Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Taste Friday #17 traz um pouco da gastronomia balcânica para SP

Simon Plestenjak/Divulgação
Imagem: Simon Plestenjak/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/11/2017 17h10

A 17ª edição da Taste Friday traz, na próxima sexta-feira (1º), uma dupla formada por um esloveno e uma brasileira para o House of Food, em Pinheiros. A chef de cozinha Celisa Beraldo e o fotógrafo colaborador do UOL Simon Plestenjak, que é esloveno e vive há uma década no Brasil, vão preparar um prato afetivo para ele: o čevapčiči, grelhado popular nos Bálcãs, principalmente nos países da antiga Iugoslávia, feito com uma mistura de carnes de porco (ou cordeiro, dependendo do país) e de vaca, temperada e moldada em pequenas salsichas.

Os čevapčičis são parecidos com kaftas e foram levados à região balcânica pelos turcos, sendo posteriormente adaptados com as caraterísticas de cada região onde se tornaram populares. No pós-Segunda Guerra, o prato foi adotado em toda a região da Iugoslávia e a prática do churrasco com čevapčičis virou tradição até em partes mais distantes, como nos Alpes da Eslovênia.

Nesta sexta, a dupla vai preparar čevapčičis ao estilo sérvio, que também é o mais comum no dia a dia esloveno. Feitos com carne de porco e de vaca, os grelhados serão servidos acompanhados de ajvar (molho caseiro de pimentas vermelhas), cebola crua e pão. Haverá opção vegetariana e, de sobremesa, um tradicional doce italiano que é popular também no território da antiga Iugoslávia, o cannoli.

A Taste Friday, evento que convida chefs -- profissionais e amadores -- para preparar pratos de variados cantos do Brasil e do mundo, ocorre do horário do almoço até as 22h, ao som dos DJs da House of All (casa que fica logo ao lado) durante o happy hour. Nos últimos meses, já passaram pela iniciativa chefs preparando pratos africanos, poloneses, armênios, entre outros. O evento também já teve show de Tássia Reis e discotecagem das irmãs do Expensive $H1T.

Para acompanhar as atualizações, confirme presença aqui.

Vai lá
Onde:
House of Food (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 57).
Quando: sexta-feira (1/12) das 12h as 22h.
Quanto: entrada gratuita; pratos custam de R$ 3,50 (cannoli unidade) a R$ 25 (porção de čevapčičis).
 

Cultura e lazer