Você é liberal ou controlador com seu filho? Repare como age nessas situações
Atitudes do dia a dia demonstram se você está próximo de um dos extremos - e se precisa ficar atento à postura dentro de casa. O teste foi elaborado com a colaboração da psicóloga Daniela Malagodi, especializada em psicoterapia voltada à infância e adolescência pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda Lipp, e da neuropsicóloga Debora Moss, especialista em desenvolvimento infantil pela Universidade de São Paulo.
- 110
Seu filho pede para dormir na casa de um amigo. Você...
- 210
Ele participa das decisões da família, como a escolha do destino das férias?
- 410
Você pede ajuda ao seu filho para a realização das tarefas domésticas?
- 510
Você controla o tempo que seu filho passa na TV, no celular ou no videogame?
- 610
Para que seu filho usa o celular?
- 810
Seu filho faz algo que o desagrada profundamente. Você...
- 910
Qual é a sua relação com os amigos do seu filho?
- 1010
Quando ele tira uma boa nota na escola, você...
Liberal por convicção
Liberal por convicção
Suas respostas apontam para um perfil liberal: você acredita que é imprescindível estar próximo de seu filho e dar a ele a autonomia necessária para curtir a vida. "Talvez você faça isso porque entende a cabeça do seu filho e se coloca no lugar dele. Outra possibilidade é que tenha recebido uma criação liberal - ou sonhado com isso quando era mais jovem", explica a psicóloga. No entanto, conforme alertam as especialistas, é preciso cobrar responsabilidade do jovem e colocar alguns limites. "Caso contrário, poderá criar um adulto inseguro, com baixa tolerância à frustração", diz Daniela.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Liberal para evitar conflitos
Liberal para evitar conflitos
Você tem uma relação distante com seu filho e, por isso mesmo, evita os enfrentamentos e os conflitos quando estão juntos. É o que indicam as suas respostas ao teste. Sua postura também pode estar relacionada a um profundo sentimento de culpa. "O ideal é dar liberdade, mas estabelecer limites, propor algumas regras e combinados. Considere que aquilo que seu filho quer nem sempre é o que ele precisa na fase de desenvolvimento em que se encontra. Os pais é que vão discernir isso", diz a neuropsicóloga.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Controlador
Controlador
Você prefere decidir em vez de participar seu filho, mesmo quando o assunto tem tudo a ver com ele. Além disso, estabelece regras claras e exige o cumprimento delas. De acordo com o teste, diálogo e flexibilidade não são os seus fortes. Postura que, segundo as especialistas, vale a pena rever. "É preciso avaliar se não está transferindo para o filho uma insegurança sua. O excesso de controle pode estar relacionado à dificuldade de lidar com frustrações", diz a psicóloga. Ela também afirma que, ao impedir que seu filho exercite a autonomia, poderá criar um adulto extremamente frágil e dependente.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Equilibrado
Equilibrado
"Dar liberdade com responsabilidade é permitir que o jovem tenha autonomia, porém, com limites. É dizer não e explicar o porquê, abrindo a possibilidade de negociação, quando isso for viável", explica a neuropsicóloga. As suas respostas ao teste sugerem que você concorda com a afirmação da especialista, pois investe no diálogo, respeita as opiniões de seu filho e assume, por vezes, uma postura flexível. No entanto, exige disciplina em relação aos combinados e, quando estes não são cumpridos, deixa que o jovem lide com as consequências de seus atos. Assim, assume uma postura equilibrada.
Gostou do resultado? Compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.