blogueirinha real

Maquiagem, lace e muito humor

Unindo memes e conteúdo, Camilla De Lucas é o novo fenômeno da internet

Reprodução/Instagram

Camilla de Lucas, 25 anos, de Nova Iguaçu (RJ), já foi de "biscoitera" a "cancelada" nas redes sociais. Hoje curte a fase de "queridinha do momento". Criadora de conteúdo desde 2017, ela começou no Youtube, falando de cabelo e maquiagem - sempre fazendo graça.

Profissão youtuber

Reproduçãp/Instagram

Quando já tinha 1 milhão de inscritos no Youtube, pulverizou o conteúdo pelo Instagram, Twitter e, mais recentemente, no TikTok. Em todos eles, é a mesma “blogueirinha real”.

Reproduçãp/Instagram

A carreira "blogueirística" de Camilla, no entanto, não era sua primeira opção. Ela queria mesmo era ser modelo de passarela - "porque era muito alta e bem mais magra". A referência era Naomi Campbell, uma das modelos negras mais representativas da história da moda.

Reproduçãp/Instagram

Eu tinha autoestima muito baixa na infância e ser modelo não exigia uma beleza de rosto. Só que passei por desilusões quando vi o padrão que o mercado exigia. E comecei a ver o movimento de mulheres negras que produziam para a internet crescendo.

Camilla de Lucas

No YouTube, Camilla faz teste de base para pele negra, receitas para definir cachos e dá dicas de como colocar lace (as perucas que têm se popularizado entre mulheres negras, uma referência bem conhecida nos EUA).

Reprodução?Youtube

Para ela, aliás, o mercado fora do Brasil contempla muito mais a beleza negra. "Lá, você entra numa farmácia e acha muitos tons de bases; aqui, eu tenho base, mas às vezes preciso misturar a cor e ainda fico com o fundo acinzentado".

Apesar de amar maquiagem, Camilla não liga se precisar gravar Stories de rosto limpo.
A vida real, diz, faz parte do seu conteúdo.
"E eu só faço quando estou animada; se
estou cansada, por exemplo, nem tento
fazer TikTok".

Pele limpa também tem vez

Reprodução/Instagram

Entrando de fininho no TikTok

Reprodução/Tik Tok

Na quarentena, a criadora de conteúdo entrou em um segundo momento de visibilidade do trabalho. Foi chamada de "gênia" pela atriz Regina Casé e tem a cantora Preta Gil entre as maiores fãs. E elevou o deboche para outro nível com os vídeos "Saindo de fininho", "Todo pagode tem", no TikTok.

Olhou para ela e disse: "Gênia!"

O "Cupom de desconto do iFood" também viralizou dentro e fora da rede social.

Reprodução/Tik Tok

Com o alcance nas redes (de junho a julho, ela foi de 704 mil seguidores no Instagram para 14 milhões), quem não gosta do trabalho ou cobra mais posicionamentos de Camilla sobre temas em voga, especialmente pautas raciais, também faz mais barulho.

Haters e opiniões

Reprodução/Instagram

Eu falo por mim, eu não acho que a pessoa negra é referência para tudo. Eu gosto de informar, mas eu brinco que
as pessoas cobram posicionamento meu como
se eu fosse presidente da República.

Camilla de Lucas

A postura de "influencer", diz Camilla, não é a sua preferida, apesar de viver também entre publis e likes. "Eu mal tomo decisões da minha vida, sabe?", brinca. "Mas as pessoas estão me reconhecendo na rua. Até esses dias, no isolamento, fui descer para pegar comida e o motoboy me reconheceu dos vídeos". Blogueirinha, sim, e bem real!

Reprodução/Instagram

Edição: Barbara dos Anjos Lima

Fotos: Divulgação

Reportagem: Nathália Geraldo

Publicado em 16 de julho de 2020