Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Feira Miolo(s) reúne livros, fanzines e arte gráfica no centro de SP

Por Lígia Nogueira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2017 17h21

Um dos principais encontros de editoras alternativas do país, a Feira Miolo(s) ocupará neste sábado (11) a Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, com a sua maior edição em quatro anos. Serão mais de 150 expositores de livros, fanzines e impressões que transitam entre as artes visuais e a literatura.

"É bonito de ver como a produção das editoras e dos artistas participantes fica mais rica a cada ano", diz Cecilia Arbolave, organizadora do evento e fundadora da editora Lote 42, ao lado do marido, João Varella.

O casal comanda a Banca Tatuí, espaço de publicações independentes aberto em 2014 que também estará presente no evento com material de outras tantas editoras. Quer saber o que ver na feira? Siga as dicas de Cecilia.

Zine, ilustrações e até herbário: de olho nos lançamentos

"A Lote 42 preparou três grandes lançamentos para a Feira Miolo(s): a zine 'Mó Mistério', com textos de grandes autores mortos e ilustrações de Laura Teixeira, 'Gogmagog! Morris Cox e sua Gogmagog Press!', sobre o trabalho do editor inglês Morris Cox, e 'Já Era', novela gráfica de Felipe Parucci. A Barbatana vai lançar 'A Anarquia Explicada aos Nossos Filhos', do catalão José Antonio Emmanuel, com ilustrações de Rodrigo Visca e tradução do Paulo Verano. A Deep vai lançar livros de poesia de Amanda Costa e Antonio Sobral, e um herbário de plantas medicinais de Simone Moraes, feito em parceria com o biólogo Victor Keller e Sandra Azevedo, cozinheira da Residência São João/RJ. Também teremos a mesa da Escola Miolo(s), com alunos que produziram publicações ao longo do ano em um curso feito pela ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro), Gráficafábrica e Lote 42. Será uma mesa inteira só de lançamentos”. 

Para crianças, poetas e quem mais quiser: as novidades desta edição

"Além da Miolinho(s), espaço dedicado a livros para crianças, e do Esquenta Miolo(s), série de atividades que rolaram na semana anterior à feira, nesta edição teremos a CBM (Central Boesia de Miolo(s)), com as principais poesias do dia a cada hora. No melhor estilo rádio hard news, de hora em hora um poeta assumirá o sistema de som de toda a feira para fazer a leitura de uma boa poesia, ou boesia. Nomes como Ana Guadalupe, Joca Terron, Guga Nagib e Betina Monteiro estão na escalação da CBM. Outra novidade deste ano é que todas as palestras e o show serão transmitidos ao vivo pela internet, via www.facebook.com/lote42".

Qual é seu estilo? Um guia rápido

Quem gosta de HQ precisa conferir: Beleléu, Maria Nanquim, DW Ribatski, Mórula e Editora Gato Preto.
Para os fãs de literatura: Dublinense/Não Editora, Editora Elefante, Editora Quelônio, Cultura e Barbárie, Lamparina Luminosa.
Arte gráfica: Gráficafábrica, Edições de Zaster, Oficina Tipográfica São Paulo, Tipografia do Zé, Estúdio Collages, Edições Extemporâneas.
Pôsteres: Pipoca Press, Ale Kalko, Bebel Books, Selva Press, Zerocentos publicações/ocupeacidade.
Livros de artista: Polvilho Edições, rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr, Membrana, Pingado-Prés, coletivo oitentaedois.

Arte gráfica, produção, circulação... Palestras o dia todo

"O Fala Miolo(s) é um ciclo de palestras que abordam o universo gráfico, das 12h às 22h. João Varella abre a programação com uma introdução à cena atual. Gustavo Piqueira apresenta o trabalho do editor inglês Morris Cox. A londrina Ligaya Salazar, curadora do festival Elcaf, de Londres, conta como é a cena de ilustração e quadrinhos na Inglaterra. O evento terá, ainda, uma fala sobre o que um livro pode despertar em uma criança com Camila Feltre e outra sobre leitura de quadrinhos com Lielson Zeni e Maria Clara Carneiro. Flávio Vignoli, Regina Melim, Silvia Nastari, Ana Rocha e Claudio Rocha, que vão expor na feira, também vão fazer apresentações sobre diversos temas relacionados a livros de artista, projeto gráfico, edição e tipografia”.

Alimento pra alma: comida, música e poesia

“Na Miolo(s) convocamos algumas food bikes: Petiscleta, Marroquina Couscous e Creative Commes. Como estamos no centro de São Paulo, certamente sobrarão opções para os visitantes. No encerramento da feira, às 22h, o público poderá assistir ao show de Enzo Banzo. O artista lança o disco 'Canção Escondida', em que transforma em música poemas de Alice Ruiz, Carlos Drummond de Andrade, Marcelino Freire e Paulos Leminski, entre outros. Durante o dia, a discotecagem é do duo DiMangaba", conta Cecília.

Vai lá:
Onde:
Biblioteca Mário de Andrade - r. da Consolação, 94 (estações Anhangabaú ou República do metrô)
Quando: sábado, 11 de novembro, das 11h às 23h; entrada gratuita.
Saiba mais aqui.

Siga Urban Taste no Instagram: @urbantasteuol
 

Cultura e lazer