Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Drinque Dro Xaxado, do Drosophyla, traz doçura do milho com base de uísque

Drinque Dro Xaxado - Divulgação
Drinque Dro Xaxado Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o UOL, de São Paulo

04/05/2018 04h00

Que tal tomar um drinque num casarão charmoso no centro de São Paulo e, ainda, saber que o coquetel faz bem à saúde? No Drosophyla Bar é assim: a carta de bebidas traz tanto os drinque clássicos, quanto versões de assinatura compostas por diversos ingredientes que dão uma força extra para o bem-estar. Esses coquetéis, chamados de "apotecários", podem levar componentes digestivos, anti-inflamatórios e até promotores do fluxo do "chi", a energia vital... Além de serem deliciosos, claro, e acalentarem a alma.

O Dro Xaxado é um deles. Com milho, limão e xarope de açúcar, com uma base de uísque, é considerado diurético e estimulante. "O diferencial desse coquetel é o purê macerado de milho, rico em fibras, com magnésio, fósforo, vitaminas", garante Ademir Silva, chefe de bar do Drosophyla. "A gente faz o purê na hora, bate e finaliza na taça. É gostoso, diferente e ainda realça o sabor do destilado, que é à base de milho", diz ele.

Para acompanhar, a casa, comandada por Lilly Varella, ainda oferece boa música (a temporada agora é de jazz, em homenagem aos 100 anos que a diva Ella Fitzgerald completaria em 25 de abril) e um cardápio recheado de pratos e petiscos bem executados. A sugestão de Ademir para acompanhar o Dro Xaxado é a porção Bolota, com bolinhos de carne crocantes por fora e bem suculentos por dentro. Para apetites maiores, o steak tartare também cai bem, com filé-mignon batido na ponta da faca e temperado com molho inglês, mostarda, cubinhos de cebola roxa e alcaparras, servido com salada. Para os veganos e vegetarianos, o cardápio tem opções igualmente apetitosas, caso das cocas de Lefèvre, massinhas crocantes à base de cerveja, nas versões vegana (abobrinha finamente fatiada com shimeji e cogumelos paris no azeite com tomates confit) e pesto (molho pesto de manjericão com tomates-cereja, mozzarella de búfala e um toque de anchovas).

    Além do Dro Xaxado, destaque também para o drinque Jasmineiro, com vodca premium, Aperol, xarope de cardamomo, água com gás, limão siciliano e chá de jasmim, e ainda o Diabolique, com vodca, suco concentrado de maracujá, Curaçao Red e pimenta dedo-de-moça.

    Aprenda a fazer:

    Dro Xaxado, do Drosophyla Bar, em São Paulo

    Ingredientes:
    60 ml de Jack Daniel’s Tenessee Whisky
    15 ml de Cointreau
    10 ml de suco de limão
    10 ml de xarope de açúcar
    4 g de milho (pode utilizar o milho em conserva cozido no vapor ou o fresco, se tiver acesso)
    Pedras de gelo a gosto
    Palha de milho para decorar (opcional)

    Modo de preparo:
    Coloque o milho em uma coqueteleira e macere bem até virar um purê. Acrescente o uísque, o Cointreau, o suco de limão e o xarope de açúcar. Complete com pedras de gelo e bata bastante. Finalize o drinque com uma dupla coagem em uma taça estilo cuppe previamente resfriada. Decore com palha de milho e sirva em seguida.
    O xarope de açúcar é um ingrediente simples que entra em diversas receitas. Para fazer o seu, use 1 litro de água para 1 quilo de açúcar, se quiser uma quantidade grande, ou diminua para 1 xícara (chá) de água para 1 xícara (chá) de açúcar. Use o açúcar refinado, para obter um resultado cristalino. Para fazer o xarope, misture a água morna ao açúcar e mexa bem até dissolver completamente o açúcar. Não precisa ferver. Se necessário, aqueça ligeiramente, só até o açúcar ficar totalmente dissolvido. Despeje numa garrafa de vidro limpa, deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira até a hora de usar.

    Vai lá:

    Drosophyla Bar
    Rua Nestor Pestana, 163, Consolação, São Paulo – SP

    LEIA MAIS: 

    Cultura e lazer