Thievery Corporation: a suave fusão da música eletrônica com o mundo
Sempre ao nos depararmos com a música e os caminhos que ela nos oferta, podemos viajar a lugares até então improváveis, se tomarmos como base as suas referências. É o que aconteceu com o fantástico duo americano de trip-hop Thievery Corporation que, no final de abril, lançou seu décimo primeiro álbum, intitulado "Treasures fom the Temple" – com 12 faixas baseadas na música eletrônica e a fusão clara com elementos da música jamaicana como dub e reggae, além do jazz, disco music e, claro, a música brasileira.
Falando em Brasil, um fato curioso: o que reuniu os DJs e produtores Rob Garza e Eric Hill, lá em meados dos anos 90 em Washington DC, foi a paixão pela música brasileira, mais precisamente a obra de Tom Jobim. Desde seu primeiro álbum ("Sounds of Thievery Hi-Fi", lançado em 1997), trazem essa influência em seu trabalho; também um álbum inteiro de nome "Saudade", lançado em 2004, além de parceiras com cantores brasileiros como Bebel Gilberto e Seu Jorge.
Nesse novo trabalho, vemos uma continuação de uma imersão cultural e musical mais profunda durante uma temporada que passaram em Port Antonio, na Jamaica. Dá sequência autoral ao álbum "The Temple of I & I", de 2017, e traz as demais faixas produzidas nesse ambiente. Como o próprio duo diz: "no mapa da música, a Jamaica seria um continente inteiro".
Mesmo inserido em cenários paralelos ao mainstream mundial, o Thievery Corporation acumula mais de 20 anos de uma agenda lotada de shows e festivais - inclusive na primeira edição brasileira do Lollapalooza, em 2012. As turnês são inclusive compostas de uma banda, proporcionando um espetáculo completo e, dentro do time de vocais ainda contamos com o MC Mr. Lif, lenda da cena independente do rap e Norman “Notch” Howell, metade do saudoso Born Jamericans que fez muito sucesso na Golden Era do rap americano.
É nesse álbum que você vai encontrar a trilha perfeita para os trajetos na cidade, reunião com os amigos pra conversar, tomar um café e terminar qualquer atividade - dentro de casa ou ao ar livre - até para os ouvidos não tão habituados. Pode apertar o play, satisfação garantida. Mais infos, aqui.
Sobre os autores
*Fabio Lafa é redator, podcaster, pesquisador musical, e consultor em music branding. Juiano BigBoss é seletor, pesquisador musical, curador e produtor artístico. Juntos fazem o podcast Frequência Modulada que existe desde 2014 mapeando cenários musicais -- dos clássicos aos emergentes na música urbana atual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.