Topo

Desfile da última coleção de Lagerfeld para Chanel emociona Paris

da RFI

06/03/2019 09h17

Homenagens, lágrimas e aplausos: a emoção tomou conta do desfile da última coleção Chanel desenhada por Karl Lagerfeld, apresentada nesta terça-feira (5), em uma paisagem coberta de neve.

O desfile mais esperado da Semana de Moda de Paris foi precedido por um minuto de silêncio para lembrar aquele que foi o diretor artístico da casa por 36 anos. Karl Lagerfeld morreu no dia 19 de fevereiro, aos 85 anos e, de acordo com o seu último desejo, a cerimônia de cremação ocorreu na mais estrita intimidade, três dias depois de sua morte.

O desfile de hoje foi uma oportunidade para a Chanel prestar uma homenagem ao último dos gigantes da alta-costura. Diante de um grande público, as modelos permaneceram de pé, silenciosas, no cenário de uma estação de esqui, com chalés de madeira e flocos de neve, construídos sob o telhado de vidro do Grand Palais.

Celebridades

Na primeira fila, Anna Wintour, da Vogue americana, usava óculos escuros e roupa rosa. Ao lado dela estavam outros grandes nomes da moda, como Claudia Schiffer, musa de Lagerfeld nos anos 1990, a atriz Monica Bellucci e a cantora de K-pop Jennie.

A voz do "kaiser" da moda, com seu famoso sotaque alemão, ecoou durante a transmissão de uma entrevista na qual o estilista falava de sua estreia na Chanel, numa época em que duvidavam que ele poderia enfrentar tamanho desafio.

Muitas musas da casa desfilaram na passarela: Cara Delevingne abriu o evento, a atriz Penelope Cruz estava sorridente, em um vestido branco, e a jovem Kaia Gerber, filha de Cindy Crawford, desfilou um vestido curto.

Sucessora

O branco dominou a coleção, assinada por Karl Lagerfeld e Virginie Viard, seu braço direito e que o sucedeu. O desfile terminou com a música "Heroes", do cantor David Bowie.

Primeiro evento público da Chanel desde a morte do estilista, o desfile marcou a chegada de Virginie Viard à frente da marca. Lagerfeld apresentava a estilista como seu "braço direito e braço esquerdo".

Em entrevista à AFP, em 2015, Virginie Viard disse ser "complementar" ao estilista: "Eu entendo isso, sou capaz de sublimar o que ele quer fazer, eu entendi para onde ele quis levar a Chanel".

Em 22 de janeiro 2019, após o desfile em que Karl Lagerfeld, "cansado", não esteve presente pela primeira vez desde a estreia na Chanel em 1983, foi ela quem se apresentou para cumprimentar o público.

Homenagens de Paris a Milão

Durante a Semana de Moda, a Chloé saudou o "gênio" Lagerfeld, que atuou como o estilista da marca entre 1963 e 1984, distribuindo fotos com frases do costureiro. Em uma delas, o jovem Karl Lagerfeld aparece barbudo e moreno nos estúdios da Chloé, cercado por modelos.

A grife italiana Fendi também se despediu de seu estilista favorito, apresentando sua última coleção, durante um desfile "testamento" em Milão, no dia 21 de fevereiro.

Quatro criações de Lagerfeld assinadas para a Chloé e Chanel evocando seu gosto particular pelo século XVIII, Art Deco e estilo Memphis, estão expostas temporariamente no Musée des Arts Décoratifs, em Paris.

*Com informações da AFP