Topo

Cineasta francês é detido por suspeita de abuso sexual

Diretor de cinema Christophe Ruggia atende a imprensa em Paris (2004) - DANIEL JANIN / AFP
Diretor de cinema Christophe Ruggia atende a imprensa em Paris (2004) Imagem: DANIEL JANIN / AFP

Por Matthieu Protard, Sophie Louet e Simon Carraud

PARIS - Reuters

14/01/2020 15h17

O diretor de cinema francês Christophe Ruggia foi posto sob custódia nesta terça-feira, disseram procuradores de Paris, devido a alegações de que abusou sexualmente de uma adolescente que atuou em um de seus filmes quase duas décadas atrás.

Jean-Pierre Versini-Campinchi, que é advogado de Ruggia, disse que o cineasta nega qualquer má conduta.

A atriz Adele Haenel, hoje com 31 anos, alegou que Ruggia a agrediu e assediou entre 2001 e 2004 depois que ela foi escalada para o filme "Les Diables", que ele dirigiu.

De acordo com as alegações de Haenel, publicadas no veículo de mídia francês Mediapart em novembro, ela tinha 12 anos quando foi assediada pela primeira vez, e o abuso continuou até ela fazer 15 anos.

Naquele mesmo mês, a Procuradoria de Paris iniciou um inquérito preliminar de "agressão sexual de uma menor de 15 anos cometido por uma pessoa de autoridade".

A prisão de Ruggia aconteceu dias depois de procuradores franceses iniciarem outra investigação de alegações de estupro de uma criança que provocou ondas de choque nos círculos culturais do país.

Em um livro publicado neste mês, Vanessa Springora, hoje com 47 anos e chefe da editora francesa Julliard, alegou ter sofrido abuso sexual de Gabriel Matzneff, um autor proeminente de 83 anos, quando tinha 14 anos.

Matzneff disse que Springora o está retratando equivocadamente como um pervertido e um abusador.