Além de nos levar a fazer escolhas que não condizem com nossa vontade natural, esse tipo de pressão causa atritos ou pequenos incômodos frequentes. É o caso de Ricardo*, designer carioca de 31 anos que passou a maior parte da vida sem beber -- e atravessou cada festa da vida tendo que dar satisfações a esse respeito.
"Como eu nunca tinha ficado bêbado na vida, o fetiche dos meus amigos, namorados e até familiares passou a ser me ver doidão. Nunca aconteceu, mas só fui provar bebidas alcoólicas depois que todo mundo desistiu do meu caso", conta, rindo. Apesar do senso de humor em relação ao desfecho, Ricardo precisou lidar com uma pressão frequente, chata e depreciativa desde os tempos de escola.
De acordo com a psicóloga Cássia Quinian, especialista em experiência somática na Associação Brasileira de Trauma, a culpa por esse fenômeno tão frequente vem de muito longe: "Somos seres gregários, sociais. Isso significa que temos como tendência viver em grupos e comunidades. O que mantém o grupo 'unido' é a sensação de identificação com o grupo -- e do grupo como parte da nossa identidade. Isso é importante para nós até como forma de sobrevivência (também somos importantes para o grupo pelo mesmo motivo). A pressão de amigos acontece, então, como uma forma de manter a sensação e a nossa imagem de unidade", explica.
Para a profissional, a chave que pode virar o jogo do peer pressure está na autoestima. Quanto mais necessidade de pertencimento a algo ou alguém externo a nós, mais a coisa se complica. Foi o que aconteceu com Jade*, arquiteta mineira de 26 anos. "Sempre bebi em festas, às vezes até demais. No último ano, precisei tomar um remédio para depressão que não batia legal com bebidas, então percebi como deixar de beber pode ser incômodo -- mais por causa dos outros do que da privação. Em todo lugar, acabo tendo que dar satisfações (inclusive para quem acabei de conhecer) sobre o motivo por não estar tomando nada. Às vezes, prefiro até mentir para evitar a fadiga", suspira.
Pensando em transformar a pressão dos amigos em suporte para que seus consumidores não bebam antes de dirigir, a Heineken lançou em outubro, a campanha "No Compromise", estrelada pelo ex-piloto e campeão mundial de Formula 1, Nico Rosberg. O filme explora a e sua busca pelo centímetro ou décimo de segundo que levam um piloto a ser um verdadeiro campeão e como não ceder à pressão de amigos ao recusar beber uma única cerveja, respondendo que está dirigindo. Juntamente com a peça, a marca divulgou dados de uma pesquisa realizada em 10 países (Brasil, China, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Índia, África do Sul, Vietnã, Holanda e México) com dados específicos sobre bebida e direção. Entre os principais pontos apurados pela marca estão que 49% das vezes, os motoristas da rodada se deixam levar pelo momento devido à pressão dos amigos.