PUBLICIDADE

Topo

Podcast

Sexoterapia

A sexóloga Ana Canosa e a jornalista Marina Bessa conduzem o papo sobre sexo e relacionamento.


Sexoterapia

Sexoterapia#14: Mãe, como eu entrei na sua barriga? Responda essas e outras

Mais Sexoterapia
1 | 25
Siga a Universa no

De Universa

20/03/2020 04h00

"Mãe, como eu fui parar dentro da sua barriga?" A pergunta, uma das mais comuns vindas de crianças pequenas, foi feita pela filha de 3 anos de uma ouvinte do podcast Sexoterapia.

A melhor forma de atender aos anseios das crianças é dar respostas verdadeiras e objetivas. "Nesse caso, explique que papai e mamãe namoraram e uma sementinha do papai entrou numa sementinha da mamãe", diz Ana Canosa, educadora sexual e apresentadora do podcast. Inventar histórias fantásticas não é indicado nem entrar em detalhes que a criança não está preparada para ouvir. A dica é responder o que ela perguntou e deixar que ela coloque a questão seguinte, assim você perceberá exatamente qual é a dúvida que ela tem e até onde pode chegar.

Se você tiver dúvida sobre o que a criança está querendo saber, devolva a pergunta: o que você acha? Quem te contou? Onde você ouviu isso? Essa troca vai ajudar você a entender de onde vem a angústia ou a curiosidade do seu filho e a respondê-la de forma satisfatória.

Como começar a falar de prazer

Segundo as especialistas, o grande medo dos pais é entrar na questão do prazer, da relação sexual. Ana explica que não é preciso ter um momento especial para falar de sexo e prazer, o diálogo tem que ser construído tanto na escola quanto em casa. "Se eu falo que namorei alguém, que foi muito gostoso, muito especial, e foi assim que ele foi parar na barrida da mamãe, já é um modo de falar de prazer", ensina.

Falar de sexo e sexualidade é importante não só para criar adultos confiantes, mas também para instruir crianças sobre situações de abuso ou sobre a importância do consentimento.

Acompanhe o Sexoterapia

Educação sexual é o tema do décimo quarto episódio do podcast Sexoterapia, um espaço criado por Universa para falar de sexo e relacionamento. Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, recebem Roberta Gomide, professora do ensino fundamental 2 da Escola Bakhita, de São Paulo.

Sexoterapia está disponível no UOL, no Youtube de Universa e nas plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, no Castbox e Google Podcasts.

Sexoterapia