Topo

Máscaras tornam-se criativas e item de moda nos EUA na era do coronavírus

Máscara estilizada em Los Angeles -  REUTERS/Lucy Nicholson
Máscara estilizada em Los Angeles Imagem: REUTERS/Lucy Nicholson

Em NY

22/04/2020 12h25

As semanas que se seguiram desde que a pandemia de coronavírus deixaram o mundo em parafuso, fazendo com que uma simples máscara facial evolua para um item de moda nos Estados Unidos.

Disponível em uma infinidade de estilos e padrões, a cobertura facial agora onipresente substituiu rapidamente a camiseta como a maneira mais estilosa para quase todos - dos bombeiros e torcedores da NBA a amantes de punk rock e gatos - expressarem ao mundo o que amam.

"As pessoas estão ficando criativas com essas máscaras. Adoro a individualidade", disse Johnny Pisano, músico que adicionou máscaras a uma linha de camisetas que ele vende online para os fãs. As máscaras têm uma imagem de Pisano realizando seu movimento de palco tradicional - um pulo enquanto toca baixo.

Nos Estados Unidos, 55% dos adultos relataram usar máscaras em público, de acordo com uma pesquisa da ABC/Ipsos divulgada em 10 de abril.

Agora elas são obrigatórias em vários supermercados, consultórios médicos e lojas dos EUA, e muitos seguem as determinações oficiais de usar máscara quando saem de casa e não é possível manter o distanciamento social para evitar a propagação da doença.