Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

7 festas para você explorar cidades gringas na sua próxima viagem

Dia de los Muertos, no México - Adobe Stock
Dia de los Muertos, no México
Imagem: Adobe Stock

Luiza Sahd

Colaboração para o Urban Taste

17/03/2019 04h00

Se viajar já é sempre bom, viajar para conhecer festas locais pode ser um sonho. Assim como temos o Carnaval no Brasil (e outras festas populares ao longo do ano), muitos destinos internacionais têm datas que unem o útil ao agradável: turismo e farra. 

Conhecer uma cidade ou país na época de festividades pode ensinar muito mais do que imaginamos sobre a cultura local. E o melhor: tudo fica mais bonito e divertido.

Confira aqui 7 ideias de festas incríveis para ajudar a explorar cidades gringas!

México: Dia de los Muertos em Oaxaca

Uma das festas mais coloridas e curiosas do mundo, celebrada entre 31 de outubro e 02 de novembro. Por ali, o visitante tem a oportunidade única de ressignificar a morte: entre pessoas lindamente pintadas e fantasiadas, oferendas, banquetes, visitas aos cemitério e luzes de velas em homenagem aos que já se foram, fica impossível não se alegrar e se emocionar com a tradição. 

Tailândia: Festival das lanternas em Chiang Mai

A 12ª lua cheia do ano, segundo o calendário thai, marca a chegada do Yi Peng (o famoso festival das lanternas tailandês), que rola em novembro. Com um cenário natural que já é impressionante por si só, a festa em homenagem a Buda deixa a região ainda mais agradável por conta da alegria nas ruas. Além das luzes que sobem como balõezinhos aos céus, o rio recebe oferendas, flores, velas e incensos. Poucos festivais do mundo são tão alto-astral.

Inglaterra: Réveillon na London Eye, em Londres

A roda-gigante mais famosa do mundo fica ainda mais bonita e charmosa na noite de Réveillon, quando milhares de locais e turistas se reúnem para a contagem regressiva que dá início ao novo ano -- e a uma das queimas de fogos mais caprichadas do mundo. Por lá, o frio é grande na data, mas tudo vale a pena pela beleza do espetáculo.

Índia, Nepal e Bangladesh: Holi Festival

Conhecido também como "Festival das Cores" e "Festival do Amor", o Holi acontece no fim de fevereiro ou no início de março, quando milhões de pessoas celebram a chegada da primavera atirando pó colorido ou água colorida uns nos outros. Muito colorido e divertido, o Holi é uma festa democrática, que une pessoas de diversas idades e realidades na Índia, Nepal e Bangladesh.

Peru: Inti Raymi em Cusco

O dia 24 de junho é uma data especial no Peru por causa do Inti Raymi (Festa do Sol), quando milhares de pessoas acompanham a parada coloridíssima e cheia de alegria que acontece em Cusco. A tradição remonta a cultura inca e sua devoção ao sol (Inti), com muita música, trajes fabulosos e a inesquecível gastronomia andina. Inesquecível!

Coreia do Sul: Festival de Lama de Boryeong

Todos os meses de julho, a praia de Boryeong, na Coreia do Sul, promove um festival cheio de música, piscinas, gincanas e muita animação para quem não tem medo de se sujar e gosta de uma farra com os amigos. A brincadeira começou no final dos anos 1990 com uma ação de marketing de uma rede de cosméticos da região e acabou emplacando a tradição no país.

Espanha: La Tomatina de Buñol

Por falar em se sujar com os amigos, a pequena cidade de Buñol, na Espanha, sedia a maior guerrinha de comidas do mundo a cada mês de agosto. No festival conhecido como La Tomatina, milhares de pessoas arremessam tomates uns nos outros e curtem tardes regadas a muita música e cerveja.

Cultura e lazer