Nike retira anúncios de tênis considerados homofóbicos
SAN FRANCISCO (Reuters) - A Nike, maior fabricante de roupas e calçados esportivos do mundo, retirou de circulação anúncios considerados por blogueiros como homofóbicos.
A polêmica começou na semana passada, após a publicação de propagandas para os novos tênis de basquete Hyperdunk, que mostravam o rosto de um jogador entre as pernas de um adversário pulando para enterrar a bola na cesta.
Os anúncios, acompanhados pelo slogan "That ain't right" ("Isso não está certo"), foram considerados homofóbicos e ofensivos aos negros, por alguns blogueiros e críticos.
A discussão foi levantada pelo site www.gawker.com, em um post de blog visto em http://gawker.com/5027779/does-nike-hate-gays-or-do-gays-hate-basketball.
"A piada aqui (...) é baseada na homofobia implacável das brincadeiras heterossexuais", disse o blog no post. "A Nike deveria retirar os anúncios. Ou refazê-los para que sejam menos ofensivos aos fãs gays de basquete, pelo menos."
Em nota, a Nike disse que a companhia iria retirar a campanha para "ressaltar nosso constante compromisso com o apoio à diversidade no esporte e no trabalho".
Entretanto, o anúncio em questão, afirmou a Nike, é baseado "puramente em um elemento da natureza do jogo de basquete -- o feito atlético de enterrar uma bola na cesta adversária, não tendo a intenção de ofender".
Na semana passada, a fabricante de doces Mars retirou de circulação um anúncio de TV do chocolate Snickers, de acordo com o grupo de direitos humanos The Human Rights Campaign Foundation, que havia dito que a propaganda retratava um estereótipo de um homem gay.
Em fevereiro, a Mars também retirou um anúncio que havia sido veiculado durante o Super Bowl, depois de reclamações de grupos de defesa dos homossexuais.
(Reportagem de Alexandria Sage e Varsha Tickoo)
A polêmica começou na semana passada, após a publicação de propagandas para os novos tênis de basquete Hyperdunk, que mostravam o rosto de um jogador entre as pernas de um adversário pulando para enterrar a bola na cesta.
Reprodução ![]() O polêmico anúncio da Nike |
Os anúncios, acompanhados pelo slogan "That ain't right" ("Isso não está certo"), foram considerados homofóbicos e ofensivos aos negros, por alguns blogueiros e críticos.
A discussão foi levantada pelo site www.gawker.com, em um post de blog visto em http://gawker.com/5027779/does-nike-hate-gays-or-do-gays-hate-basketball.
"A piada aqui (...) é baseada na homofobia implacável das brincadeiras heterossexuais", disse o blog no post. "A Nike deveria retirar os anúncios. Ou refazê-los para que sejam menos ofensivos aos fãs gays de basquete, pelo menos."
Em nota, a Nike disse que a companhia iria retirar a campanha para "ressaltar nosso constante compromisso com o apoio à diversidade no esporte e no trabalho".
Entretanto, o anúncio em questão, afirmou a Nike, é baseado "puramente em um elemento da natureza do jogo de basquete -- o feito atlético de enterrar uma bola na cesta adversária, não tendo a intenção de ofender".
Na semana passada, a fabricante de doces Mars retirou de circulação um anúncio de TV do chocolate Snickers, de acordo com o grupo de direitos humanos The Human Rights Campaign Foundation, que havia dito que a propaganda retratava um estereótipo de um homem gay.
Em fevereiro, a Mars também retirou um anúncio que havia sido veiculado durante o Super Bowl, depois de reclamações de grupos de defesa dos homossexuais.
(Reportagem de Alexandria Sage e Varsha Tickoo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso