Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Vem chegando o verão: 7 piscinas públicas para se refrescar em SP

Curtição na piscina em dia de sol - Danilo Verpa/Folhapress
Curtição na piscina em dia de sol Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Barbara Heckler

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2017 12h11

Alguns espaços em São Paulo oferecem piscinas públicas para as pessoas se refrescarem no calor paulistano e não é preciso pagar por isso. Quem não tem uma piscina em seu condomínio, ou não é sócio de algum clube também pode se divertir em um dos centros esportivos da capital. Só que não adianta ir de última hora. Em todos, é necessária uma carteirinha para, assim, usufruir deste deleite em um dia de sol escaldante. E, o melhor: uma vez feita a carteirinha, é possível utilizá-la em todos os outros da cidade (exceto no Pacaembu). Seguem, abaixo, algumas das melhores piscinas. Bom mergulho!

Centro Esportivo Santo Amaro (CEE Joerg Bruder)

Além de uma piscina semiolímpica e uma infantil, o centro esportivo Santo Amaro ainda possui quadras poliesportivas, pista de atletismo, salão de ginástica, entre outras atividades. O que levar para fazer a carteirinha: uma foto 3x4, comprovante de residência, um documento original com cópia. Para entrar na piscina, é preciso fazer o exame dermatológico no próprio centro esportivo.

Vai lá:
Endereço: av. Padre José Maria, 555, Santo Amaro.
Telefone: (11) 5687-6340
Horário de funcionamento da piscina: sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Centro Esportivo Pacaembu

Paulistanos aproveitam piscina do Pacaembu - Drago/Folhapress - Drago/Folhapress
Paulistanos aproveitam piscina do Pacaembu
Imagem: Drago/Folhapress

A piscina do Pacaembu é uma das únicas com o tamanho olímpico, ou seja, 50m de comprimento e 25m de largura. A água é aquecida e no entorno há uma grande arquibancada para tomar sol. O que levar para fazer a carteirinha: uma foto 2x2, cópia do comprovante de residência, carteira de identidade e CPF (ou habilitação) original com cópia. Para os menores de idade, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.

Vai lá:
Endereço: rua Capivari, s/n, portão 23 (secretaria) - Pacaembu.
Telefone: (11) 3664-4650/ 3664-4663 
Horário de funcionamento da piscina: terça-feira a domingo, das 8h às 18h.

Centro Esportivo Ibirapuera

Ao lado do Parque Ibirapuera, o centro esportivo possui quadras de tênis, de ginástica, futebol e duas piscinas. Uma semiolímpica (para uso apenas de pessoas treinadas para o nado. O salva-vidas faz um teste no momento e é preciso usar touca) e uma menor, quadrada, para uso recreativo. O que levar para fazer a carteirinha: comprovante de residência e um documento original com foto. Não é preciso exame dermatológico para a piscina de recreação. Menores de 17 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Vai lá:
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1651 - Ibirapuera.
Telefone: (11) 3396-6495
Horário de funcionamento da piscina: terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Centro Esportivo Vila Manchester

Localizado na zona leste de São Paulo, este centro esportivo possui, além de duas piscinas recreativas e uma semiolímpica, um campo de futebol com arquibancada, ginásio esportivo, quadras a céu aberto e outras atividades para quem quiser se exercitar, além de se refrescar. O que levar para fazer a carteirinha: uma foto 3x4, comprovante de residência e documento com foto. Para menor de idade, é preciso levar xerox do documento do menor e do responsável.

Vai lá:
Endereço: Praça Haroldo Daltro, s/nº - Carrão.
Telefone: (11) 2295-2391
Horário de funcionamento da piscina: terça-feira a domingo, das 9h às 16h30.

Parque CERET- Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador

Situado na zona leste, o Ceret possui a maior piscina pública da América Latina, com 100 m de comprimento por 50 m de largura. Além dela, no local há ainda uma piscina menor e duas para crianças. O que levar para fazer a carteirinha: uma foto 3x4, comprovante de residência, documento com foto e cartão SUS, caso possua.

Vai lá:
Endereço: rua Canuto de Abreu, s/n° - Tatuapé.
Telefone: (11) 2671-8788
Horário de funcionamento da piscina: terça-feira a domingo, das 9h às 16h30.

Centro Esportivo Jardim São Paulo

Localizado na zona norte, este centro esportivo possui uma piscina semiolímpica, para utilização daqueles que fizerem a carteirinha. Também dá para aproveitar o campo de futebol aberto, a pista de caminhada, as quadras poliesportivas, quadras de tênis e até salas de ginástica e musculação. O que levar para fazer a carteirinha: duas fotos 3x4, comprovante de residência e carteira de identidade. Menores de idade precisam ser acompanhados pelos responsáveis.

Vai lá:
Endereço: Rua Viri, 425 – Jardim São Paulo.
Telefone: (11) 2973-5390
Horário de funcionamento da piscina: terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Centro Esportivo Pirituba

O centro esportivo do bairro de Pirituba possui três piscinas, sendo uma delas de tamanho semiolímpico e as outras duas de recreação. Assim como os outros centros, o local também tem quadras de vôlei, futebol, canchas de bocha, espaço para treino de judô, boxe e outras atividades. O que levar para fazer a carteirinha: carteira de identidade, comprovante de endereço, cartão do SUS, caso possua. Para os menores de idade, é preciso ir acompanhado com o responsável para assinatura de um termo de responsabilidade.

Vai lá:
Endereço: Av. Agenor Couto Magalhães, 32 - Jardim Regina.
Telefone: (11) 3904-1154
Horário de funcionamento da piscina: terça-feira a domingo, das 9h às 17h,

Siga Urban Taste no Instagram: @urbantasteuol

Cultura e lazer