Nove filmes que retratam a vida em grandes capitais
Se perder por metrópoles que parecem não ter fim pode ser divertido para uns e angustiante para outros. Às vezes, sentimos tudo isso ao mesmo tempo. Se você adora a vida cultural pulsante das maiores cidades do mundo, é muito provável que ame também as reflexões que alguns cineastas fizeram de cenários tão caóticos.
Quando estiver cansado de bater perna pelas selvas de pedra, uma boa pedida é conferir, pelas telas, por onde estamos caminhando nas últimas décadas.
Metropolis
O filme alemão, fracasso de bilheteria na década de 1930 é uma das maiores referências hoje sobre o que é o colapso político e social para o qual continuamos caminhando. Obrigatório para quem curte o assunto.
Ensaio sobre a Cegueira
Rodado em Toronto (Canadá), São Paulo e Osasco (Brasil) e em Montevidéu (Uruguai), o filme -- baseado no livro de José Saramago -- consegue traduzir o que está virando a vida em qualquer metrópole do mundo: tudo pulsa e estimula até que a gente precise ajudar ou ser ajudado por estranhos.
Amores Brutos
Uma cidade do México mais caótica do que pode parecer à primeira vista é o palco para histórias de vida pesadíssimas que se entrelaçam e se separam com a força e a velocidade que só uma metrópole pode oferecer.
Encontros e Desencontros
Mais conhecido pelo nome original (Lost in Translation), a história de amor improvável entre um ator de meia idade e uma jovem entediada em Tóquio idealizada por Sofia Coppola tocam o coração de qualquer pessoa que já tenha se sentido meio desnorteada em meio a tanta modernidade e tão poucas respostas sobre o que realmente queremos nesses espaços.
Carandiru
A história do massacre do Carandiru não é exatamente o retrato de São Paulo, mas revela muito sobre os bastidores da cidade e o lado B da sociedade paulistana, além de retratar uma das grandes cicatrizes da história da capital paulistana.
Boogie Nights - Prazer sem Limites
O filme mostra os bastidores de uma Las Vegas (EUA) com histórias mais chocantes do que pode parecer quando observamos a euforia das clássicas despedidas de solteiro por lá ou da vida nos cassinos.
Uma garota irresistível
O retrato da Nova Iorque (EUA) de Andy Warhol é uma excelente reflexão sobre tudo o que as grandes capitais podem proporcionar e tirar de seus habitantes. A história da arte também ajuda -- e muito -- a traduzir nossa própria história contemporânea.
O Cheiro do Ralo
A São Paulo que vemos através dos olhos de Lourenço -- protagonista vivido por Selton Mello -- não poderia ser mais autêntica. A cidade mais caótica do Brasil tem suas dores e delícias expostas pela convivência (não menos confusa) de personagens bem comuns em SP.
Durval Discos
Dirigido por Anna Muylaert em 2002, Durval Discos é uma história imperdível para os apaixonados por realismo fantástico e pelo bairro de Pinheiros (SP). Uma família tipicamente paulistana se envolve em uma confusão que tem como pano de fundo a zona oeste de São Paulo e suas peculiaridades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.