Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Pimentão com licor de pêssego? Essa mistura inusitada vira um bom drinque

Drinque Pepperista, do Benzina Bar - Lucas Terribili / Divulgação
Drinque Pepperista, do Benzina Bar Imagem: Lucas Terribili / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

09/08/2018 04h00

Apostando numa coquetelaria criativa e uma carta sucinta de petiscos e sanduíches, o Benzina Bar, na Vila Madalena, atrai com sua pegada descolada e jovial. No comando do bar está Gabriel Santana, que assumiu os drinques da casa após passar um tempo se dedicando à gastronomia na Suíça, onde ficou entre os 50 melhores do mundo no World Class Competition 2017. "Aqui no Benzina tento fazer coquetéis diferentes, com produtos inusitados e também com preço mais acessível", diz Gabriel, que mescla sua experiência na cozinha para obter sempre novas criações.

Além do Negroni e do coquetel do mês, o menu de alcoólicos é repleto de bebidas autorais. Dentre elas, faz sucesso o Pepperista, onde o bartender pode mostrar sua veia gourmet: com base de gin, o drinque mistura licor de pêssego, xarope de baunilha feito na casa, limão siciliano e pimentão vermelho. "A primeira vez que usei o pimentão foi num Bloody Mary, mas ele entrava cozido. No Pepperista, entra cru e traz um toque diferente, de frescor", afirma. A preocupação com os ingredientes é grande e a equipe opta por fazer a maior parte de seus ingredientes usados nos drinques, como xaropes e bitters.

Toda terça-feira, o Benzina promove também um evento para os que amam coquetéis assinados. Com apenas oito lugares, são servidas cinco criações do bartender, com todos os tipos de técnicas. "Entra até cozinha molecular, a ideia é realmente surpreender o paladar", conta Gabriel. A inscrição pode ser feita diretamente no site do bar.

Veja também:

Para satisfazer o apetite, o menu conta com porções que também flertam com o criativo, como a de azeitonas, servidas empanadas e recheadas com pimentão defumado, pó de azapa e trevo, ou ainda o cake of rain, um bolinho de chuva salgado, feito com carne seca, queijo de coalho grelhado, geleia de pimenta-biquinho e brotos de coentro. Dentre os sanduíches, destaque para o brisket, com peito de Black Angus defumado, barbecue e picles no pão do caco, e o veggie sandwich, com abobrinha, berinjela, cenoura, tomate, rúcula, pesto de salsinha e muçarela de búfala no pão ciabatta. A seção de sobremesas tem apenas duas opções: crème brûlée e pavê de banana, mas ajudam na hora de repor a glicose.

Aprenda a fazer

Pepperista, do Benzina Bar

Ingredientes:
45 ml de gin
15 ml de licor de pêssego
10 ml de xarope de baunilha
30 ml de limão siciliano
2 fatias de pimentão vermelho
Pedras de gelo

Modo de preparo:
Misture os ingredientes em uma coqueteleira. Na hora de servir, coe a bebida para retirar as tiras de pimentão. Sirva em taça previamente resfriada.
Dica: para fazer 1 litro de xarope de baunilha, misture 500 g de açúcar e 500 ml de água numa panela. Abra uma fava de baunilha, raspe as sementes sobre o líquido e adicione também as cascas. Leve ao fogo para dissolver completamente o açúcar. Quando começar a borbulhar, tire do fogo, deixe esfriar e coloque num recipiente de vidro com tampa, sem coar. Deixe na geladeira por 5 dias, para pegar bem o gosto da baunilha. Após esse período, coe o líquido, descarte as favas e mantenha o xarope numa garrafa, na geladeira.

Vai lá

Benzina Bar
Rua Girassol, 396, Vila Madalena, São Paulo – SP 

Cultura e lazer