Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Cosmopolitan e Gin: aprenda a fazer o Cosmo Gin, do Frê Forneria

Mauro Holanda/Divulgação
Imagem: Mauro Holanda/Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

26/08/2019 10h53

Em um imóvel dos anos 1950, todo reformado para adquirir aspectos mais contemporâneos, o Frê Forneria se dedica ao preparo de massas de longa fermentação, que se transformam em pizzas, panini, pão rústico e muito mais, sob o comando do chef Luís Otávio Fernandes. O nome da casa é inspirado no cachorro de um dos sócios. A paixão pelos animais é grande, e os cãezinhos podem até ganhar biscoitos feitos exclusivamente para eles por Luís, com ingredientes que não fazem mal à saúde dos bichos.

Veja também:

Sensitiva Márcia Fernandes recomenda o drinque ideal para cada signo
Gin tônica com pinhão é a pedida do Esquina do Djalma, em Campos do Jordão
Três drinques para curtir o Dia Internacional do Rum

Da cozinha envidraçada, à vista do salão (que respira arte e arquitetura), dá para ver as delícias do menu sendo preparadas, como as pizzas com massa fermentada por 48 a 72 horas, além de pappardelle, fettuccine e ravióli artesanais, além de boas entradas para petiscar. Para acompanhar a comilança, com evidente sotaque italiano, há coquetéis clássicos e autorais, executados sob o comando do bartender José Ricardo Vieira de Lima.

O Cosmo Gin é um dos destaques da carta. Transformando a bebida ícone do seriado Sex and The City, o Cosmopolitan, numa mistura cítrica e refrescante, mas com base de gin. "É um coquetel ideal para começar a petiscar, especialmente com o pão rústico com nuvem de queijos, feito com a mesma massa das pizzas", diz Luís Otávio, que supervisiona diariamente a fermentação da massa.

Além do Cosmo Gin, o menu de drinques privilegia os goles clássicos, do refrescante Aperol Spritz ao tradicional Negroni. Para os amantes de vinhos e cervejas, há tintos, rosés, brancos e espumantes em taça, sem contar alguns rótulos para os cervejeiros.

O espaço da casa é amplo, com um terraço que exibe uma bela vista da cidade. Vale chegar cedo e se acomodar com os amigos (e os pets) numa das mesas, para petiscar com calma e aproveitar a vista, além de apreciar as exposições de arte itinerantes que ocupam as paredes da casa. Para beliscar com os primeiros drinques, peça a crostata de lemon & pepper e a de sal grosso e parmesão, crocantes e salgadinhas na medida, sem excessos. As bruschettas de presunto cru e a de cogumelos também valem a mordida, podem ser servidas em fatias, se a ideia for dividir.

As pizzas de massa artesanal são fininhas e com recheio moderado, sem pesar no paladar. Para os que preferem os clássicos, a Portuguesa é boa opção, com mozzarella de búfala, presunto, palmito, ovo cozido, cebola e azeitonas. Uma cobertura mais leve e delicada é a Zucchini & Boursin, com queijo de cabra, abobrinhas ao forno, tomates confit e amêndoas.

E a grande estrela do cardápio é o Pizza Burger Frê, que combina o melhor de dois mundos: pizza e hambúrguer, como o nome já indica. O blend de carnes com 150 g vem no ponto que o cliente pedir, acompanhado de cheddar inglês, cebola caramelizada com maionese dijon e catchup feito na casa, tudo envolto por uma massa de pizza quentinha e ligeiramente tostada por fora. O prato é bem servido e acompanha saladinha.

Se ainda sobrar espaço para a sobremesa, o cardápio traz a panna cotta de frutas vermelhas e o brownie de chocolate com parfait cappuccino. E também os tradicionais pudim de leite e brigadeiro de colher, servido na panelinha.

Aprenda a fazer:

Cosmo Gin, do Frê Forneria

Ingredientes:
50 ml de gin
25 ml de Cointreau
50 ml de suco de cranberry
20 ml de suco de limão siciliano
Casca de limão siciliano em espiral para decorar
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes numa coqueteleira com pedras de gelo. Bata por alguns segundos e coe numa taça de boca larga. Acrescente duas pedras de gelo e uma casca de limão siciliano e sirva.

Vai lá:
Frê Forneria
Rua Tupi, 228, Santa Cecília, São Paulo.
Terça a domingo, das 18h à 0h.
Mais infirmações pelo Instagram do Frê Restaurante.

Mais Cultura e lazer