além de um restaurante comandado pelo chef Fernando Santos, com opções para carnívoros e veganos, há uma charmosa casa de chá. Cercada por árvores, serve bolos, sorvetes e bebidas quentes.
Divulgação
Visita a museu raramente termina sem a compra de uma lembrancinha. Em Serralves, uma lojinha na entrada do parque vende objetos como brinquedos, louças e outros artigos para casa.
Filipe Braga
Na livraria, dentro do museu, são comercializados livros de arte, catálogos e produtos de papelaria.
Filipe Braga
A Fundação de Serralves, que abriga todo o complexo de arte e lazer, fica na rua D. João de Castro, 210, no Porto. O bilhete geral, que dá acesso a todos os espaços da Fundação, custa 20 euros.
João Ferrand
Publicado em 20 de fevereiro de 2020.

Por
Adriana Negreiros, colaboração para o UOL

Continue navegando por Nossa