Topo

Mulheres afegãs estão perdendo empregos com contração econômica e redução de direitos

16.jan.2022 - Mulheres afegãs marcham em protesto por direitos em Cabul, no Afeganistão - Wakil Kohsar/AFP
16.jan.2022 - Mulheres afegãs marcham em protesto por direitos em Cabul, no Afeganistão Imagem: Wakil Kohsar/AFP

CABUL (Reuters)

20/01/2022 11h52

Em uma pequena oficina de costura em Cabul, a empresária afegã Sohaila Noori, de 29 anos, observa sua força de trabalho drasticamente reduzida de cerca de 30 mulheres costurando lenços, vestidos e roupas de bebê.

Alguns meses atrás, antes de o movimento islâmico linha-dura Taliban retomar o poder em agosto, ela empregava mais de 80 pessoas, a maioria mulheres, em três diferentes oficinas têxteis.

"No passado, tínhamos muito trabalho a fazer", disse Noori, que está determinada a manter seu negócio funcionando para empregar o máximo de mulheres possível.

"Tínhamos diferentes tipos de contratos, podíamos pagar facilmente um salário aos nossos mestres alfaiates e outros trabalhadores, mas atualmente não temos contratos."

Com a economia do Afeganistão em profunda crise —bilhões de dólares em ajuda e reservas foram cortados e a população comum têm pouco dinheiro mesmo para o básico— empresas como a de Noori estão lutando para se manter de pé.

Para piorar a situação, o Taliban só permite que as mulheres trabalhem sujeitas à sua interpretação da lei islâmica, levando algumas a deixar seus empregos por medo de punição, uma vez que o grupo restringiu severamente a liberdade das mulheres quando governou pela primeira vez o país.

As conquistas duramente conquistadas pelos direitos das mulheres nas últimas duas décadas foram rapidamente revertidas, e relatórios de especialistas em direitos internacionais e organizações trabalhistas nesta semana desenharam um quadro sombrio para o emprego feminino e o acesso ao espaço público.

Embora a crise econômica esteja atingindo todo o país —com algumas agências prevendo que isso deixará quase toda a população na pobreza nos próximos meses— o efeito é sentido desproporcionalmente pelas mulheres.

Os níveis de emprego entre mulheres afegãs caíram cerca de 16% no terceiro trimestre de 2021, de acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado na quarta-feira, em relação a 6% para homens.

Para as trabalhadoras da oficina de Noori, a oportunidade de ganhar algum dinheiro supera outras preocupações.

"Principalmente nossas famílias estão preocupadas com nossa segurança. Nos ligam repetidamente quando não chegamos em casa a tempo, mas todos continuamos trabalhando... porque temos problemas econômicos", disse Lailuma, que forneceu apenas um nome por temer pela sua segurança.

Outra trabalhadora, Saleha, agora sustenta toda a sua família.

"Minha renda mensal é de cerca de 1.000 afeganes (10 dólares), e sou a única pessoa que trabalha na minha família... Infelizmente, desde que o Taliban chegou ao poder, não há (praticamente) nenhuma renda."