O tratamento de uma doença como o câncer não depende apenas de bons remédios, exames específicos e profissionais gabaritados. Os bons prognósticos são também resultado da participação de pacientes e familiares no processo. E, quanto mais informação, maiores são as chances de sucesso.

A categoria Informação para Vida, do Prêmio Inspiradoras 2021, é voltada a mulheres que estão à frente de iniciativas, individuais ou coletivas, que promovem a conscientização sobre detecção precoce e garantia de acesso a exames preventivos, tratamentos e acolhimento.

A premiação é uma iniciativa de Universa e do Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está em três principais causas: violência contra mulher, câncer de mama e equidade de gênero.

Ao todo, são 21 finalistas, divididas em sete categorias. Além de Informação pela Vida, tem também: Inovação em Câncer de Mama, Conscientização e Acolhimento, Acesso à Justiça, Equidade e Cidadania, Esporte e Cultura e Representantes Avon, dedicada às representantes da marca que realizam trabalhos de impacto.

A seguir, você conhece o trabalho e um pouco das histórias de vida das finalistas Amanda Maria de Almeida, Carmen Zanotto e Jussara Del Moral.

Saiba quem são elas

Amanda Maria de Almeida

Há seis anos, a pernambucana comanda a Associação Areias Saúde e Cidadania (AASC). A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso à saúde dos moradores de Areias, em Recife (PE). O principal foco está na conscientização sobre o câncer de mama e na assistência a mulheres que precisam realizar tratamentos e exames de diagnóstico.

Carmen Zanotto

A deputada federal pelo Cidadania, em Santa Catarina, está na política há quase três décadas, sempre com trabalhos voltados à promoção da saúde. São dela duas leis (de 2012 e 2019) que garantem agilidade no atendimento ao câncer estipulando prazos máximos para o início do tratamento e a realização da biópsia para confirmação de que há ou não a doença.

Jussara Del Moral

Há doze anos, a paulistana convive com um câncer metastático, impossível de ser debelado. Encara as dificuldades e o tratamento paliativo com seriedade e uma boa dose de otimismo e bom humor. No SuperVivente, seu canal do Youtube que tem 11,8k de assinantes, compartilha essas experiências, além de entrevistas com especialistas e informações acuradas sobre o tema.

O que vem pela frente

Para escolher suas favoritas, basta clicar na votação a seguir. Está difícil se decidir? Não tem problema: você pode votar quantas vezes quiser. Também vale fazer campanha, enviando este e os outros conteúdos da premiação para quem você quiser. Para saber mais detalhes sobre a votação, é só consultar o Regulamento.

O resultado final será divulgado no evento de premiação, marcado para acontecer no dia 23 de novembro com transmissão online.

No mês que vem, durante dos 21 dias de enfrentamento à violência, uma série de lives com as finalistas de todas as categorias vai debater este e outros temas relacionados ao universo feminino. Dá para acompanhar as novidades no portal Universa e em nossas redes sociais.

Topo