Moda de doces infantis com gosto de bebidas alcoólicas preocupa médicos
"Gosto de álcool: a moda que incomoda" é a manchete do jornal Aujourd'hui en France desta quinta-feira (19) sobre balas, refrigerantes, sorvetes e iogurtes para crianças que imitam sabores de bebidas e coquetéis alcoólicos. Os especialistas em vício se preocupam sobre o impacto que esses produtos podem ter na vida das crianças.
Sabor mojito, margarita, pina colada ou spritz: todos esses são célebres coquetéis alcoolizados, mas, na França, eles são também sabores de diversos produtos alimentícios e fazem sucesso até mesmo nas mercadorias para a higiene, já que perfumam xampus, sabonetes, cremes e óleos para o corpo.
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Nas embalagens das balas da marca Lutti, a segunda maior em vendas de doces na França, consta a seguinte frase: "não quer esperar sexta-feira à noite para beber seu próximo mojito? Leve já sua mini-dose (sem álcool) por todos os lugares".
Claro, esses produtos não são alcoolizados, mas "será que eles podem influenciar o público e, sobretudo, as crianças?", questiona Aujourd'hui en France. Para os médicos especialistas em vício ouvidos pelo diário, não há dúvidas.
"Em termos de saúde pública, é uma besteira maluca", diz o presidente da associação SOS Adição, William Lowenstein. Segundo ele, as lembranças da infância têm um papel importante na vida adulta e vai conduzir essa criança a subestimar o risco do álcool quando crescer.
Entrevistado pelo Aujourd'hui en France, o psiquiatra especialista em vício, Amine Benyamina, faz um alerta: o marketing dos sabores de coquetéis induz sim os mais jovens a consumirem bebidas alcóolicas, com campanhas publicitárias classificadas por ele como "abomináveis e insalubres".
Alcoolismo mata 50 mil pessoas por ano na França
O jornal lembra que o consumo de bebidas alcoólicas está relacionado a 50 mil mortes por ano na França. O país, um dos maiores produtores de vinho do mundo, pena para adotar políticas públicas contra o alcoolismo. A França conta até mesmo com uma bebida não-alcóolica para as crianças que imita o champanhe, o famoso Champomy.
Para saber o que acham mães e pais franceses, a reportagem do Aujourd'hui en France saiu pelas ruas de Paris, propondo balas com sabor de coquetéis para as crianças.
O repórter se chocou ao encontrar meninas e meninos pequenos, de até 9 anos, que, ao experimentar o doce comentam que já conheciam o gosto de certos drinks e que os provaram junto a familiares. Uma garota de 11 anos relata até mesmo que frequentemente, com os pais, prepara mojitos - receita que conhece ao pé da letra.
Aujourd'hui en France ressalta que a lei francesa não proíbe a venda de produtos para crianças com sabor de drinks, porque, mesmo que façam referência a bebidas alcoólicas, não são alcoolizadas.
Mas segundo a Direção Geral de Saúde da França, ironicamente, esses produtos devem exibir em suas embalagens a seguinte mensagem: "o abuso de álcool é perigoso para a saúde".
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